Hospital Mãe de Deus faz o primeiro implante de prótese de tornozelo infinity do Estado

O Hospital Mãe de Deus realizou a primeira artroplastia total de tornozelo infinity do Rio Grande do Sul. A prótese é uma alternativa importante para quem sofre com artrose grave do tornozelo, impossibilitando a realização de movimentos simples do dia a dia. Agora, os gaúchos contam com uma equipe especializada pronta para a realização dessa técnica, trazendo uma nova alternativa para o tratamento destes pacientes.

A artrose é o desgaste progressivo das cartilagens, que protegem a articulação, ocasionando o enrijecimento e a limitação dos movimentos do pé. Diferente da artrose do joelho, que, normalmente, está conectada com outras patologias, a de tornozelo ocorre muitas vezes devido a traumas. Com isso, se torna muito comum em pessoas mais jovens que passaram por fraturas e acidentes. A doença torna ações comuns, como se agachar, entrar e sair do carro ou subir e descer escadas, um grande desafio.

Anteriormente, o tratamento utilizado era a artrodese, que é capaz de reduzir a dor, mas mantém o tornozelo rígido. A prótese oferece um resultado ainda melhor, permitindo a manutenção da mobilidade, diminuindo as limitações. A reabilitação, com processo de cicatrização e fisioterapia, é rápida. Em apenas 90 dias, o paciente retomará uma vida praticamente normal.

“Segundo relatos, os pacientes com artrose apresentam qualidade de vida pior até do que quem faz hemodiálise. Esse procedimento vem para fazer uma grande diferença na rotina dessas pessoas, com melhora da dor e da função. Hoje, podemos oferecer aqui no Brasil as mesmas próteses utilizadas nos grandes centros do mundo, com ótimos resultados e uma durabilidade média muito boa”, explica o Dr. Daniel Baumfeld, ortopedista e traumatologista pioneiro da técnica em Minas Gerais e que participou da cirurgia no HMD.

O primeiro caso no Rio Grande do Sul

O primeiro paciente beneficiado com a técnica no HMD tem apenas 26 anos e possui hemofilia, uma patologia que provoca artroses graves em várias articulações. A possibilidade de realizar o procedimento na sua cidade de origem traz diversos benefícios para a sua recuperação, garantindo os cuidados adequados sem precisar se deslocar e ficar afastado da sua casa.

“Essa era a melhor opção para ele, já que a artrodese trava o tornozelo, o que seria muito ruim para um paciente tão jovem, trazendo um grande impacto para o joelho e o quadril, com repercussões futuras para a sua saúde e o bem-estar”, explica o ortopedista e traumatologista do Corpo Clínico do HMD, Dr. João Heck.

Para oferecer essa alternativa, é imprescindível contar com profissionais capacitados e uma Instituição completa para absorver todas as demandas necessárias para a execução e aplicação da técnica. “Esse procedimento não é possível de ser feito em qualquer hospital. Ele depende de equipamentos, materiais e equipes muito específicas e treinadas. É essencial ter um time qualificado e uma estrutura completa para absorver toda essa tecnologia, algo que contamos aqui no Mãe de Deus”, ressalta o coordenador da Ortopedia e Traumatologia do HMD, Dr. Marcos Paulo de Souza.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.