Tosse Pós-Covid: quais são as recomendações?

Tosse pós-covid: é comum que o sintoma persista depois da cura?


Não há quem não se sinta incomodado quando tem tosse, esse reflexo involuntário do corpo para reagir a uma irritação nas vias respiratórias, que pode causar dor ou no mínimo um certo desconforto.

Como é comum em outras doenças respiratórias, a tosse é um dos sintomas da covid-19.

E se trata do mais comum deles, de acordo com a Drª Raffaella Pessetto, médica internista e integrante do ambulatório de pós-covid-19 do Hospital Mãe de Deus. “Aproximadamente a metade dos pacientes com covid-19 apresentam tosse na fase aguda da doença”, revela.

Mas você sabia que este sintoma pode persistir mesmo depois que o paciente se recupera da doença?

É sobre isso que vamos falar neste post. Boa leitura!

Tosse pode persistir pós-covid-19


Na maioria dos casos, a tosse, quando ocorre, desaparece com a recuperação da covid-19. Mas ela pode permanecer como uma sequela deixada pelo contágio.

“Acredita-se que até 30% desses pacientes seguirão com tosse no pós-covid-19”, conta a Drª Pessetto. Segundo ela, a irritação da via aérea ocasionada pelo vírus, da qual decorre a tosse, tende a ser amenizada com o passar do tempo, resolvendo-se em dois ou três meses.

“Os sintomas de pós-covid-19 estão relacionados com a gravidade do caso e com a presença de comorbidades. Entretanto, pessoas previamente saudáveis e com casos leves também podem desenvolvê-los”, diz a médica.

O que devo fazer se eu tiver tosse pós-covid?


Em qualquer caso de tosse, seja durante a covid, pós-covid ou relacionada a outra doença, manter uma boa hidratação é importante.

Mas se acontecer de, curado da infecção da covid-19, a tosse persistir por semanas e incomodar, é recomendável procurar um profissional.

“Os pacientes que apresentam tosse pós-covid devem ficar atentos a sinais como piora do sintoma, presença de expectoração purulenta ou com sangue, dor para respirar e febre”, alerta a Drª Pessetto.

A médica internista afirma que o acompanhamento médico é importante para auxiliar o paciente no manejo de sintomas e a detectar complicações pulmonares tardias.

Outras doenças que causam tosse


A Drª Raffaella Pessetto lembra que existem diversas outras doenças que podem se manifestar com tosse seca ou com muco.

Quando esse sintoma se apresenta, um dos pontos de atenção é tratar possíveis comorbidades alérgicas, que se exacerbam comumente na primavera.

Nesses casos, medicamentos anti-histamínicos (também chamados de antialérgicos) agem bloqueando as reações alérgicas, o que pode amenizar a tosse.

Outras doenças que podem causar a tosse são:

  • Asma: a asma é uma doença crônica nas vias respiratórias, e um de seus sintomas mais comuns é a tosse, que muitas vezes é seca.
  • Tuberculose: a tuberculose é uma doença infecciosa que afeta os pulmões e tem como principal sintoma a tosse persistente, que dura por mais de três semanas.
  • Infecções de vias aéreas: há diversas outras infecções respiratórias, como gripe, sinusite, faringite, bronquite e pneumonia, que têm a tosse como um dos sintomas principais.
  • Doença do refluxo gastroesofágico: essa doença se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago ao esôfago, resultando em sintomas como azia e tosse.
  • Neoplasia: alguns tipos de câncer, como o de pulmão e o de garganta, provocam bastante tosse nos pacientes.
  • Insuficiência cardíaca: é uma condição que ocorre quando o coração não bombeia sangue como deveria. A tosse pode ser um de seus sintomas.

Essas são apenas algumas das doenças cujos pacientes podem apresentar tosse.

Portanto, se você tem esse sintoma, procure um atendimento médico para que o profissional faça o diagnóstico e identifique se a tosse é decorrência de outra doença ou sequela da covid-19.

Fonte: Blog Bem Panvel

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).