INTERNAÇÃO
Apresentação
Orientações sobre internação
Manual do Paciente
Direitos do Paciente
Deveres do Paciente
Hotelaria e Hospitalidade
Rotina
Copas nas Unidades de Internação
PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO
PRONTUÁRIO À DISPOSIÇÃO
O Hospital Mãe de Deus acredita que o envolvimento e a proximidade dos familiares são fundamentais para a recuperação, por isso, diariamente, a equipe busca prestar serviços que atendam não apenas o paciente, mas também as pessoas próximas a ele. O cuidado e o respeito com todos e que transitam no ambiente hospitalar, e com as mais diferentes crenças, faz parte da essência da instituição.
Para realizar a internação o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos:
- CPF e RG, ou carteira de habilitação em que constem esses dados
- Certidão de Nascimento dos menores de idade que não possuam RG
- Solicitação de internação fornecida pelo médico, com data, carimbo e assinatura
- CPF e RG do responsável pelo paciente
O paciente que efetivar a sua internação através de plano de saúde deve apresentar além dos documentos citados, os seguintes:
- Cartão do convênio
- Guia de solicitação de internação com diagnóstico, número do CID (Código Internacional de Doenças), Código AMB (referente ao procedimento a ser realizado) e nome do procedimento, carimbo e assinatura do médico
- Autorização do plano de saúde para a internação e para materiais e medicamentos especiais, se for o caso
- Recomendamos a todos os pacientes que se internam no Hospital Mãe de Deus algumas orientações para facilitar a estadia no Hospital e evitar transtornos, como:
- Consultar previamente o seu plano de saúde sobre coberturas e carência
- Trazer roupas confortáveis e fáceis de vestir
- Não trazer objetos de valor, como joias, cartões de crédito e alto valor em espécie, pelos quais o Hospital Mãe de Deus não se responsabiliza
- CPF e RG do responsável pelo paciente
Informações importantes para você e seus familiares durante sua estadia no Hospital Mãe de Deus. Clique aqui e acesse
- Ter seus valores pessoais respeitados por todos os profissionais do Hospital, através de profunda dedicação aos aspectos de sua individualidade;
- Ser identificado e tratado exclusivamente por seu nome, por respeito a sua dignidade e segurança no tratamento;
- Ter acesso à identificação do Médico Assistente e de todos os profissionais envolvidos em seu tratamento, através de apresentação e da utilização de crachás legíveis e oficiais;
- Ter respeitada a sua privacidade, individualidade e integridade física, em todas as etapas de seu tratamento;
- Ter o direito à confidencialidade de suas informações clínicas, com garantia do sigilo ético de todos os profissionais do Hospital, segundo a legislação vigente, ressalvadas as situações que acarretem riscos para o próprio paciente, terceiros e comunidade geral;
- Ter respeitado o seu direito de decidir sobre acompanhamento de pessoa indicada nos processos de consultas e internações, sem prejuízo dos aspectos técnicos do atendimento;
- Indicar familiar ou acompanhante para decidir em seu nome, caso necessite em função de impedimento;
- Receber informações de forma clara, objetiva, e compreensíveis, sobre sua doença ou hipótese diagnóstica, sobre a proposta terapêutica ou dimensionamento de tempo do tratamento proposto;
- Receber informações objetivas sobre os riscos de não realizar o tratamento, os riscos envolvidos e os efeitos inconvenientes do tratamento, sobre os benefícios previstos e, finalmente, sobre as alternativas existentes no Hospital em termos diagnósticos e terapêuticos;
- O paciente tem o direito de consentir ou recusar os processos investigativos e diagnósticos ou o tratamento em forma de procedimentos invasivos ou terapêuticos de forma livre, voluntária e esclarecida de todos ou de qualquer um dos tratamentos propostos;
- Ter respeitada a sua vontade de buscar uma segunda opinião sobre o diagnóstico e a proposta de tratamento, além de ter o direito, a qualquer tempo, de substituir o médico ou a equipe médica responsável pelo seu tratamento;
- Ter suas necessidades de dores físicas atendidas imediatamente, através de avaliações, orientações e tratamentos, conforme as rotinas e protocolos Médico-Assistenciais pertinentes e indicados clinicamente e de acordo com os recursos terapêuticos disponíveis;
- Ter o seu prontuário elaborado de forma legível, sigilosa e organizada, conforme a legislação vigente, quanto à composição dos documentos, registros e conteúdo das informações no que se refere à evolução da doença, aos resultados dos exames e às condutas terapêuticas realizadas;
- Ter acesso à cópia do prontuário, quando solicitado pelo próprio ou pelo seu representante legal, conforme legislação vigente;
- Ter cuidados especiais quando apresentar risco para si próprio ou terceiros, conforme mecanismos de proteção e segurança disponíveis na estrutura hospitalar;
- Ser atendido em conformidade com os direitos previstos no Estatuto do Idoso, em casos configurados (Lei n°10.741 de 01/01/2003);
- O paciente tem direito de receber apoio moral, psicológico e religioso, sem interferência nos processos do tratamento proposto.
- São deveres do paciente do Hospital Mãe de Deus:
- Prestar informações de forma precisa e completa como elemento de auxílio no tratamento de sua enfermidade;
- Informar sobre doenças anteriores, hospitalizações e tratamentos, além de outros assuntos relacionados à sua vida, para que a equipe médica e os demais profissionais possam desenvolver a adequada proposta terapêutica;
- Cumprir as instruções do médico e da equipe assistencial responsável pelo seu tratamento;
- Quando o paciente se sentir impossibilitado de cumprir o tratamento, deve comunicar imediatamente ao Médico Assistente;
- O paciente e seus familiares ou responsáveis devem respeitar o direito dos demais pacientes e dos funcionários do Hospital, seguindo um relacionamento pautado pela cortesia e dignidade humana;
- Importante seguir todas as orientações repassadas e em caso de dúvidas ou impossibilidade, contatar a equipe assistencial;
- Cumprir e honrar o seu compromisso financeiro com o Hospital e os Médicos Assistentes escolhidos;
- Providenciar toda a documentação solicitada pelo Hospital e seu convênio nos processos de autorização de tratamento;
- Conhecer o Manual do Paciente.
Os direitos e deveres do paciente estão descritos no Manual do Paciente, entregue ao paciente ou seus familiares no momento da internação no Hospital Mãe de Deus;
A legislação pertinente a estes direitos está disponível para consulta no Núcleo de Relacionamento ao Cliente.
Conforto e carinho dispensados em todo atendimento.
O Hospital Mãe de Deus é lembrado por seus pacientes pelo conforto e carinho presente em todo atendimento.
Oferece o Serviço de Hospitalidade para seus pacientes e acompanhantes. Esse atendimento personalizado pode ser solicitado de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h através do telefone (51) 3230.2364. Para informações aos finais de semana, favor entrar em contato pelo telefone (51) 3230.2107.
A equipe de Concierges está à disposição para auxiliar com os seguintes serviços:
- Cópias e impressões (máximo 10 unidades por cliente)
- Chaveiro
- Motoboy
- Cabeleireiro, pedicure, manicure e maquiador
- Floricultura
- Lavanderia
- Informações – hotéis, cartório e correios
- Locação de veículos e serviço de táxi
- Informações turísticas para acompanhantes
- Aluguel de equipamentos – cadeira de rodas
*Todos os serviços são cobrados à parte e pagos diretamente ao prestador
Confira algumas informações sobre a rotina da Hotelaria e Hospitalidade que irão facilitar a estadia no Hospital:
- Caso autorize o pernoite do acompanhante, a governança passa nos quartos para entregar o kit de roupas de cama e banho
- Caso a acomodação do paciente no apartamento aconteça após as 21h, o serviço deverá ser solicitado ao posto de enfermagem
- O buffet de café da manhã é servido na Cafeteria, no Piso Térreo, acesso 1, das 6h30 às 9h30
As refeições dos pacientes são elaboradas de acordo com as prescrições médicas e orientações do nutricionista. Elas estão incluídas no valor da diária hospitalar e são servidas nos seguintes horários:
- Desjejum: 7h30 às 9h
- Almoço: 11h30 às 13h
- Lanche: 15h30 às 16h30
- Jantar: 18h30 às 20h
- Ceia: 20h às 22h
Caso haja necessidade de consumo de algum alimento de origem externa, o serviço de nutrição verificará se ele se enquadra na dieta prescrita e orientará sobre cuidados importantes para a segurança alimentar e a melhor forma de evitar a contaminação no transporte.
O Hospital Mãe de Deus disponibiliza atendimento direto na unidade nos horários:
- Manhã: das 7h30 às 10h15 e das 10h30 às 13h30
- Tarde: das 14h30 às 17h15 e das 17h30 às 20h40
As copas são equipadas com fornos de micro-ondas para aquecimento das refeições, sempre que necessário. Se houver necessidade de atendimento fora desses horários, a Copa Central está disponível 24 horas por dia, pelo telefone (51) 3230.3021.
No Hospital Mãe de Deus incentivamos que o paciente participe do planejamento do seu tratamento e por isso, disponibilizamos nos quartos um quadro com o Plano Assistencial, com o planejamento de como será o dia do paciente, como exemplo exames que serão realizados e principais orientações.
No Hospital Mãe de Deus incentivamos que o paciente internado consulte o seu prontuário e tire possíveis dúvidas. Para isso, é necessário solicitar e combinar um horário com a equipe assistencial.
É importante salientar que o prontuário pertence ao paciente e que, por delegação deste, só poderá ter acesso ao prontuário o médico e o paciente.
Atenção: Para ingresso no Hospital é obrigatória a apresentação de documento de identificação.
Quer colaborar com o Hospital Mãe de Deus?
Venha fazer parte de encontros mensais para discussão de oportunidades e melhorias dos serviços, estruturas e processos do Hospital.
Guia de facilidades
Encontre os serviços, médicos, setores de exames e muitas outras áreas dentro do Hospital Mãe de Deus de forma rápida e prática.
ÁRVORE DA VIDA
O Hospital Mãe de Deus é feito de histórias de vida. E nada melhor que seus protagonistas: pacientes, acompanhantes, familiares e Guardiões da Vida, para contar um pouco sobre seus relatos de superação, acolhimento, esperança, amor e ressignificação.
Valmir de Vargas Bertolino: “O senhor foi minha força”
De camiseta polo, uma calça do Grêmio e um sorriso escondido pela máscara, mas que podia ser visto no olhar. Foi assim que Valmir de Vargas Bertolino, de 51 anos, deixou o Hospital Mãe de Deus na última sexta-feira (30/4), após vencer a Covid-19.
Ricardo Moser Audino: “Foi uma surpresa”
O dia 15 de janeiro de 2021 ficará para sempre marcado na vida do casal Ricardo Moser Audino, 59, e Denise Jaeger Audino, 58. Um dia antes de completarem 40 anos de casados, os dois receberam um jantar especial em comemoração à união.
Alfredo Artur Pergher: “Deus sempre dá um jeito de colocar as pessoas certas nos lugares certos”
Morador da Zona Sul, o paciente Alfredo Artur Pergher, 63 anos, ficou cerca de 130 dias internado com Covid-19. Após uma intensa batalha contra o vírus, ele e a esposa, Sarita Inês Pergher, deixaram essa mensagem.
Pedro Viégas Cavalheiro: “Profissionalismo impecável”
Médico residente do Instituto de Cardiologia, Dr. Pedro Viégas Cavalheiro, 27 anos, estava acostumado a lidar com pacientes que chegavam na linha de frente da atuação da covid-19. O que não estava nos planos era tornar-se um dos infectados.
Valmir de Vargas Bertolino: "O senhor foi minha força"
Ricardo Moser Audino: “Foi uma surpresa”
Alfredo Artur Pergher: “Deus sempre dá um jeito de colocar as pessoas certas nos lugares certos”
Pedro Viégas Cavalheiro: "Profissionalismo impecável"
Lucia Helena Martins Pedroso: "Parecia que estávamos em casa"
Kleber dos Santos Moraes: "Para mim, vocês foram anjos na Terra"
Marlene Postal Volpato: "Foi um presente que ganhei”
Kelly Lesniki
Marcius Prestes
Emergência
24 HORAS
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.
PARA VOCÊ
CENTRAL DE ATENDIMENTO
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TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES
Horário de visita
Apartamentos privativos:
Das 08h às 20h
Duração: 01h
Limite: 3 (três) pessoas (incluindo acompanhante)
Apartamentos semi – privativos:
Das 08h às 20h
Duração: 01h
Limite: 2 (duas) pessoas (incluindo acompanhante)
Troca de acompanhantes:
Limite: 1 (uma) troca por turno
Manhã: das 07h às 12h
Tarde: das 12h às 18h
Noite: das 18h às 22h
Visitas em CTI:
Das 9h às 21h.
Limite: até 03 pessoas por turno.
Manhã: das 09h às 12h
Tarde: das 14h às 16h
Noite: das 19h30 às 21h
Duração: Livre
Acompanhantes: 1 acompanhante familiar e/ou cuidador por paciente no horário das 09h às 21h.
Visitas em CTI Unidades Covid19:
Das 09h às 21h
Limite: 1 (uma) pessoa por turno
Manhã: das 09h às 12h
Tarde: das 12h às 18h
Noite: das 18h às 21h
Duração: 15min em leitos Covid19
Visitas na Maternidade:
Das 09 h às 21h
Limite: revezamento 2 em 2 pessoas por vez
Duração: livre
Os irmãos são bem-vindos na visitação em horário livre.
Outras crianças contam como visitantes.
Visitas na Neonatal:
Quartas-feiras
Das 11h às 11:30h
Das 15h às 15:30h
Limite: 2 (duas) pessoas por dia (além dos pais)
Duração: 30min
Visitas no Aquário após nascimento:
Livre
Visitas de PET:
Familiar deve combinar com a equipe de enfermagem
*As visitas de crianças menores de 12 anos devem ser combinadas previamente com a Unidade de internação/ Setor em que o paciente está internado. As visitas de crianças na Maternidade não necessitam de combinação prévia.