Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus lança aplicativo para a jornada dos pacientes oncológicos

O lançamento iniciará com um grupo de 130 pacientes

O câncer é uma doença que exige cuidado multidisciplinar e um processo complexo que constitui a Jornada do paciente. Pensando em contribuir para a organização de todas as etapas necessárias ao paciente oncológico e com o objetivo de acompanhar com maior precisão toda esta jornada, o Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus lança o Integra Saúde, um aplicativo para uso exclusivo dos pacientes do Centro Integrado de Oncologia. “Temos como missão entregar valor ao paciente oncológico durante toda a sua jornada, desde o diagnóstico, passando pelo tratamento e acompanhamento. Com o aplicativo Integra Saúde, acompanharemos de forma personalizada a jornada do nosso paciente através do monitoramento em tempo real pela Enfermeira de Referência e equipe assistencial”, destaca o Diretor de Operações, Leonardo Morelli. Que ainda completa: “Com o Integra Saúde, acompanharemos os efeitos do tratamento, a qualidade de vida, o desfecho clínico e possíveis eventos adversos em tempo real”.

O lançamento iniciará com um grupo de 130 pacientes que utilizarão de forma piloto, contribuindo durante 30 dias para ajustes de melhoria da plataforma. “É fundamental ouvirmos nossos pacientes para entendermos se o que estamos oferecendo é exatamente o que eles precisam”, destaca Morelli.

O aplicativo foi idealizado e desenvolvido em conjunto com a SIGNA Digital Health, de forma personalizada para o Centro Integrado de Oncologia do Mãe de Deus.

Uma das pacientes que já está testando a novidade é Claudia Luiza da Silva. A educadora viu com bons olhos a tecnologia.  “Ainda estou aprendendo a usar. É interessante porque, em casa, podem acontecer alguns sintomas diferentes. Assim podemos entrar em contato direto com as equipes em caso de dúvidas”, disse.

Filha mais nova de Claudia, Monica Costa da Silva, estava ao lado da mãe durante o treinamento para o uso do aplicativo. Segundo ela, a “liberdade” é o ponto principal da tecnologia aliada ao tratamento. “As vezes não queremos incomodar os enfermeiros no Whats (risos) porque esquecemos de tirar alguma dúvida. Com o aplicativo, nos sentimos mais seguras”, completa.

Claudia Luiza da Silva recebeu o treinamento acompanhada da filha Monica

Confira as principais funcionalidades para os pacientes e para equipe assistencial:


Reporte de sintomas:
possibilita que a equipe possa monitorar os sintomas de seus pacientes em tempo real.

Comunicação: os pacientes poderão recorrer, por meio do aplicativo, à equipe para tirar suas dúvidas e receberão constantemente dicas de autocuidado, com a possibilidade da equipe realizar vídeo-chamadas de teleassistência e enviar anexos, imagens e áudios.

Enfermeiras de Referência: atendimento exclusivo com atenção durante todo o tratamento, com a possibilidade da realização de teleassistência.

Compromissos de tratamento: autonomia para que o paciente acompanhe sua agenda e seus compromissos de tratamento.

Medicação oral: a equipe poderá acompanhar a adesão do paciente ao tratamento proposto, registrar de forma personalizada as orientações sobre armazenamento, administração e cuidados sobre a medicação prescrita pelo médico. O paciente terá as informações da sua prescrição e orientações importantes ao alcance de suas mãos, poderá relatar sintomas, registrar a administração do medicamento e ter contato quando necessário com os farmacêuticos e enfermeiros do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus durante o ciclo período de tratamento da medicação oral. Tudo isso acompanhado em tempo real através do painel de controle da equipe assistencial.

Jornada de tratamento: a equipe poderá acompanhar toda a jornada de tratamento, dar orientações, acompanhar sintomas e qualidade de vida, assim como registrar desfechos do paciente através de um painel de controle inteligente.

Questionário: a equipe enviará questionários de qualidade de vida para analisar a saúde de seus pacientes ao longo da jornada, sempre preocupados no valor que estamos entregando aos nossos clientes.

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