Dezembro Laranja chama atenção para o câncer de pele

O câncer de pele é o primeiro em termos de incidência e frequência na população, sendo responsável por cerca de 30% dos tumores malignos registrados no Brasil de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, a conscientização sobre o tema é tão importante e iniciativas como o Dezembro Laranja foram criadas para incentivar a disseminação de informações e o esclarecimento de dúvidas sobre a doença.

Estratégias de prevenção à saúde e promoção de bem-estar estão entre os princípios do HMD. Por isso, a instituição de saúde realiza, neste sábado (11), das 8h às 12h, a Blitz da Prevenção. A ação é uma parceria com Panvel Farmácias e Novartis.

Em uma tenda montada próximo a quadra 20 do trecho 3 da Orla do Guaíba, especialistas do Corpo Clínico do Mãe de Deus estarão à disposição da população que passar pelo local para tirar dúvidas sobre câncer de mama, de próstata e de pele. Também no espaço, serão oferecidas sessões gratuitas de quick massage.

Fatores de risco e principais sinais

Os tipos mais comuns de câncer de pele são os carcinomas. O melanoma é o menos frequente e o mais agressivo. Pessoas com pele e olhos claros, com histórico familiar da doença e exposição prolongada ao sol, principalmente na infância e na adolescência, apresentam maior risco de desenvolvê-lo.

No entanto, mesmo para quem não está incluído nesses grupos, o rastreamento regular é indicado e importante. Faça uma avaliação dermatológica anual ou mais frequente conforme orientado por seu dermatologista e não esqueça de realizar o autoexame. Olhe para o seu corpo com frequência, inclusive para área cobertas, como entre os dedos e na sola do pé, dorso, glúteos e virilha.

Preste atenção aos seguintes sinais e busque atendimento imediato em caso de identificação:

– Feridas que não cicatrizam, que duram, no mínimo um mês.

– Verrugas que estão crescendo e doendo.

– Pintas com as seguintes características: assimetria, bordas irregulares, cor variável, diâmetro (maior do que 6 milímetros) e evolução (mudança em cor, tamanho, espessura, bordas de pintas antigas).

Tratamento e prevenção

O câncer de pele tem alta taxa de cura, mas o diagnóstico precoce é essencial para alcançar esse resultado. Quanto antes ele for descoberto, menor a cicatriz deixada pela cirurgia, menos invasivos os procedimentos e menos agressivo o tratamento, que pode incluir desde o uso de cremes até o uso de quimioterapia e imunoterapia.

“O tratamento principal é a cirurgia, a remoção da lesão. O tratamento oncológico, que vai envolver quimioterapia e imunoterapia, só é feito em casos que a doença está mais avançada. Mesmo assim, em alguns tumores, nós já temos resultados surpreendentes, que não conseguíamos anteriormente”, o coordenador médico do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus (CIO), Dr. Alan Azambuja.

A prevenção é sempre a melhor estratégia. Por isso, fique atento às principais dicas para evitar o câncer de pele:

# Evitar a exposição solar entre 10h e 16h.

# Aplicar protetores solares diariamente, a partir dos seis meses de idade, mesmo em dias nublados.

# O protetor deve ter um Fator de Proteção Solar igual ou superior a 30 e deve proteger contra a radiação UVA. Os lábios devem ser protegidos com protetores solares específicos para esta região.

# Mesmo protetores que são resistentes à água devem ser reaplicados a cada mergulho ou transpiração intensa.

# Usar, além do protetor solar, chapéus de abas largas, bonés, óculos com proteção UV, roupas, sombrinhas e preferir sombras à exposição direta ao sol.

Clínica Integrada de Oncodermatologia

Para oferecer um atendimento especializado nessa área, o Hospital Mãe de Deus conta com a Ambulatório de Clinica Integrada de Oncodermatologia. Ela disponibiliza uma assistência ágil e especializada, permitindo que o paciente saia com o diagnóstico e o tratamento todo planejado em apenas um turno.

“Na consulta, você será examinado por um dermatologista e por um cirurgião oncológico. Eles irão analisar toda a sua pele e as condutas serão decididas em conjunto . Caso seja observada alguma lesão suspeita, você já sai com o procedimento marcado, o que agiliza o diagnóstico e o tratamento, explica a Dermatologista do Corpo Clínico do HMD, Dra. Sabrina de Stefani.

Além disso, o Centro Integrado de Oncologia conta com o Tumor Board da Oncologia Cutânea, onde, semanalmente, cada caso é discutido por toda a equipe, em uma reunião multidisciplinar. “Oferecemos um olhar individual para cada caso. Isso traz mais segurança para o paciente, que receberá a melhor alternativa para seu caso, sendo avaliado por diversos profissionais”, ressalta a cirurgiã do Corpo Clínico do HMD Dra. Carla Bochi.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Serviços afetados em decorrência do temporal

Em decorrência da forte chuva do final da tarde desta quarta-feira (26), que provocou transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente, no bairro Menino Deus, houve o alagamento dos acessos ao Hospital Mãe de Deus pela Rua Costa, afetando algumas áreas da Instituição. Confira os serviços afetados.

Hospital Mãe de Deus realiza primeira crioablação para tratamento de metástase óssea

Possibilitar a remoção destruição de tumores de maneira segura e sem cortes, trazendo uma recuperação mais rápida e com menos chances de complicações. Esse é o objetivo da crioablação (destruição por congelamento) guiada por tomografia. Após a utilização da técnica em casos de câncer renal, agora, a equipe do Hospital Mãe de Deus realizou o primeiro procedimento para tratamento de um tumor ósseo.