Temperaturas extremas demandam atenção para realização de exercícios físicos no verão

sport woman running on a road. Fitness woman training at sunset

Fazer exercícios regularmente traz uma série de benefícios, como a melhora da autoestima, o controle de doenças crônicas e do peso e a preservação das estruturas musculoesqueléticas. Por isso, essa é uma importante medida para manter a saúde em dia independente da época do ano.

No entanto, temperaturas extremas, abaixo de 10°C e acima de 35°C, podem afetar os mecanismos de controle térmico, trazendo complicações para o organismo durante a sua prática. Isso significa que é essencial redobrar a atenção e o cuidado durante a realização de atividades físicas no verão.

A influência do excesso de calor no seu corpo

No inverno, as temperaturas mais baixas favorecem a queima calórica e melhoraram a performance em atividades como corridas. No entanto, as lesões osteoarticulares se tornam mais frequentes, graça à rigidez das articulações e a musculatura mais tensionada.

Já durante as estações mais quentes, os mecanismos de resfriamento corporal, como a transpiração, são mais exigidos e, com isso, perdemos muito mais líquido durante o exercício. Com isso, aumentam os casos de desidratação, que pode levar a sintomas como cãibra, cefaleia, enjoo e até queda de pressão arterial e desmaios. Além disso, a exposição solar excessiva pode causar ainda à insolação.

Como realizar atividades físicas com segurança?

Mesmo assim, é essencial manter o corpo em movimento mesmo nesse período. Para isso, siga algumas dicas do Ortopedista e Traumatologista do Esporte do Hospital Mãe de Deus, Dr. Antônio Balestrin, e garanta a sua saúde.

– Realize exercícios nas áreas externas antes das 10h ou após as 17h e com temperaturas abaixo dos 30°C.

– Opte por uma alimentação leve e nutritiva.

– Hidrate-se antes e durante os exercícios (a cada 20 minutos em média). Além disso, beba isotônicos, essenciais para evitar déficits sais minerais.

– Use protetor/bloqueador solar, roupas leves, tecidos adequados para a performance desportiva e meias de algodão, para melhor sudorese dos pés.

– Nenhuma modalidade está proibida durante o verão, no entanto, é importante respeitar os limites do seu corpo.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.