Centro Integrado de Oncologia

Soluções integradas no combate ao câncer

O Hospital Mãe de Deus, ao longo de seus mais de 41 anos de história, sempre prezou pela sua missão de cuidar da saúde das pessoas com desenvolvimento científico, tecnológico e humano, de forma sustentável. Nesta busca pela garantia da melhor solução para seus pacientes, a Oncologia do Hospital passou por uma reestruturação no final de 2019, com o objetivo de colocar ainda mais o paciente no centro do cuidado em toda a sua jornada: desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento. A partir desta visão global nasceu o Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus (CIO).

Sua estrutura conta com uma Unidade de Internação Ambulatorial, localizada na rua Costa 30, uma Unidade de Internação na avenida José de Alencar, onde funciona também a Emergência Oncológica, com médicos oncologistas de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana. E ainda, a 10 minutos de distância, possui a Unidade de Radioterapia, localizada na rua Orfanotrófio, 299.

A busca por soluções integradas no combate ao câncer conta com o apoio de mais de 100 profissionais, das áreas mais variadas, desde médicos oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões, nutricionistas, físicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos e toda equipe de apoio.


Soluções Integradas

Para o Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus entregar a melhor solução aos pacientes oncológicos significa disponibilizar em um único lugar acesso ao médico, a uma equipe multidisciplinar e também, aos serviços de apoio para toda sua jornada. Conheça os diferencias que fazem com que o CIO seja uma referência para tratamento de câncer.

  • Protocolos Assistenciais baseados em Linhas de Cuidado
  • Tumor board – reunião semanal multidisciplinar para discussão de casos clínicos para o desenvolvendo do melhor plano de tratamento ao paciente
  • Equipe disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Emergência Oncológica
  • Núcleo de Tratamento da Dor e Cuidados Integrais voltados a pacientes com câncer
  • Serviço de Genética Médica para estudo de casos
  • Enfermeira de referência
  • Clínicas Inegradas
  • Box Individualizados
  • Extensão do acompanhamento e seguimento dos pacientes de forma diferenciada
Tumor Board 

O Tumor Board promove um melhor gerenciamento do caso e consequentemente, uma melhor precisão do plano terapêutico.

 

 

Os Tumor Boards são reuniões estruturadas para discutir diagnósticos, aspectos de tratamento e o melhor gerenciamento do cuidado do paciente. Os encontros contam com equipes de especialistas em oncologia clínica, cirurgia, radioterapia, radiologia, patologia e oncogenética, além de outros médicos e profissionais de acordo com a necessidade de cada caso.

 

Atualmente, o CIO conta com oito grupos: mama, tórax, gastrointestinal, uro-oncologia, neuro-oncologia, oncocardiologia, hematologia e oncologia cutânea, que realizam, em média, a discussão de quatro a cinco casos por reunião.

 

As decisões tomadas a partir do Tumor Board direcionam para os melhores tratamentos e resultam em uma maior assertividade e redução do tempo para o início do tratamento devido a sincronia entre os especialistas. Estudos internacionais têm demonstrado que os casos que passam por um Tumor Board, com comitê clínico multidisciplinar, têm entre 27 a 35% de chance de ter o plano de tratamento mudado para melhor.

 

A prática no Hospital Mãe de Deus conta com a parceria científica do A. C. Camargo Cancer Center - referência internacional em oncologia - e, desde julho, com o sistema inovador NAVIFY® Tumor Board, da Roche.

 

O NAVIFY® é uma plataforma digital e colaborativa, baseada em nuvem, que permite disponibilizar informações - com segurança - e proporcionar ainda maior eficiência na tomada de decisão em prol do paciente.

 

Confira a agenda semanal de Tumor Boards. Participe presencialmente ou por vídeoconferência. Todos estão convidados a trazerem seus casos para discussão. Solicite link de acesso para a videoconferência: oncologia@maededeus.com.br    

 


Clínica Integrada 

A clínica integrada proporciona um atendimento multidisciplinar ao paciente oncológico. São vários especialistas em um único dia, em um único local.

 

 

A Clínica Integrada é um atendimento multidisciplinar, sequencial, onde o paciente é atendido pelas três grandes especialidades oncológicas: oncologia clínica, radioterapia e cirurgia no mesmo dia. Esses três profissionais em conjunto vão dar um parecer de conduta para o paciente de uma maneira rápida e efetiva, evitando que ele tenha que percorrer mais de uma clínica ou consultório.

 

No tratamento do câncer, quanto mais diminuirmos o tempo para o início do tratamento, melhor. Assim como as consultas, exames como tomografia e ressonância também são otimizados, com direcionamento conjunto dos profissionais, diminuindo com isso custos operacionais.

 

Ao agendar uma consulta, será solicitado que o paciente separe o seu histórico médico, exames já realizados e qualquer outra informação que possa ajudar os médicos. O paciente irá receber um questionário simples para preenchimento com algumas informações chaves para o atendimento. O caso do paciente será seguido de acordo com as orientações médicas que forem passadas com o objetivo de entregar efetividade, agilidade e qualidade durante a jornada dele no Centro Integrado de Oncologia.

 


Segunda Opinião 

A Segunda Opinião é decisiva na discussão de opções de tratamento e na escolha da melhor conduta.

 

 

Procurar uma segunda opinião pode ser benéfico tanto para pacientes, quanto para médicos. Uma visão mais ampla é fundamental para estabelecer o melhor diagnóstico e tratamento. Pensando nisso, o Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus oferece o serviço de Segunda Opinião Médica. Com ele, pacientes e médicos de qualquer instituição podem contar com nossos especialistas para uma avaliação. 

 

A Segunda Opinião Médica consiste na consulta a outro profissional, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre um caso analisado anteriormente. Essa consulta pode ser solicitada para diagnósticos, tratamentos e laudos de exames, tanto entre colegas quanto pelo paciente.

 

O CIO possui o serviço de Segunda Opinião para:

  • Oncologia
  • Radioterapia
  • Hematologia e Onco-Hematologia 

 

Se necessário, o caso pode ser discutido em reunião clínica de Tumor Board onde várias especialidades discutem o caso em conjunto para chegar no melhor plano terapêutico para o paciente.

 

É possível escolher entre as especialidades ou consultar várias delas para obter a resposta desejada. A plataforma utilizada pelo Centro Integrado de Oncologia é simples e intuitiva.

 

Produtos:

1. Segunda Opinião médica - Consulta Individual - Oncologia Clínica, Radioterapia e Hematologia

2. Segunda Opinião médica - Multidisciplinar (Tumor Board/Clínica Integrada).

 

Oncodermatologia

Da prevenção ao acompanhamento das lesões de pele, o ambulatório de Oncodermatologia, formado por uma equipe multidisciplinar, tem por objetivo atender a todas as necessidades do paciente de forma personalizada. A atuação desta equipe é fundamental para determinar o melhor plano de tratamento e o seguimento do caso quando nos referimos aos tumores de pele. Afinal, é certo afirmar que cada paciente é único e, portanto, as respostas de cada um ao tratamento proposto podem ser diferentes.

 

Dessa forma, visando alcançar o melhor resultado, seja na condução clínica ou na abordagem cirúrgica, é fundamental dispor de uma equipe com diversos especialistas durante o tratamento oncológico. A equipe da Oncologia Cutânea do CIO possui uma reunião semanal de Tumor Board onde cada caso é discutido individualmente, aumentando ainda mais a interação com diversos especialistas para a melhor tomada de decisão na conduta clínica do paciente.

Os objetivos deste novo ambulatório são:

- Realizar a prevenção do câncer de pele identificando e tratando lesões pré malignas;
- Realizar o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pele de forma multidisciplinar;
- Indicar as modalidades do tratamento cirúrgico e não cirúrgico;
- Manejo de lesões dermatológicas associadas ao tratamento de pacientes oncológicos;
- Identificação de pacientes de alto risco para o desenvolvimento de lesões de pele durante o tratamento oncológico.

Localização

 

6 andar - Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus
Para agendar uma consulta e avaliação ligue para 3230-6000.

 

Oncogeriatria

O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global. O cuidado de saúde dos idosos apresenta algumas particularidades que devem ser integradas no cenário da oncologia para o tratamento adequado dessa população. A oncogeriatria, através de uma abordagem abrangente, está amparada na visão multidisciplinar e interdisciplinar, com objetivo de melhor assistir os idosos com problemas oncológicos, de forma a auxiliar na otimização do tratamento e seguimento desses pacientes.

 

O ambulatório de Oncogeriatria do Centro Integrado de Oncologia conta com uma equipe multidisciplinar para melhor assistir esta população durante o seu tratamento oncológico.

 

Localização

 

5 andar - Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus

Para agendar uma consulta e avaliação ligue para 3230-6000.

Oncocardiologia

Você sabia que as complicações cardiovasculares em tratamentos oncológicos têm um profundo efeito na saúde de pacientes com câncer e pensando nisso, o Centro Integrado de Oncologia possui um serviço especializado, multiprofissional e individualizado para pacientes com fatores de risco cardiovasculares ou com doença cardiovascular estabelecida.

 

Diferenciais:

 

• Tumor board – reunião semanal multidisciplinar para discussão de casos clínicos para o desenvolvendo do melhor plano de tratamento ao paciente.
• Prevenção, reconhecimento e manejo dos fatores de risco cardiovasculares;
• Detecção e tratamento da cardiopatia subclínica em pacientes de alto risco cardiovascular;
• Manejo das cardiopatias crônicas para início seguro do tratamento oncológico;
• Identificação precoce e manejo adequado do possível desenvolvimento de toxicidade ao sistema cardiovascular ao longo do tratamento oncológico;
• Seguimento do paciente após o tratamento oncológico para detecção de efeitos tardios de cardio-vasculotoxicidade;
• Criação de um núcleo de pesquisa em Oncardiologia associado a programas de pós-graduação no país e no exterior.

 

Atendimento:

  • Ambulatório: Terça-feira das 13h as 17h – 6 andar – Centro Integrado de Oncologia
  • Agendamentos: (51) 3230-2507

Neuro-Oncologia

Para garantir um tratamento mais completo e de forma mais eficiente a pacientes oncológicos com tumores primários ou secundários no sistema nervoso central, o Centro Integrado de Oncologia consolidou um grupo multiprofissional de Neuro-Oncologia. Ele conta com oncologistas, neurocirurgiões, neurologistas e rádio-oncologistas entre outros profissionais envolvidos no atendimento destes pacientes.

 

Após avaliação clínica, os casos são encaminhados para o Tumor Board, reunião semanal que conta com a presença de profissionais de diversas áreas onde são tomadas decisões clínicas e definições de possíveis tratamentos.

 

A iniciativa conta também com a Clínica Integrada, conceito no qual o paciente consulta no mesmo dia com todos profissionais necessários, acelerando o processo de tomada de decisões. O Núcleo de Neuro-Oncologia conta com técnicas neurocirúrgicas e tecnologia de ponta como neuronavegador, aspirador ultrassônico, microscópio de última geração, ressonância magnética funcional, espectroscopia, perfusão cerebral, monitorização neurofisiológica intraoperatória e cirurgia com paciente desperto, opções importantes para o adequado tratamento dos pacientes com tumores cerebrais.

 

Atendimento:

  • Ambulatório: Quintas-feiras das 13h30 as 16h30 – 4 andar – Centro Integrado de Oncologia
  • Agendamentos: (51) 3230-2507

Oncogenética

Aproximadamente 10% dos casos de câncer podem ocorrer devido a uma predisposição genética hereditária para o desenvolvimento de tumores. A ocorrência de vários casos de câncer em uma família, o diagnóstico de câncer em idade jovem e a ocorrência de tumores mais raros, por exemplo, podem ter relação com a presença de alterações genéticas. A identificação das pessoas com maior predisposição ao câncer, portanto, permite a adoção de medidas preventivas e redutoras de risco, medidas estas que são diferentes das indicadas para o acompanhamento da população geral. Pensando em oferecer avaliação, seguimento e tratamentos mais adequados para estes pacientes e suas famílias, o centro Integrado de Oncologia possui o Serviço de Oncogenética.

 

A Oncogenética é uma área da genética médica que tem como objetivo a avaliação do risco de desenvolvimento de câncer em certos pacientes através do diagnóstico das chamadas síndromes de predisposição ao câncer familiar. Ela também visa a indicação de protocolos de exames, de medidas redutoras de risco e de acompanhamento dos pacientes e suas famílias periodicamente. E, mais recentemente, a Oncogenética também se tornou importante aliada na fase de tratamento do câncer, através da indicação de tratamentos específicos conforme alterações genéticas identificadas.

 

Havendo indicação de teste genético, o processo para o paciente é simples: é solicitada coleta de sangue ou saliva e, dessa amostra, o DNA será extraído para a análise dos genes indicados pelo médico geneticista. Do ponto de vista laboratorial, a realização dos testes genéticos é bastante complexa, uma vez que envolvem diversos métodos e tecnologias laboratoriais e de bioinformática em busca de alterações consideradas patogênicas.

Na maioria dos casos, quando uma alteração genética é identificada, há também indicação de consulta de avaliação genética e subsequentes exames genéticos para os familiares em risco de herança da alteração em questão (pais, filhos, irmãos, tios, primos).

 

É importante lembrar que, para a realização da consulta de aconselhamento genético, o paciente deve apresentar, além de seus próprios exames, o maior número possível de informações sobre seus familiares, enumerando todos os possíveis casos de câncer (com a idade do início do tumor) e fornecendo, se possível, cópias de laudos de biópsias e de relatórios médicos relativos a eles.

 

Agendamentos: (51) 3230-2507

 

O Serviço de Hematologia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus conta com diversos especialistas de renome no mercado que atuam de forma integrada para atender os pacientes.

Contamos com Centros de Excelência onde o paciente recebe um atendimento diferenciado junto a equipe médica e equipe multidisciplinar.

A Unidade de Transplante de Medula Óssea é uma novidade do Serviço que vem para complementar todas as soluções com o objetivo de atender nosso paciente durante toda a sua jornada de tratamento.

Clique aqui e conheça o serviço de Hematologia 

O que é Pesquisa Clínica?

Pesquisa Clínica é toda e qualquer investigação que envolve seres humanos. Na área da Oncologia e da Hematologia o foco é avaliar novos medicamentos para tratamento do câncer e quando observamos bons resultados, os medicamentos ficam disponíveis para tratamento de todos os pacientes.

Para que um protocolo de Pesquisa Clínica chegue até os nossos pacientes é necessário que uma série de passos sejam seguidos: primeiramente o novo medicamento é avaliado em células e animais, e quando os pesquisadores têm dados suficientes de segurança a avaliação em seres humanos pode iniciar.

Todo este processo de desenvolvimento pode levar muitos anos e, mesmo após a fase de Pesquisa Clínica, ainda leva algum tempo para que este medicamento esteja disponível no Brasil (todos os medicamentos hoje disponíveis para tratamento oncológico passaram por este processo). É importante saber que a Pesquisa Clínica é bem regulamentada em nosso país, pois todos os protocolos clínicos passam por uma série de avaliações éticas antes de serem implementados.

O Centro de Pesquisa de Oncologia e Hematologia parceiro do Centro Integrado de Oncologia desenvolve protocolos clínicos internacionais para tratamento de diversos tipos de câncer, todos os processos são realizados com máxima segurança e qualidade, é nosso principal objetivo oferecer opções de tratamento aos nossos pacientes pautadas na ciência e ética médica.

Como participar? - Protocolos Abertos

Para que um paciente participe de um protocolo clínico é necessária a verificação de uma série de critérios de elegibilidade, os quais foram definidos principalmente para garantir a segurança dos pacientes. Além disso, a participação de um paciente é voluntária e não interfere no atendimento médico recebido pelo paciente na Instituição.

Os médicos do Centro de Pesquisa fornecem todas as informações que o paciente precisa para tomar uma decisão informada e esclarecida. Pergunte ao seu médico se um protocolo de Pesquisa Clínica pode ser uma opção de tratamento para seu caso.

Sintomas - Quando devo me preocupar:

  • Sangramento (anal, urinário)
  • Lesões na boca
  • Sinais na pele
  • Manchas de pele
  • Dor de cabeça
  • Alteração visual
  • Dificuldade para urinar
  • Dor óssea
  • Falta de ar
  • Tosse persistente (por mais de 15 dias)
  • Genética Médica
  • Hematologia
  • Mastologia
  • Oncologia Cirúrgica
  • Oncologia Clínica
  • Radioterapia
  • Tratamento da Dor
GESTORES MÉDICOS

Oncologia Clínica:

• Dr. Alan Arrieira Azambuja
• Dr. Jairo Lewgoy

Hematologia:
• Dr. Marcelo Eduardo Zanella Capra

Radioterapia:
• Dra. Andréa Barleze da Costa

EQUIPE MÉDICA

Oncologia Clínica
• Dr. Alan Arrieira Azambuja
• Dr. Bartolomé Francisco Soler Diano
• Dra. Christina Pimentel Oppermann
• Dr. Christian Sandor Svend Chicata Sutmoller
• Dr. Jairo Lewgoy
• Dra. Maria Helena Sostruznik
• Dr. Ricardo Moacir Silva
• Dra. Roberta Barcellos Venturella
• Dr. Robson Arend
• Dra. Sheila Schuch Ferreira
• Dra. Valéria Sgnaolin
• Dr. Vinicius Gonçalves
• Dr. Vinicius Lorandi


Hematologia

• Dra. Jalise Wolski de Oliveira Romanov
• Dra. Karin Poncelet
• Dra. Laura Maria Fogliatto
• Dr. Leo Sekine
• Dr. Luis Carlos Zanadrea Contin
• Dr. Marcelo Eduardo Zanella Capra
• Dr. Marcus Vinicius Ludwig
• Dra. Paula Tabbal da Costa
• Dr. Tito Emílio Vanelli Costa


Mastologia

• Dra. Alessandra Borba Anton de Souza
• Dr. Alexandre Olmedo
• Dra. Andrea Pires Souto Damin
• Dra. Barbara Canabarro Frantz
• Dra. Betina Vollbrecht
• Dra. Bianca Ceratti Zardo
• Dr. Carlos Eduardo Niederauer
• Dr. Felipe Pereira Zerwes
• Dr. Leônidas Souza Machado
• Dra. Marcelle Morais dos Santos
• Dra. Sandra Lucia Coccaro de Souza


Anestesiologista

• Dra. Viviane Alves Teixeira


Cirurgia Cabeça e Pescoço

• Dr. Felipe Oliva Detânico
• Dr. Lauricio Cassol Argenta


Cirurgia Oncológica

• Dr. Carlos Alberto Cabeda Fischer
• Dr. Diego Sachett Mattanna
• Dra. Enilde Eloena Guerra
• Dr. Jorge Meinhardt Junior
• Dr. Lucas Torelly Filippi
• Dr. Marcelo Bentancor Lontra
• Dr. Márcio Fernando Boff
• Dr. Roberto Geiss Koch
• Dr. Ronaldo Oliveira da Silva
• Dr. Tiago Auatt Paes Remonti


Cirurgia Plástica

• Dr. Francisco Laitano Neto


Microcirurgia Reconstrutiva

• Dr. Ciro Paz Portinho


Cirurgia Torácica

• Dr. Frederico Krieger Martins
• Dr. Gabriel Ribeiro Mädke
• Dr. Marcelo Bastiani Pasa


Genética Médica

• Dra. Andrea Kiss
• Dra. Daniele Konzen


Radioterapia
• Dra. Andréa Barleze da Costa
• Dr. Cláudio Sá Brito
• Dra. Débora Cristina Weschenfelder
• Dra. Marcia Medaglia Grussner

Emergência Oncológica

O Hospital Mãe de Deus entende que cada minuto conta muito, ainda mais em situações que exigem cuidados especiais. Por isso, reduzimos a média do nosso tempo de atendimento na Emergência.
Conte com a gente no que você precisar, a hora que você precisar.

O Serviço de Emergência oferece atendimento rápido e eficiente para casos que exijam assistência imediata. É a primeira instituição hospitalar privada do Brasil a ter especialista em Emergência (Emergencista), fundamental para a assertividade do primeiro atendimento.

  • Rua José de Alencar, 286. Acesso 2. Bairro Menino Deus - Porto Alegre – RS
  • Contato: (51) 3230.6000
Unidades Ambulatoriais de Quimioterapia

A Unidade Ambulatorial do Centro Integrado de Oncologia utiliza protocolos baseados na linha de cuidado dos pacientes.

  • Rua Costa, 30 - 2º ao 7º andar. Bairro Menino Deus - Porto Alegre - RS
  • Contato: 51 3230 2507

Unidade de Radioterapia

A Unidade de Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia utiliza protocolos avançados de técnicas e doses de irradiação, como uso em todos os casos de intensidade modulada do feixe e guiada por imagem (IMRT e IGRT), bem como o hipofracionamento tanto quanto possível. Outro diferencial é a agilidade com que os pacientes são encaminhados para radioterapia quando necessário: em até quatro dias úteis, o paciente já pode iniciar seu tratamento.

  • Rua Orfanotrófio, 299. Porto Alegre – RS
  • Contato: (51) 3252.3900

MULTIMÍDIA

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

NOTÍCIAS