PARA O HOSPITAL MÃE DE DEUS, TODA SAÚDE IMPORTA

A pandemia do Novo Coronavírus está mexendo com as estruturas do mundo, dos países, das famílias e das instituições. Estamos aprendendo a viver uma nova realidade, muitos estão com medo. Por isso, nós, enquanto uma instituição que tem como missão oferecer saúde de qualidade e com segurança, queremos chamar atenção para pacientes com outras doenças que não a Covid-19.

Em países como Estados Unidos, foram publicados estudos em que a taxa de mortalidade por outras doenças, como cardíacas, aumentou com a pandemia, pois as pessoas estão com medo de ir ao hospital.

Por isso, estamos lançando a campanha “Toda saúde importa”, que mostra as iniciativas que o Hospital Mãe de Deus está trabalhando, desde o início da pandemia, para que nossos pacientes sejam atendidos com segurança, independente da sua doença. Muitas delas foram ratificadas na Portaria da Secretaria Estadual da Saúde nº 274, publicada em 23 de abril.

Comitê Covid-19

Desde janeiro, o Hospital formou o Comitê Covid-19, com a participação da diretoria e profissionais de diversas áreas, que vem trabalhando em várias frentes: padronização do uso de EPIs, elaboração de novos protocolos de fluxo de pacientes, definição de áreas e profissionais exclusivos para este atendimento, ações de cuidado aos funcionários, relacionamento com o Corpo Clínico. Esse comitê se reúne com frequência para atualização dos planos de ação e linhas de tratamento.

Espaço Azul

Os pacientes que chegam com potenciais sintomas gripais são encaminhados para o Espaço Azul, uma estrutura criada em frente ao Hospital na rua José de Alencar, de forma que possam ser atendidos com agilidade e não terem que acessar a parte interna da instituição. A estrutura possui recepção, triagem, dois consultórios e coleta de sangue para exames complementares. Com capacidade adicional para atender até 12 pacientes por hora, o “Espaço Azul” possui restauração de todos os ambientes e respeita os requisitos da RDC 50: 2002, do Ministério da Saúde para pronto-atendimentos. Funciona todos os dias, das 8h às 24h.

Cirurgias eletivas

O Hospital Mãe de Deus reforça que mantém processos assistenciais seguros e adotou medidas de separação de fluxos para estas situações, desde o início da pandemia. Colocando-se à disposição dos médicos e pacientes, que são quem define o melhor momento dos procedimentos. Um dos principais diferenciais foi a criação de um comitê composto por cirurgiões de diferentes especialidades do Corpo Clínico do HMD, que auxiliam nas decisões a respeito de mantermos um serviço preparado e seguro para os pacientes.

Como primeira e mais importante estratégia, o Mãe de Deus recomenda que a consulta pré-anestésica seja realizada pelo médico anestesiologista através de ferramentas à distância. A instituição solicita que todos os pacientes com procedimentos agendados tenham esta consulta realizada.

Triagem um dia antes para pacientes cirúrgicos

A triagem para pacientes cirúrgicos recebeu uma nova etapa: no dia anterior ao procedimento, através de contato telefônico realizado pelo hospital, é aplicado um questionário de pré check-in. Trata-se de um checklist validado, que permite identificar pacientes com potenciais sintomas gripais ou casos confirmados.

Durante admissão no serviço cirúrgico, antes do ingresso do paciente no setor, são realizados novos questionamentos para identificação de pacientes com síndrome gripal ou casos confirmados de Covid-19. Para cada uma das situações acima, será contatada a equipe cirúrgica de forma a definir em conjunto a necessidade de urgência ou cancelamento do procedimento.

Caso haja a indicação do procedimento cirúrgico em pacientes com síndrome gripal ou Covid-19, foi desenhado um processo assistencial específico, seguindo referências técnicas, com todas precauções adequadas. Os pacientes assintomáticos seguem fluxo próprio. Os protocolos de precaução existentes reforçam segurança nestes casos.

Check-in de internação no quarto

Para oferecer ainda mais segurança neste momento de Pandemia, implantamos a opção de Check-in no Quarto, aos pacientes que são encaminhados para procedimentos eletivos e necessitam de internação. A partir de agora, o processo de ingresso do paciente será realizado de forma individualizada em seu leito, evitando tempo de espera na recepção.

No contato telefônico do dia anterior à internação, quando já é realizada uma triagem, será realizado um pré check-in. Desta forma, toda documentação estará pronta e será encaminhada ao paciente já em seu quarto, para validação e assinaturas.

Unidade Carlos Gomes para cirurgias, atendimento em traumatologia e hemodiálise

Além do Bloco Cirúrgico localizado na avenida José de Alencar, a Unidade Carlos Gomes do Hospital Mãe de Deus (Av. Soledade, 569), possui oito salas cirúrgicas, para procedimentos de baixa e média complexidade. Uma infraestrutura adequada e segura, que segue parâmetros assistenciais internacionais, e está localizada em unidade sem atendimento a pessoas com sintomas gripais. E, a partir de 4 de maio, estará aberto o Pronto Atendimento em Traumatologia e Ortopedia, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Uma das novidades na reformulação do mix de serviço do Hospital para este ano. E no 12º, nossa estrutura para realização de hemodiálises permanece ativa.

Centro de Diagnóstico por Imagem

O Hospital Mãe de Deus organizou novos fluxos em seu Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), a exemplo do que vem realizando nas demais áreas. As ecografias estão sendo realizadas no Centro Clínico Mãe de Deus (Rua Costa, 30). Os demais exames do CDI passaram a ter dois fluxos de atendimentos, incluindo o uso de equipamentos diferentes para pacientes com sintomas gripais e outro para pacientes assintomáticos.

Laboratório

O acesso do Laboratório é feito diretamente pela entrada da Rua Costa, não sendo necessário o acesso ao interior do Hospital.

CTI ampliada

Desde o dia 15 de abril, a nova CTI já está em funcionamento, em um andar diferente da atual estrutura. Os dez novos leitos serão destinados, inicialmente, para pacientes não Covid-19, que necessitem de tratamento intensivo.

Série de vídeos com médicos de diferentes especialidades do Hospital

Para comunicar sobre como dar continuidade a tratamentos, o que fazer em caso de cirurgia marcada e quando tiver algum sintoma diferente, gravamos uma série de vídeos com nossos especialistas. Por meio de depoimentos, eles tiram as dúvidas mais recorrentes dos nossos pacientes.


Telemedicina

Sempre em busca das melhores soluções para seus pacientes, principalmente num momento onde o distanciamento social é recomendado, o Hospital Mãe de Deus investiu em uma plataforma de telemedicina que irá facilitar a consulta à distância.

Inicialmente, será possível realizar:

  • Consultas na Emergência.
  • Consultas para Covid-19.
  • Consulta Oncológica.
  • Avaliação pré-anestésica.

Como funciona?

Você liga para (51) 3230-6000 e agenda a consulta via Telemedicina Mãe de Deus (em breve o agendamento poderá ser feito diretamente no site  www.maededeus.com.br)

A nossa equipe enviará o link da consulta para o seu celular, via SMS. A consulta, que poderá ser particular ou por convênio, será realizada por vídeo, chamada de voz ou chat.

Para mais informações, ligue (51) 3230-6000 e pergunte pela Telemedicina Mãe de Deus.

Para os pacientes que preferem o atendimento presencial, o Ambulatório de Especialidades (que pode ter consultas agendadas pelo www.maededeus.com.br ou 51 – 32306000) possui um acesso diferente do Espaço Azul.

Ainda assim, é possível agendar com médicos credenciados do Corpo Clínico de diferentes especialidades que possuem consultório próprio no Centro Clínico Mãe de Deus (Rua Costa, 30), pelo telefone 3230-2600.

Centro Integrado de Oncologia

O Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus possui sua unidade ambulatorial de tratamento – localizada na Rua Costa, 30 – em um prédio separado do Hospital da Av. José de Alencar. A unidade recebe pacientes que estão realizando quimioterapia e imunoterapia. Já os pacientes em tratamento de radioterapia são atendidos na Unidade localizada na Av. Orfanotrófio, 299, um local amplo e com estacionamento próprio para o conforto dos pacientes.

O processo de agendamento dos pacientes foi adaptado para que não haja aglomeração, a sala de espera é arejada e as poltronas foram reorganizadas respeitando todas as recomendações. Paralelamente, todos os pacientes com potenciais sintomas gripais são identificados para que sigam um fluxo e um horário diferenciado. Os pacientes que não precisam de consultas de urgência, que necessitam apenas apresentar um exame, por exemplo, serão atendidos via telemedicina.

E para que o tratamento seja o mais curto possível, a Unidade de Radioterapia já utiliza há algum tempo a técnica de hipofracionamento, que significa realizar, dentro de protocolos estabelecidos, um menor número de sessões.
A Emergência do Hospital Mãe de Deus segue disponibilizando um fluxo diferenciado com médicos oncologistas disponíveis para atender pacientes com câncer ou com suspeita de doença.

Além disso, as reuniões clínicas – Tumor Boards – estão sendo realizadas através de videoconferência unindo diferentes especialistas nas discussões multidisciplinares o que fortalece o compromisso de entregar ao paciente nossa missão de resolver.

Relógio em manutenção​

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
...
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
...
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Hospital Mãe de Deus apresenta o Núcleo de Epilepsia

A epilepsia é uma doença crônica extremamente comum, afetando cerca de 2% da população brasileira. A partir disso, com o intuito de oferecer um atendimento especializado e seguro para esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com o Núcleo de Epilepsia, formado por médicos neurologistas especializados na doença.