Cirurgia Torácica
O Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Mãe de Deus cuida das doenças relacionadas ao tórax e ao sistema respiratório (parede torácica, traqueia, brônquios, pulmões, pleuras e mediastino). Por tratar de uma grande diversidade de doenças, o cirurgião torácico muitas vezes trabalha em parceria com outros especialistas.
A especialidade surgiu com o tratamento da tuberculose, se aprimorou com o tratamento do câncer de pulmão e se firmou com a videocirurgia, que ampliou o acesso à cavidade torácica, permitindo procedimentos minimamente invasivos e abordagem cirúrgica a inúmeras patologias intratorácicas.
O Hospital Mãe de Deus conta com cirurgiões torácicos disponíveis para atendimentos de urgência 24h e com treinamento nas mais modernas técnicas de atenção às doenças do Tórax.
Coordenador Médico
- Dr. Marcelo Bastiani Pasa
Equipe Médica
- Airton Schneider
- Eduardo Abeche Generosi
- Eduardo Fontena
- Frederico Krieger Martins
- Gabriel Ribeiro Madke
- Guilherme Augusto Oliveira
- Guilherme Dal Agnol
- Leonardo Neves Tavares
- Luiz Felipe Lopes Araujo
- Nelson Perelman Rosenberg
- Patricia Pretto Juchem
- Rafael Hertzog Mossmann
- Simpatectomia torácica para tratamento da hiperidrose
- Videotoracoscopia - VATS - cirurgia torácica videoassistida
- Broncoscopia e Ecoendoscopia respiratória - EBUS
- Oxigenação por membrana extracorporea
- Oncologia Torácica
- Tratamento das malformações congênitas do tórax
O câncer de pulmão está sempre associado ao cigarro?
Nem sempre. A poluição do ar também é um agente causador do câncer de pulmão, além de fatores genéticos e doenças pulmonares crônicas. Sabe-se, contudo, que 90% dos casos estão associados ao consumo de tabaco.
O câncer de pulmão tem cura?
Sim, desde que esteja em sua fase inicial e, na cirurgia, consiga-se remover todo o tumor.
É possível viver bem e sem falta de ar após a cirurgia para retirada de parte do pulmão?
Sim. Antes de a cirurgia ser realizada, é feito um exame para medir quanto do pulmão pode ser retirado. Em um adulto normal, por exemplo, pode-se ressecar até um dos pulmões inteiro. Na maioria dos casos, porém, retira-se bem menos. Esses tratamentos serão somente indicados se os benefícios forem maiores do que os riscos ou efeitos colaterais.
Como a simpatectomia torácica é feita?
A cirurgia no nervo simpático é realizada com equipamentos de vídeo e pequenas incisões no tórax para secção de segmentos de nervos, dependendo do local que o paciente apresenta suor excessivo. A cirurgia requer uso de anestesia geral, dura cerca de 1 hora e o paciente pode voltar para casa em menos de 24 horas.
Emergência
24 HORAS
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.
PARA VOCÊ
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(51)
TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES
NOTÍCIAS

Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus completa um ano
Quando tempo é vida, contar com um fluxo de atendimento exclusivo, agilizando processos, pode fazer a diferença nos resultados alcançados. Com este objetivo o Hospital Mãe de Deus criou sua Emergência Cardioneurológica, em julho de 2021. Em seu primeiro ano, ela atendeu mais de seis mil pacientes, oferecendo uma estrutura completa para a assistência veloz das doenças cerebrovasculares, com equipe multidisciplinar capacitada, protocolos especializados e tecnologia de ponta.

Mãe de Deus realiza recanalização da veia porta com procedimento minimamente invasivo
A veia porta é responsável por levar entre 70% e 80% do sangue que chega ao fígado, trazendo os nutrientes que são absorvidos para metabolização no órgão. Por isso, qualquer interrupção no local traz grandes impactos para o organismo, podendo ser fatal. Em muitos casos, os tratamentos paliativos são os mais utilizados, por desconhecimento de uma técnica minimamente invasiva chamada recanalização da veia porta. O Hospital Mãe de Deus oferece esta alternativa capaz de solucionar este problema através do reestabelecimento do fluxo no local.

Centro HPB do Hospital Mãe de Deus marca presença no Next Frontiers to Cure Cancer 2022
O cirurgião oncológico e coordenador do Centro HPB de Referência no cuidado de fígado, pâncreas e vias biliares do Hospital Mãe de Deus, Dr. Márcio Boff, esteve entre os especialistas convidados para o Next Frontiers to Cure Cancer 2022, um dos maiores congressos internacionais relacionados à oncologia promovidos por uma instituição nacional.