Histórias do Mãe de Deus – Irmã Lúcia Boniatti

Neste mês de junho, celebramos os 44 anos do Hospital Mãe de Deus. Quando chegamos nesta idade, estamos maduros, decididos, sabemos o que queremos e como fazer. Mas, ao longo desta trajetória e para atingir essa maturidade, precisamos de pessoas que nos inspiram e ajudam durante esse caminho. E, para comemorar essa trajetória, celebraremos e contaremos a história de figuras importantes para o Hospital.

Começamos – e não poderia ser diferente – com a nossa atual presidente, Irmã Lucia Boniatti. Uma pessoa marcante, inspiradora, com um carisma que ultrapassa o Mãe de Deus.

Natural de Caxias do Sul, interior do Estado, desde pequena trabalhou junto com seus irmãos e pais em tarefas leves no dia a dia, como cuidar e fazer o pasto para os animais. Incentivada pela família a sempre estudar, foi para a escola rural e, em casa, se escondia para ler, brincar e escrever.

Logo após o término do curso primário, ela entendeu que queria ser professora. Foi neste momento que a jovem teve o primeiro contato com as irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, ao ingressar no colégio interno para realizar o Ensino Ginasial, hoje Ensino Médio. Durante os quatros anos de formação e a forte convivência com as irmãs, outra inabalável paixão surgiu: a vontade de seguir a vocação religiosa.

Ao entrar na congregação Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, precisou, aos poucos, trabalhar e ajudar as irmãs no contexto do colégio, recebendo uma formação humana e religiosa. O segundo passo foi dedicar um ano de estudos exclusivo sobre assuntos relacionados à congregação. Por fim, houve um período de experiência no trabalho no Colégio São Carlos, em Caxias, onde lecionou matemática (mais uma de suas paixões).

A vida na sala de aula como professora de matemática seguiu por 32 anos até que, em 1985, Irmã Lúcia iniciou sua caminhada na área de gestão. Foram 12 anos consecutivos na gestão Administrativa e Financeira da Sociedade Educadora e Beneficente do Sul (SEBS) e, logo depois de assumir a vice direção e ser a primeira professora de informática do Colégio São Carlos, foi eleita presidente da SEBS – que, em 2003, virou a Associação Educadora São Carlos (AESC). Sua gestão durou de 1993 a 1999.

No entanto, depois de sair da presidência, sua sucessora lhe fez um pedido que mudaria sua vida: ir para a área de saúde. A princípio, a ida para outra área não agradou a Irmã Lucia, acostumada e encantada com a Educação e a matemática. Mas, o pedido foi aceito e Irmã Lúcia ingressou em um mestrado de administração de empresas na UFRGS, para chegar com conhecimento neste novo desafio. Logo de cara precisou acompanhar e administrar duas grandes obras: a construção da Unidade Carlos Gomes e a maior obra que o Hospital Mãe de Deus, na José de Alencar, já fez, em 2006.

Hoje, Irmã Lúcia está como presidente do HMD há quase 20 anos além de, no final de 2020, ter sido reeleita presidente da AESC para o triênio 2021-2023, e seu legado não poderia ser maior e mais gratificante para ela. As obras, reformas, inovações… isso tudo é importante. Mas, segundo a Irmã, sua missão sempre foi dedicar a vida em prol dos outros. “A melhor coisa que podemos fazer em prol dos nossos irmãos, que é dedicar-se em favor dos outros, eu fiz da minha vida, da minha missão,”.

Depois de relutar, em princípio, a entrar na área da saúde, hoje, depois de anos atuando dentro do Hospital, Irmã Lucia enxerga o ambiente como vital. “Eu percebo que nós, que trabalhamos com saúde, somos pessoas sempre dispostas a acolher, proteger e cuidar. Sinto-me muito feliz porque tenho uma equipe que se dedica ao próximo”.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias