Mastologia

 

 

O Serviço de Mastologia do Hospital Mãe de Deus é especializado no diagnóstico e cuidado das mamas.

Trata e orienta sobre dor mamária e alterações benignas da mama como presença de mamilos acessórios, tecido mamário em região axilar, cistos, fibroadenoma, entre outros.

mastologia, seja ela de patologias benignas ou de câncer de mama, é uma das especialidades médicas que mais necessita de equipe multidisciplinar.

Para cuidar da sua saúde, a mulher conta com: ginecologista, mastologista, quando faz exames, de radiologista, se precisar de biopsia, de um patologista, se o exame vier alterado, de um oncologista e um radioterapeuta. Além destes profissionais, para um tratamento completo, precisará de uma enfermeira de referência, um nutricionista, um psicólogo, um fisioterapeuta.

Núcleo Integrado de Mama do Hospital Mãe de Deus consolida todas as especialidades voltadas para a saúde da mulher, além do diferencial Pronto Mama, que conta com o diagnóstico de nódulos em até 24 horas, seguindo o processo de triagem abaixo:

 

DIFERENCIAIS

Tem atuação fundamental no diagnóstico de câncer de mama, realizando o tratamento clínico, cirúrgico e reconstrutivo.

Coordenação

• Dr. Alexandre Olmedo
• Dr. Leônidas Souza Machado

Equipe

• Dra. Andrea Pires Souto Damin
• Dra. Barbara Canabarro Frantz
• Dra. Bianca Ceratti Zardo
• Dr. Felipe Pereira Zerwes
• Dra. Dioga Ana Mattiello
• Dra. Francine Hickmann Nyland
• Dr. Andrei Gustavo Reginatto
• Dr. Carlos Eduardo Niederauer

  • Mastectomia
  • Setorectomia mamária
  • Reconstrução da Mama
  • Avaliação completa
O que causa o câncer de mama?

Ainda não existe um conhecimento pleno de todas as causas do câncer de mama. Por isso, a principal estratégia de tratamento desta doença visa à sua erradicação cirúrgica na fase inicial de seu desenvolvimento. Alguns fatores de risco estão envolvidos com a maior probabilidade do desenvolvimento desse tipo de câncer, por exemplo: genética, idade acima de 40 anos, gravidez tardia, primeira menstruação precoce, menopausa tardia, antecedente pessoal de câncer, antecedentes familiares de primeiro e segundo graus (avó, mãe, tia irmã e filha) de câncer de mama, dentre outros.

 

Como se detecta o câncer de mama?

O melhor método para se diagnosticar precocemente o câncer de mama é o exame mamográfico. Por meio dele, pode-se identificar a doença antes mesmo dela se tornar um nódulo. A mamografia é um exame indicado principalmente para as mulheres acima de 35 anos, pois nas mulheres muito jovens a imagem mamográfica não apresenta boa definição. Nesses casos, para o diagnóstico, o mastologista pode solicitar outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.

 

O câncer de mama tem cura?

Sim. As chances de cura do câncer de mama podem chegar a 100% dos casos detectados na fase inicial. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores serão os resultados.

 

Qual é a idade em que a mulher deve fazer o exame de mamografia?

A primeira mamografia deve ser realizada entre 35 e 40 anos. Após os 40 anos, deve ser realizada anualmente nas mulheres que não apresentam fatores de risco ou sintomas. As que estiverem dentro de grupo de risco ou com histórico familiar devem ter o exame indicado pelo médico.

NOTÍCIAS

Câncer de Mama

Diagnóstico de nódulos em 24 horas com o Pronto Mama

O mês de outubro é marcado pela prevenção do câncer de mama. A data lembra ao público a importância da realização de acompanhamento especializado e exames de rotina, permitindo a identificação e o início precoce do tratamento. Para trazer mais agilidade para esse diagnóstico, o Núcleo Integrado de Mama do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus (HMD) conta com o Pronto Mama, diagnóstico de nódulos em 24 horas.

LEIA MAIS