Hematologia
O Serviço de Hematologia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus conta com diversos especialistas de renome no mercado que atuam de forma integrada para atender os pacientes.
Contamos com Centros de Excelência onde o paciente recebe um atendimento diferenciado junto a equipe médica e equipe multidisciplinar.
A Unidade de Transplante de Medula Óssea é uma novidade do Serviço que vem para complementar todas as soluções com o objetivo de atender nosso paciente durante toda a sua jornada de tratamento.
Equipe Médica
- Jalise Wolski de Oliveira Romanov
- Karin Poncelet
- Laura Maria Fogliatto
- Leo Sekine
- Luis Carlos Zanadrea Contin
- Marcelo Eduardo Zanella Capra
- Marcus Vinicius Ludwig
- Paula Tabbal da Costa
- Tito Emílio Vanelli Costa
A palavra hematologia significa estudo do sangue. O hematologista, por sua vez, é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos — medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.
Entre as doenças tratadas pelo hematologista, estão anemias, trombose, hemofilia, doença falciforme, entre outras. A especialidade está intimamente ligada à oncologia, pois é ela que faz o diagnóstico e trata os cânceres linfoma, leucemia e mieloma.
Além disso, é o hematologista o responsável por indicar e realizar o transplante de medula óssea. O hematologista também atua nos bancos de sangue e hemocentros onde são responsáveis pelas transfusões de sangue utilizadas no tratamento de diversos pacientes.
Quando se consultar com um hematologista?
Em alguns casos, pelo fato de alguns sintomas serem parecidos com os de qualquer outra doença, muitas pessoas procuram o clínico geral. Após a consulta com esse médico, os pacientes costumam ser encaminhados para o hematologista quando há suspeita de algum problema relacionado aos elementos do sangue.
Você deve procurar o hematologista se tiver os seguintes sintomas:
sangramento de mucosas, como gengiva e nariz; manchas roxas na pele;
tromboses; linfonodos (gânglios linfáticos) inchados; aumento do baço palidez fadiga e mal-estar.
Quais exames podem ser pedidos pelo hematologista?
Após o exame clínico, o hematologista pode solicitar, entre outros, os seguintes exames:
- Hemograma: para analisar plaquetas, hemácias e outras células sanguíneas; Coagulograma: para verificar se há problemas de coagulação;
- Metabolismo de ferro: para analisara absorção de ferropelo organismo e rastrear causas de anemia;
- Exames para avaliar a coagulação e as plaquetas;
- Testes imunológicos;
- Mieograma e biópsia da medula: para avaliar causas de alterações nos exames de sangue, como por exemplo, na suspeita de leucemia aguda ou mieloma múltiplo.
NOTÍCIAS

Diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento do câncer colorretal
Você sabia que o câncer colorretal (CCR) é o terceiro que mais mata no Brasil? A doença atinge o intestino grosso ou o reto e é um dos tumores malignos mais frequentes entre mulheres e homens. Mais preocupante ainda é o fato de quase 90% dos casos serem diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor. Por isso, o mês de março chama atenção para o tema, buscando aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção entre a população.

Dia Nacional da Mamografia: diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura
A mamografia é considerada um dos exames mais importantes para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Indicada para mulheres a partir dos 40 anos, a avaliação deve ser feita anualmente a partir desta idade – ou antes, dependendo do histórico da paciente ou da presença de algum nódulo ou desconforto. Saiba mais sobre a relevância do exame.

Soluções integradas no combate ao câncer: Conheça os diferenciais do Centro Integrado de Oncologia
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO), o câncer é a segunda causa mais frequente de mortalidade nas Américas. Para atender esse público, o Centro Integrado de Oncologia conta com mais de 100 profissionais, que atuam para trazer as melhores e mais qualificadas soluções para os pacientes.