Calçados inadequados contribuem para surgimento do joanete?

Sapatos de salto alto podem contribuir para o surgimento do joanete.

Você já deve ter visto alguém com aquela famosa saliência na parte interna do pé, junto ao hálux. Conhecida como joanete, ela é a patologia mais comum nessa região, atingindo mais o público feminino.

Por isso, o ortopedista e traumatologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Sandro Pasqualin, respondeu às perguntas mais frequentes sobre o tema.

Confira e tire as suas dúvidas!

O que é o joanete?

O joanete (hálux valgo) é uma deformidade muito comum dos pés, que ocorre devido ao desvio do dedo maior (hálux), causando um desalinhamento entre os ossos e articulações. Como resultado, forma-se uma proeminência na parte interna do pé, que normalmente causa dor e dificuldade com o uso de calçados.

Como ele surge?

A origem tem forte componente genético, embora outros fatores também contribuam para a formação, em especial o uso de sapatos inadequados. Calçados com a parte da frente estreita, também conhecidos como de “bico fino”, e o salto alto são os principais causadores.

Quais são os principais tratamentos para o joanete?

Para alívio da dor, a principal medida é o cuidado com os calçados, utilizando opções confortáveis, com a parte da frente mais larga, que acomodem a deformidade sem exercer pressão no local. Isso ajuda a evitar a irritação da área com consequente reação inflamatória (bursite).

Além disso, temos os procedimentos cirúrgicos, com diversas técnicas descritas, sendo cada uma indicada de acordo com as características da deformidade.

Como funciona o pós-operatório?

No HMD, utilizamos técnicas modernas e inovadoras permitindo que, normalmente, a internação não seja necessária. É comum, inclusive, o paciente ser operado e receber alta no mesmo dia, sendo liberado usando uma sandália pós-operatória que permite que saia caminhando do hospital, permanecendo assim por um período de 6 semanas.

Com isso, elimina-se a necessidade de uso de gesso ou de ficar sem apoiar o pé operado no solo, obtendo melhores resultados e retorno às atividades habituais precocemente.

Qual o melhor profissional para realizar esse acompanhamento?

O ortopedista com especialização em cirurgia do pé e tornozelo é o profissional mais indicado para esses casos.

No Mãe 360º, contamos com uma equipe capacitada para as mais variadas técnicas cirúrgicas, desde as tradicionais até as mais recentemente estabelecidas técnicas percutâneas. Agende sua consulta online aqui.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.