O Serviço de Diagnóstico por Imagem da Mama (SDIM) do Hospital Mãe de Deus dispõe de todos os métodos e equipamentos necessários para rastreamento e diagnóstico de lesões de mama, bem como para planejamento e acompanhamento de terapias, tanto cirúrgicas como sistêmicas. Essa estrutura é utilizada também para avaliação de próteses, expansores e implantes mamários. De acordo com o gestor dos Serviços de Mamografia e Densitometria Óssea, médico radiologista Dr. Lúcio de Carli, esses métodos de imagem são interpretados sempre em conjunto por uma equipe de médicos radiologistas especializados na área de diagnóstico por imagem da mama.

“Cada método de imagem tem indicações precisas, com diferentes capacidades de acordo com o motivo de exame, tipo de lesão, e configuração das mamas. Todos possuem limitações bem definidas e conhecidas, mas podem possuir índices de sensibilidade e especificidade de até 100%, isolados ou associados, de acordo com o tipo de lesão estudada”, afirma o Dr. Lucio De Carli. “Esse é o motivo pelo qual o papel do radiologista é fundamental para conduzir o processo de diagnóstico radiológico, com a finalidade de se obter o máximo de desempenho de cada método”, complementa.

Se para um diagnóstico mais preciso for necessário algum tipo de procedimento invasivo, no SDIM a paciente pode realizar punção aspirativa, biópsias por fragmento orientadas inclusive por ressonância magnética, incluindo do tipo assistida a vácuo (chamada mamotomia), demarcação pré-operatória com uso de fio metálico ou radiofármaco (ROLL), além de colocação de marcador físico em lesões que terão tratamento sistêmico pré-operatório (quimioterapia neo adjuvante). O serviço também faz drenagens de coleções decorrentes de cirurgias ou processos inflamatórios. Dr. Lucio De Carli destaca ainda que, na maioria das vezes, o resultado da análise das biópsias percutâneas realizadas é fornecido, pelo serviço de Patologia do Hospital, em até 24h, o que minimiza o angustiante período de espera das pacientes por uma resposta.

Para aprimoramento constante do atendimento, todas as sextas-feiras ocorre uma reunião multidisciplinar com a participação dos serviços de Mastologia, Patologia e DIM do Hospital, com a finalidade de discussão de casos, troca de conhecimentos, e manutenção de uma forma de trabalho em equipe, mais resolutiva e eficiente.

​Saiba mais

- O acesso ao serviço pode ser feito através do Call Center e dos pontos de atendimento do Centro de Diagnóstico e Imagem nas dependências do Hospital Mãe de Deus. O serviço atende uma parcela significativa de pacientes e de clientes médicos fidelizados, incluindo ginecologistas, oncologistas, mastologistas e geneticistas;

- O parque de máquinas do serviço inclui mamógrafo digital (MD) de campo total, com tomossíntese acoplada, a chamada mamografia 3D (TS), cujas imagens são avaliadas pelos radiologistas em sala de interpretação exclusiva, além de ecógrafos (US) exclusivos para avaliação da mama, e ressonância magnética (RM) de alto campo;