Notícias
Voltar para a listagem17/05/2025
Você sabia que 30% da população brasileira é hipertensa? E, mais alarmante ainda: grande parte dessas pessoas sequer sabe disso. O dia 17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão, é uma data dedicada a prevenção, diagnóstico e controle dessa condição silenciosa, uma das principais causas de morte no Brasil e no Mundo.
A data tem como objetivo principal estimular a verificação regular da pressão arterial. Segundo o Dr. Eduardo Barbosa, Cardiologista do Hospital Mãe de Deus, essa verificação deve ser feita pelo menos uma vez ao ano. Além disso, o médico destaca os principais fatores de risco, sintomas e formas de prevenção da hipertensão.
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é caracterizada por níveis persistentemente elevados de pressão nas artérias. A leitura igual ou superior a 130/80 mmHg já pode indicar risco, sendo motivo suficiente para buscar avaliação médica.
A hipertensão, em muitos casos, não apresenta sintomas. Quando os sinais aparecem, normalmente já indicam danos avançados, como: acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio e insuficiência renal. Essas complicações estão entre as principais causas de morte no Brasil, tornando o controle da pressão arterial uma medida vital para a saúde da população.
De acordo com o Dr. Eduardo Barbosa, os dados sobre hipertensão no país são alarmantes:
Prevenir a hipertensão arterial é essencial para manter a saúde do coração e evitar complicações graves. A boa notícia é que pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença na prevenção da pressão alta:
Medir a pressão arterial é um gesto simples que pode salvar vidas. Consultar regularmente um cardiologista, realizar exames preventivos e monitorar os fatores de risco são atitudes essenciais para prevenir o desenvolvimento da hipertensão e suas complicações.
Agende uma consulta com nossos especialistas.
Para um cuidado completo da sua saúde, baixe o aplicativo Mãe 360º: