RECUPERAÇÃO DA AUTOESTIMA PÓS-CIRURGIA BARIÁTRICA: A IMPORTÂNCIA DA RETIRADA DO EXCESSO DE PELE

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica indicam que o Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza cirurgia, com uma média de 100 mil operações/ano, atrás apenas dos Estados Unidos. A avaliação multidisciplinar de cada caso e o acompanhamento pós-operatório são fundamentais para a obtenção de resultados satisfatórios. Uma das etapas importantes desse tratamento é a retirada do excesso de pele flácida que permanece no corpo após a cirurgia bariátrica. “A autoestima do paciente precisa ser recuperada e a cirurgia plástica tem um papel importante nessa etapa”, afirma o Coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Mãe de Deus, Dr. Renato Rodrigues.

O cirurgião plástico informa que a intervenção para a retirada do excesso de pele flácida deve ser feita entre 12 a 18 meses após a bariátrica. Esse período é necessário não apenas para dar tempo de o organismo se recuperar, mas, principalmente, para que o paciente se acostume com a nova condição de perda de peso, evitando o conhecido “efeito sanfona”. Com a cirurgia bariátrica, o emagrecimento é muito rápido e a pele não acompanha a retração no mesmo ritmo, ocorrendo a flacidez.

O Dr. Rodrigues explica que cada caso deve ser avaliado e, em média, são retirados em torno de cinco quilos de excesso de pele. “O recorde foi uma retirada de 13 quilos, de um paciente que havia emagrecido de 200 para 70 quilos”, relata. Os pontos de maior localização de excesso de pele são abdômen, braços, nádegas, virilha e seios. A retirada de pele é acompanhada da cirurgia de contorno corporal para dar mais suavidade às formas. Ele acrescenta que são procedimentos que podem demorar cinco horas porque mesmo com a perda de peso decorrente da cirurgia bariátrica, os vasos sanguíneos permanecem com calibre maior, o que exige ainda mais cuidado na retirada da pele.


Mês da Beleza
Os pacientes que aguardam por cirurgias plásticas reparadoras podem aproveitar o Mês da Beleza, que será realizado no período de 1° de fevereiro a 08 de março de 2019 no Mãe de Deus Center, localizado no bairro Três Figueiras. Serão oferecidas condições especiais de pagamento como forma de contribuir para que o cliente possa recuperar sua autoestima e bem-estar. Para agendar o seu procedimento, é necessário consultar um cirurgião plástico credenciado pela Instituição. Cada caso será avaliado cuidadosamente pela equipe de especialistas do Mãe de Deus Center.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).