Notícias
Voltar para a listagem10/07/2025
A amigdalectomia é um procedimento comum, mas que pode trazer desconforto e alto risco de sangramento no pós-operatório. Tradicionalmente indicada para tratar apneia obstrutiva do sono (AOS) e amigdalites recorrentes, a cirurgia visa melhorar a qualidade do sono e de vida dos pacientes.
Na última semana, o Hospital Mãe de Deus realizou sua primeira amigdalectomia intracapsular utilizando a tecnologia Coblation, até então inédita no HMD, que oferece importantes benefícios:
A realização do procedimento foi conduzida pela otorrinolaringologista do Hospital Mãe de Deus, Dra. Bianca Hocevar, e representa um avanço importante na adoção de tecnologias minimamente invasivas, reforçando o compromisso da médica e da instituição com a inovação, a segurança e o conforto do paciente em todas as etapas do cuidado.
Diferente de uma amigdalectomia total, que remove todo o tecido da amígdala, e expõe os vasos sanguíneos maiores localizados no espaço extracapsular, uma amigdalectomia intracapsular visa remover todo o tecido da amígdala por ablação do tecido. No contexto da tecnologia Coblation, a ablação é feita com energia de radiofrequência que cria um campo de plasma para remover as amígdalas de forma menos agressiva.
O dispositivo utilizado, patenteado pela empresa Smith+Nephew, já foi empregado em mais de 10 milhões de procedimentos ao redor do mundo, proporcionando melhores resultados e maior conforto tanto para os pacientes quanto para os cirurgiões.