Especialidades
Medicina Nuclear
A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que emprega materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica.
O exame de diagnóstico por imagem realizado pela medicina nuclear é também chamado de cintilografia e constitui um método de imagem não invasivo, obtido após a administração de pequenas doses de radiofármaco, por via intravenosa, via oral ou via inalatória, de acordo com a indicação do exame. Ao contrário das técnicas de imagem convencionais como radiografia, tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética, a medicina nuclear tem como base a análise funcional de órgãos e sistemas.
Equipe
Coordenadora Médica
- Dra. Clarice Sprinz
Medicina Nuclear
- Dra Ana Amélia Oliveira Raupp
- Dr. Rafael Bacha Berti
Radiologia
- Dra. Candice E. S. Santos
- Dr. Henrique Rodrigues de Abreu
- Dr. Thiago Krieger Bento da Silva
- Dr. Túlio Becker Hainzenreder
Física Médica
- Física Médica Luciane Guerra Boanova
Enfermagem
- Karina Bitencourt dos Santos
Atendimento
- Uma melhor integração com o planejamento de radioterapia do paciente através exames em 4D;
- A obtenção de imagens de alta densidade de informação diagnóstica em menor tempo do que os equipamentos convencionais;
- Os exames são mais confortáveis, mais precisos, rápidos e com menor exposição de radiação.
PET-CT
O PET-CT, ou Tomografia por emissão de pósitrons, é um exame não invasivo dos mais sofisticados, acurados e completos. Sua tecnologia une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT) em um mesmo estudo.
O serviço de PET-CT do Hospital Mãe de Deus foi pioneiro no Estado com a instalação de um equipamento em 2009 e, atualmente, já ultrapassou 30.000 exames realizados, o que proporciona uma elevada experiência da equipe técnica e precisão diagnóstica nos resultados alcançados.
Atento aos avanços mundiais em diagnóstico e tratamento, em 2017, o Hospital do Câncer Mãe de Deus foi o primeiro hospital da América Latina a adquirir a nova geração de PET-CT, o Discovery IQ produzido pela GE, em sua configuração avançada, num investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.
Dúvidas Frequentes
Quais são os benefícios da medicina nuclear?
Esse tipo de exame não gera restrição de contato com outras pessoas. A medicina nuclear pode também definir o tipo e extensão do câncer no organismo, o que irá ajudar o oncologista na decisão sobre a conduta terapêutica mais adequada para cada caso (terapia alvo). Ela também pode ser usada no tratamento de diversas doenças, incluindo artrites, hipertireoidismo e o câncer de tireoide.
A medicina nuclear é segura?
Para realização dos estudos de medicina nuclear, são utilizadas quantidades muito pequenas de material radioativo, o suficiente para realização de um exame acurado com a mínima exposição do paciente à radiação. Os exames são indolores e seguros.
Esse procedimento pode causar alguma reação?
É extremamente rara a ocorrência de reações alérgicas induzidas pelos radiofármacos, mesmo as do tipo mais leve.
O que é PET-CT?
É uma técnica de diagnóstico por imagem que permite a visualização de alterações metabólicas do organismo. PET – tomografia por emissão de pósitrons, em conjunto com informações anatômicas - CT – tomografia computadorizada, forma um equipamento híbrido. A técnica é altamente sensível e largamente utilizada por áreas como a neurologia e a oncologia. Através de um exame de corpo inteiro, permite-se a visualização do metabolismo completo do paciente. Geralmente é utilizado para avaliar se o plano de tratamento de um paciente está gerando efeito desejado pelo médico, devido à sua precisão.