Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

01/12/2025

Nova Unidade Cardiovascular do Hospital Mãe de Deus é inaugurada

O Hospital Mãe de Deus inaugurou nesta segunda-feira (1º) a sua Unidade Cardiovascular (UCV), uma trilha de atendimento intensivo voltada exclusivamente a pacientes com doenças cardiovasculares que exigem cuidados especializados, com leitos de terapia intensiva especificamente dedicados para esse perfil de atendimento. Beneficiam-se pessoas que chegam em condições como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca descompensada, arritmias graves, dissecções de aorta e embolia pulmonar, entre outras.

“Com essa jornada de atendimento cardiovascular diferenciada, qualificamos ainda mais a atenção para esse tipo de paciente, dedicando equipe multidisciplinar especializada e leitos para protocolos específicos desse tipo de cuidado. Isso traz mais segurança, qualidade e resolutividade para esses casos”, explica o cardiologista Eduardo Bartholomay, gestor da especialidade cardiovascular do Hospital Mãe de Deus.

A nova configuração reforça o compromisso do Hospital Mãe de Deus em ser pioneiro para um atendimento diferenciado e ágil a esse tipo de paciente. Em 2021, a instituição implantou a Emergência Cardioneurológica, que oferece atenção imediata e especializada para casos de risco cardíaco e neurológico. Ao concentrar essa assistência em um fluxo dedicado, o Hospital Mãe de Deus reduz tempos críticos – como diagnóstico, início de tratamento e acesso a intervenções – aumentando a segurança, preservando função cardíaca e ampliando as chances de recuperação.


A UCV chega como um aprimoramento nessa assistência intensiva, em uma nova integração de todas as etapas do cuidado – da prevenção ao tratamento de alta complexidade –, reduzindo tempos críticos, o que aumenta a segurança, preserva função cardíaca e amplia as chances de recuperação. A trilha cardiovascular da instituição agora contempla:

  • Atendimento de urgência: Emergência Cardioneurológica preparada para resposta rápida a quadros cardíacos e neurológicos. Pacientes que chegam com sinais que indicam para essas condições são prontamente direcionados para esse fluxo.
  • Unidade Cardiovascular (UCV): nove leitos intensivos dedicados a pacientes cardiovasculares.
  • Diagnóstico com tecnologia de ponta: tomografia e ressonância com aparelhos que estão entre os mais modernos da região Sul, garantindo precisão e rapidez.
  • Tratamento: Centro de Terapia Endovascular com hemodinâmica de ponta e Sala Híbrida para procedimentos de alta complexidade.
  • Unidade de Internação: os pacientes passam a contar também com leitos especializados no 8º andar, direcionados para continuidade do cuidado após a fase crítica.
  • Atendimento eletivo: por meio do ambulatório de especialidades Mãe 360°, o paciente encontra avaliação integral e acompanhamento contínuo, completando a jornada do cuidado.

Bartholomay ainda enfatiza que a iniciativa também qualifica o ensino e a pesquisa, ampliando a exposição dos residentes e profissionais em formação a casos complexos e a práticas alinhadas aos melhores centros de referência.

“Com a implantação da UCV e o fortalecimento da linha completa de atendimento, o Hospital Mãe de Deus consolida-se como referência em Cardiologia no Sul do país, oferecendo uma experiência assistencial integrada, moderna e centrada no paciente. A nova estrutura reafirma a missão do Hospital Mãe de Deus de entregar cuidado de excelência e inovação”, afirma o diretor-executivo da instituição, Sandro Junqueira.