Temperaturas extremas demandam atenção para realização de exercícios físicos no verão

sport woman running on a road. Fitness woman training at sunset

Fazer exercícios regularmente traz uma série de benefícios, como a melhora da autoestima, o controle de doenças crônicas e do peso e a preservação das estruturas musculoesqueléticas. Por isso, essa é uma importante medida para manter a saúde em dia independente da época do ano.

No entanto, temperaturas extremas, abaixo de 10°C e acima de 35°C, podem afetar os mecanismos de controle térmico, trazendo complicações para o organismo durante a sua prática. Isso significa que é essencial redobrar a atenção e o cuidado durante a realização de atividades físicas no verão.

A influência do excesso de calor no seu corpo

No inverno, as temperaturas mais baixas favorecem a queima calórica e melhoraram a performance em atividades como corridas. No entanto, as lesões osteoarticulares se tornam mais frequentes, graça à rigidez das articulações e a musculatura mais tensionada.

Já durante as estações mais quentes, os mecanismos de resfriamento corporal, como a transpiração, são mais exigidos e, com isso, perdemos muito mais líquido durante o exercício. Com isso, aumentam os casos de desidratação, que pode levar a sintomas como cãibra, cefaleia, enjoo e até queda de pressão arterial e desmaios. Além disso, a exposição solar excessiva pode causar ainda à insolação.

Como realizar atividades físicas com segurança?

Mesmo assim, é essencial manter o corpo em movimento mesmo nesse período. Para isso, siga algumas dicas do Ortopedista e Traumatologista do Esporte do Hospital Mãe de Deus, Dr. Antônio Balestrin, e garanta a sua saúde.

– Realize exercícios nas áreas externas antes das 10h ou após as 17h e com temperaturas abaixo dos 30°C.

– Opte por uma alimentação leve e nutritiva.

– Hidrate-se antes e durante os exercícios (a cada 20 minutos em média). Além disso, beba isotônicos, essenciais para evitar déficits sais minerais.

– Use protetor/bloqueador solar, roupas leves, tecidos adequados para a performance desportiva e meias de algodão, para melhor sudorese dos pés.

– Nenhuma modalidade está proibida durante o verão, no entanto, é importante respeitar os limites do seu corpo.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).