Uma trajetória dedicada à saúde da população

Prédio do Hospital Mãe de Deus no início das operações (Arquivo/HMD)

Em 42 anos, muitos fatos podem acontecer, inclusive eventos que mudam o curso da humanidade, de um país, de uma cidade.

Em 1987, os presidentes Ronald Regan, dos EUA, e Mikhail Gorbatchev, da URSS, assinam acordo para o desarmamento nuclear. Em 1989, acontecia o primeiro transplante de pulmão do Brasil. Em 1989 também, aconteceu a queda do muro de Berlin, unificando, após 28 anos, a mesma nação. Em 1991, encerrou-se a Guerra do Golfo. E em 1997 o então papa João Paulo II, visita o Brasil pela terceira vez.

Mas antes de todos estes acontecimentos, em 1963, o padre Luiz Gonzaga Jaeger desafiou à Irmã Maria Jacomina Veronese, então secretária provincial, a construir, em Porto Alegre, um novo hospital. Em 1 de junho de 1979 o hospital foi inaugurado, e o nome que lhe foi dado é da casa daquela que mais acolhe seus filhos: a mãe de Deus.

Irmã Scalabriniana no atendimento à comunidade (Arquivo/HMD)

Este último ano que passou, talvez tenha sido o mais desafiador das nossas vidas, da humanidade. Tivemos que lutar contra um vírus devastador, cheio de incertezas e mutações. Por tudo isso, não vemos outra forma de comemorar os 42 anos do Hospital Mãe de Deus que não seja homenageando aqueles que se foram e aqueles que conseguiram vencer a Covid-19.

E em solidariedade a todos que, em tempos tão difíceis, precisam, mais do que nunca, de um ato de compaixão, convidamos toda a comunidade a participar de nossa ação de arrecadação de roupas e alimentos, com início dia 7 de junho e término dia 30. Acompanhe as informações sobre os locais de coleta em nossos canais.

Primeira maternidade do Hospital Mãe de Deus (Arquivo/HMD)
Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus completa um ano

Quando tempo é vida, contar com um fluxo de atendimento exclusivo, agilizando processos, pode fazer a diferença nos resultados alcançados. Com este objetivo o Hospital Mãe de Deus criou sua Emergência Cardioneurológica, em julho de 2021. Em seu primeiro ano, ela atendeu mais de seis mil pacientes, oferecendo uma estrutura completa para a assistência veloz das doenças cerebrovasculares, com equipe multidisciplinar capacitada, protocolos especializados e tecnologia de ponta.

Mãe de Deus realiza recanalização da veia porta com procedimento minimamente invasivo

A veia porta é responsável por levar entre 70% e 80% do sangue que chega ao fígado, trazendo os nutrientes que são absorvidos para metabolização no órgão. Por isso, qualquer interrupção no local traz grandes impactos para o organismo, podendo ser fatal. Em muitos casos, os tratamentos paliativos são os mais utilizados, por desconhecimento de uma técnica minimamente invasiva chamada recanalização da veia porta. O Hospital Mãe de Deus oferece esta alternativa capaz de solucionar este problema através do reestabelecimento do fluxo no local.