Notícias
Voltar para a listagem05/01/2026
Os médicos Marcelo Capra, coordenador do Serviço de Hematologia, e Luis Carlos Contin, hematologista do Hospital Mãe de Deus, participaram do Congresso da Sociedade Americana de Hematologia (ASH), o maior e mais relevante evento da especialidade no mundo. A edição de 2025 ocorreu entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Orlando, na Flórida, e reuniu cerca de 30 mil participantes de diversos países.
Reconhecido por ditar os rumos da hematologia em nível global, o congresso apresentou avanços significativos em diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas malignas. Entre os destaques estiveram os estudos voltados às leucemias, ao mieloma múltiplo e aos linfomas, com resultados expressivos especialmente nas terapias de primeira e segunda linha. Em mieloma múltiplo, por exemplo, pesquisas demonstraram taxas de sobrevida superiores a 80% em cinco anos após o segundo tratamento.
O Hospital Mãe de Deus também teve participação ativa na produção científica apresentada no evento. O Dr. Marcelo Capra integrou o estudo “Pirtobrutinibe versus ibrutinibe em pacientes com leucemia linfocítica crônica/linfoma linfocítico de pequenas células não tratados previamente e recidivados/refratários”, que foi publicado de forma concomitante no Journal of Clinical Oncology, a revista científica mais relevante da área.
Outro tema de grande destaque no congresso foi a evolução das terapias celulares, especialmente a CAR-T cell:
“Trata-se de uma abordagem que utiliza o próprio sistema imunológico do paciente, modificado por engenharia genética para potencializar o combate às células tumorais. Os estudos apresentados mostraram resultados muito significativos no tratamento de mieloma e linfomas, uma tecnologia que já está disponível no Brasil e representa um avanço importante na área onco-hematológica.”
Explica o Dr. Marcelo Capra, coordenador do Serviço de Hematologia do Hospital Mãe de Deus
Para o Dr. Luis Carlos Contin, a participação em um evento dessa magnitude reforça o posicionamento do Hospital Mãe de Deus no cenário internacional da hematologia. “O contato e a troca com colegas de diferentes partes do mundo reforçam que realizamos uma medicina de alta qualidade e que nossas condutas estão alinhadas aos dados científicos mais recentes e às práticas dos grandes centros internacionais de hematologia. Isso confirma o Hospital Mãe de Deus como um centro de referência”, destaca.