Hospital Mãe de Deus realiza procedimento inovador para pacientes com tumores malignos no fígado

A inovação faz parte do dia a dia do Hospital Mãe de Deus e isso pode ser provado mais uma vez. O Centro de Terapia Endovascular, junto com os setores de Medicina Nuclear e Radiologia Intervencionista do HMD, realizou a primeira radioembolização hepática com ítrio-90 (isótopo do ítrio) do Rio Grande do Sul. O procedimento é indicado para pacientes com tumores malignos no fígado avançados refratários aos tratamentos convencionais como o hepatocarcinoma, o colangiocarcinoma e as metástases hepáticas de tumores malignos.

O primeiro caso realizado foi em um paciente portador de uma neoplasia muito rara de fígado que não apresentava resposta a quimioterapia ou a imunoterapia. O paciente teve alta no mesmo dia e está em casa, sem nenhum sintoma ou efeito colateral e será acompanhado por uma equipe composta por oncologista, médicos nucleares, físicos, radiologistas intervencionistas.

A radioembolização hepática com ítrio-90 pode levar à uma redução parcial do volume do tumor, em alguns casos permitindo a sua remoção por cirurgia depois de finalizado. No entanto, há relatos de resposta completa com desaparecimento dos tumores. A terapia é minimamente invasiva, onde se utiliza um cateter para administrar minúsculas esferas radioativas nos vasos sanguíneos que conduzem o sangue diretamente ao tumor. Isto permite aos médicos tratar tumores que não são acessíveis através de cirurgia convencional ou tratamentos de radiação. O procedimento pioneiro poderá propiciar expectativas a milhares de pacientes cujos tratamentos convencionais falharam, podendo acrescentar em tempo de sobrevida e incluindo ampliando as chances de cura.

O procedimento foi realizado pelos seguintes profissionais: os radiologistas intervencionistas, Dr. Rafael Cardoso de Melo e Dr. Guilherme de Araújo Gomes; as médicas nucleares, Dra. Clarice Sprinz e Dra. Ana Amélia Raupp; o médico radiologista Dr. Henrique Abreu; e a física médica Dra. Luciane Boanova.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.