Dia Nacional da Mamografia: diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura

Pronto Mama oferece diagnóstico especializado em até 24 horas.

A mamografia é considerada um dos exames mais importantes na prevenção do avanço de um câncer de mama. Indicada para mulheres a partir dos 40 anos, a avaliação deve ser feita anualmente a partir desta idade – ou antes, dependendo do histórico da paciente ou da presença de algum nódulo ou desconforto.

Somente no Rio Grande do Sul, existe a projeção de mais de 5 mil novos casos de câncer de mama a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por ser uma doença multifatorial, não é possível fazer ligação direta da sua ocorrência com apenas um fator de risco, o que traz ainda mais relevância ao diagnóstico precoce.

“Prevenção é tudo. Com diagnóstico precoce, as chances de cura são superiores a 90%. E isso pode ser feito com uma consulta de rotina com o mastologista e por meio dos exames de imagem, principalmente a mamografia, pelo menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos. Ou antes, dependendo do histórico”, ressalta Leônidas Machado, gestor do Serviço de Mastologia do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus (HMD).

O atendimento em mastologia é um dos fortes do HMD, com uma equipe multidisciplinar focada na busca por agilidade nos diagnósticos: o Núcleo Integrado de Mama, que faz parte do CIO. Um dos diferenciais desse núcleo é o serviço Pronto Mama.

Como funciona

Por meio do Pronto Mama, uma mulher que sinta algum desconforto ou caroço no seio, por exemplo, tem a possibilidade de obter um diagnóstico do nódulo em até 24 horas. Com a agilidade desta etapa, é possível, principalmente, viabilizar um início de tratamento ainda mais rápido, quando necessário, e reduzir o tempo de angústia da paciente.

Exemplo de jornada da paciente

Recentemente, uma paciente chegou à consulta com o mastologista com queixa de desconforto por nódulos na mama, sentidos ao apalpar. O médico examinou, identificou um nódulo grande, pediu uma mamografia e ecografia para o mesmo dia. O exame foi feito, e o radiologista ligou para o mastologista avisando que precisaria de biópsia. No mesmo dia, ela recebeu a requisição e fez a coleta. No dia seguinte, em retorno ao mastologista, recebeu o diagnóstico: por meio do sistema, o profissional teve acesso aos resultados. Com a notícia de que tinha um nódulo benigno, um papiloma, com atipia, mas que precisava ser retirado, a paciente saiu da consulta com pré-operatório e cirurgia agendados.

“Consultar em um dia, ter o exame, a biópsia e a cirurgia agendada em 24 horas é um diferencial muito grande, que poucas instituições no mundo apresentam”, diz Machado.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).