Especialidades
Neurologia e Neurocirurgia
O Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Mãe de Deus está capacitado para atender casos neurológicos complexos, com grande capacidade de resolubilidade, patologias do sistema nervoso central e periférico. Com expertise em casos de AVC e emergências neurológicas, o Hospital Mãe de Deus integra soluções que vão além do cuidado com o paciente, mas que envolvem também atenção à família.
O Hospital possui estrutura de ponta para diagnóstico e tratamento imediato para as principais doenças neurológicas, como: Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Cefaleias, Epilepsia, Esclerose múltipla, Miopatias e Neuropatias.
Equipe
Coordenadores
- Dr. Luiz Felipe Ulrich de Alencastro (Coordenador Neurocirurgia)
- Dr. Henrique Mohr (Coordenador Neurologia)
- Dr. Marcelo Vianna Faro (Coordenador Neurologia)
Neurologistas
- Dr. Alexandre Guerreiro
- Dr. Carlo Manenti
- Dr. Carlos Eduardo Mantese
- Dr. Charles Klamt
- Dr. Henrique Mohr
- Dra. Mariana Pontalti
Neurointervencionistas (hemodinâmica)
- Dr. Lucas Cabral
- Dr. Paulo Passos
Equipe de Neurocirurgia
- Ademir Lodetti
- Alessandro Machado da Silva
- André Cerutti Franciscatto
- Arlindo Alfredo D’Ávila
- Bruno de Azevedo Oliveira
- Eduardo Goellner
- Gerson Perondi
- Guilherme Miotto
- Luiz Carlos de Alencastro
- Luiz Felipe de Alencastro
- Marcelo Simoni Simões
- Marcos Kehrwald
- Mario de Barros Faria
- Rafael Winter
- Patrícia Polanczyc de Oliveira
- Tais da Costa
Dúvidas Frequentes
Quais são os sintomas de um AVC?
O diagnóstico de um AVC só pode ser realizado por um médico especializado, se apoiando na realização de exames complementares. Porém, é extremamente importante que o paciente e seus familiares reconheçam alguns sintomas que possam estar presentes nos casos de AVC, como: perda de força ou alteração de sensibilidade em um lado do corpo, desvio da boca para um lado da face, alterações súbitas de visão e linguagem, dores de cabeça súbitas e intensas, além de alterações de equilíbrio e tonturas.
O que eu faço se achar que estou tendo um AVC?
Não perca tempo, procure imediatamente uma emergência. Somente através do correto diagnóstico é possível definir o melhor tratamento para cada tipo de AVC. Nesses casos, o tempo é crucial.
Tenho dor de cabeça. Devo buscar um neurologista?
Qualquer dor de cabeça que chame a atenção por ter um padrão não habitual (especialmente em relação a duração, resposta à medicação, tipo de dor, intensidade) deve ser avaliada por um neurologista.
Acho que estou tendo alterações de memória. Tenho Alzheimer?
Existem diversas doenças que podem se apresentar com alteração de memória, sendo o Alzheimer a mais conhecida - e uma das mais comuns na prática médica. Todavia, uma ampla investigação faz-se necessária dos distúrbios de memória para um diagnóstico correto.