Coloproctologia
A Coloproctologia, ou Proctologia, é a especialidade envolvida na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do cólon (intestino grosso), do reto e do ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Compreende também a realização de diversos procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, que possibilita a identificação e tratamento de doenças do cólon, tais como pólipos colorretais, cujo rastreamento é fundamental para o diagnóstico de lesões pré-cancerosas e prevenção do câncer de intestino.
O Hospital Mãe de Deus conta um grupo de cirurgiões colorretais especialistas em Coloproctologia com foco nos tratamentos mais modernos e embasamento científico atualizado das doenças do intestino grosso, do reto e do ânus, principalmente:
- Câncer do cólon e do reto e seus precursores, os pólipos
- Doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa e doença de Crohn)
- Doença diverticular dos cólons
- Doença hemorroidária, fístula e fissura anal
- Constipação intestinal
- Incontinência fecal
- Prolapso do reto
- Prevenção de câncer colorretal com a realização de colonoscopia
A especialidade trabalha em conjunto com equipes multidisciplinares, visto que o tratamento das doenças do intestino grosso envolve o concurso de clínicos e cirurgiões de várias especialidades quando necessário, a fim de que o tratamento oferecido seja o mais abrangente, inovador e acolhedor.
Coordenador Médico
- Dr. Guilherme Arend Pesce
NOTÍCIAS

Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus e AC Camargo Cancer Center lançam novo Tumor Board colaborativo
A cooperação entre as duas instituições já ocorre desde 2018 e vem ao longo deste tempo beneficiando muitos pacientes.

Hospital Mãe de Deus lança ambulatório especializado em Oncodermatologia
Da prevenção ao acompanhamento das lesões de pele, o novo ambulatório, formado por uma equipe multidisciplinar, tem por objetivo atender a todas as necessidades do paciente de forma personalizada.

Câncer colorretal no podcast “Hora da Consulta”
Março é o mês de prevenção ao câncer colorretal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda mais frequente entre homens, ficando atrás do câncer de próstata, e a segunda mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.