Coloproctologia
A Coloproctologia, ou Proctologia, é a especialidade envolvida na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do cólon (intestino grosso), do reto e do ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Compreende também a realização de diversos procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, que possibilita a identificação e tratamento de doenças do cólon, tais como pólipos colorretais, cujo rastreamento é fundamental para o diagnóstico de lesões pré-cancerosas e prevenção do câncer de intestino.
O Hospital Mãe de Deus conta um grupo de cirurgiões colorretais especialistas em Coloproctologia com foco nos tratamentos mais modernos e embasamento científico atualizado das doenças do intestino grosso, do reto e do ânus, principalmente:
- Câncer do cólon e do reto e seus precursores, os pólipos
- Doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa e doença de Crohn)
- Doença diverticular dos cólons
- Doença hemorroidária, fístula e fissura anal
- Constipação intestinal
- Incontinência fecal
- Prolapso do reto
- Prevenção de câncer colorretal com a realização de colonoscopia
A especialidade trabalha em conjunto com equipes multidisciplinares, visto que o tratamento das doenças do intestino grosso envolve o concurso de clínicos e cirurgiões de várias especialidades quando necessário, a fim de que o tratamento oferecido seja o mais abrangente, inovador e acolhedor.
Coordenador Médico
- Dr. Guilherme Arend Pesce
NOTÍCIAS

Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus completa um ano
Quando tempo é vida, contar com um fluxo de atendimento exclusivo, agilizando processos, pode fazer a diferença nos resultados alcançados. Com este objetivo o Hospital Mãe de Deus criou sua Emergência Cardioneurológica, em julho de 2021. Em seu primeiro ano, ela atendeu mais de seis mil pacientes, oferecendo uma estrutura completa para a assistência veloz das doenças cerebrovasculares, com equipe multidisciplinar capacitada, protocolos especializados e tecnologia de ponta.

Mãe de Deus realiza recanalização da veia porta com procedimento minimamente invasivo
A veia porta é responsável por levar entre 70% e 80% do sangue que chega ao fígado, trazendo os nutrientes que são absorvidos para metabolização no órgão. Por isso, qualquer interrupção no local traz grandes impactos para o organismo, podendo ser fatal. Em muitos casos, os tratamentos paliativos são os mais utilizados, por desconhecimento de uma técnica minimamente invasiva chamada recanalização da veia porta. O Hospital Mãe de Deus oferece esta alternativa capaz de solucionar este problema através do reestabelecimento do fluxo no local.

Centro HPB do Hospital Mãe de Deus marca presença no Next Frontiers to Cure Cancer 2022
O cirurgião oncológico e coordenador do Centro HPB de Referência no cuidado de fígado, pâncreas e vias biliares do Hospital Mãe de Deus, Dr. Márcio Boff, esteve entre os especialistas convidados para o Next Frontiers to Cure Cancer 2022, um dos maiores congressos internacionais relacionados à oncologia promovidos por uma instituição nacional.