Exposição de fotos traz reflexão sobre enfrentamento do câncer

Como parte do evento de entrega da nova estrutura do Hospital do Câncer Mãe de Deus, será realizada na próxima terça-feira (25/7) a exposição 12 Reflexões, do fotógrafo Gerson Turelly. A mostra traz fotos de pacientes e pessoas próximas durante o tratamento oncológico, sob o viés positivo de superação e vitória contra a doença. Seis imagens estarão expostas no saguão de entrada do Centro Clínico Mãe de Deus e outra seis distribuídas em andares da torre do Hospital do Câncer Mãe de Deus, ambos localizados na Rua Costa 30. Gratuita e aberta à comunidade, a ação ocorrerá das 9h e 12h horas.

Alguns dos pacientes fotografados estarão presentes na abertura da mostra. Essas fotos, posteriormente, ficarão expostas pela instituição valorizando a vitória dos pacientes no enfrentamento da doença.

Na apresentação do seu trabalho, Turelly destaca que 12 Reflexões busca mostrar a luz daquelas pessoas que vivenciaram e transcenderam o momento tão difícil que é o do diagnóstico e tratamento do câncer, quando paciente, familiares e amigos se colocam diante de uma reflexão sobre suas vidas, suas certezas e incertezas. O fotógrafo é engajado nas causas do câncer e já participou outras exposições que retratam pacientes sempre através de um viés de alegria, vitalidade e vitórias.

Sete mulheres e cinco homens foram retratados. Uma das mais jovens é Gabriela Wankler Ferreira, professora de ballet que aos 24 anos enfrentou um Linfoma de Hodgkin. Ela encarou o problema como uma etapa que seria vencida. Hoje, aos 29 anos, está grávida de uma menina. Na foto aparece com o marido, Rodrigo e a cachorrinha Lina. Um dos pacientes mais velhos que participa da mostra é Carlos Alberto Barreto Viana Petersen, que aos 82 anos descobriu que estava com câncer no fígado e no rim e iniciou o tratamento com a certeza de que ficaria bem. Aos 86 anos, o engenheiro aposentado entende atualmente que não devemos perder tempo com bobagens, e aproveita cada minuto que pode com seus filhos e netos. Na foto está acompanhado de sua esposa Mary.

Entre outros pacientes também fazem parte da exposição estão a médica Lizie Ester Rochichner Kunde, que enfrenta um câncer de mama com metástase óssea e decidiu viver intensamente um dia de cada vez. Na foto está com a mãe Ida, o marido, Paulo Cezar e a filha Fabiane. Há também uma foto do padre Marcos Sandrini que encontrou na religião o principal apoio ao descobrir um câncer no cólon do intestino, aos 70 anos.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).