Dia Nacional da Mamografia: Entenda como o exame ajuda na prevenção contra o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Por isso, a realização da mamografia periodicamente é de extrema importância, para antecipar possíveis diagnósticos e evitar complicações futuras. O exame feito com regularidade é uma maneira de se prevenir, de saber sobre a saúde do próprio corpo.

Por isso, no Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 5 de fevereiro, conversamos com o Dr. Leônidas Machado, mastologista e Coordenador do Serviço de Mastologia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus para falar um pouco mais sobre o tema.

Perguntas e Respostas sobre: a importância da mamografia para a saúde da mulher

Qual o papel da mamografia na saúde da mulher?

O papel da mamografia para a paciente é importantíssimo, visto que o câncer de mama é uma das doenças que mais atinge a saúde da mulher. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima mais de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil.

Então, a mamografia é muito importante! É o exame capaz de fazer a detecção precoce, ou seja, diagnosticar quando ele é ainda muito pequeno e isso oferece mais chances de cura para a paciente e tratamentos menos invasivos.

O autoexame pode substituir o exame de mamografia?

O autoexame é muito importante para a paciente se conhecer, mas ele não substitui a mamografia. É importante que isso fique bem claro. A mulher precisa sim conhecer o seu corpo, entender se tem algum sinal, se o mamilo está diferente, se existe alguma alteração na cor da pele. Tudo isso, é muito importante.

Agora, de forma alguma, substitui a mamografia. Não é recomendável como um substituto.

Como é o exame de mamografia?

O exame da mamografia é um exame de raio X, que comprime um pouco as mamas e assim faz o raio X, muito parecido com quando é feito com outra parte do corpo.

Existe algum outro procedimento que possa substituir a mamografia?

Existem algumas pacientes que questionam se esse exame não pode ser substituído por uma ecografia mamária ou por uma ressonância, mas não pode. Isso porque a mamografia é o único exame com comprovação científica que diminui a mortalidade pelo câncer de mama.

Os demais ajudam e são complementares, porém, a mamografia é o mais importante para a detecção precoce da doença.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

Ele é fundamental. Quanto antes se descobre uma alteração na mamografia, seja um nódulo ou uma calcificação a cirurgia é menor e o tratamento será menos invasivo.

Quais as chances de cura de um diagnóstico precoce?

Um diagnóstico feito no início, tem uma chance de 95% de cura, ou seja, é muito importante a mulher fazer o exame de mamografia rotineiramente e, se descobrir alguma coisa, tratar isso bem cedo, já que as chances de cura são muito grandes.

Quem amamenta pode fazer o exame?

A mulher que está amamentando pode fazer a mamografia, sim. Claro que primeiro, ela precisa passar por uma avaliação com um mastologista. Às vezes, a mulher que está amamentando pode ter alguma mastite, algum problema na amamentação, então, o caminho é passar com um mastologista.

O exame de mamografia precisa de algum preparo?

Não tem necessidade de nenhum tipo de preparo, como: jejum, contraste, ou nada do tipo. É necessário apenas, fazer o agendamento em hospitais, como o Hospital Mãe de Deus, que é um excelente local para fazer mamografia. Mas não há necessidade de nenhum preparo especial.

Prevenir é cuidar

Vale ressaltar que o médico mastologista estuda e cuida das glândulas mamárias, bem como, realiza procedimentos e exames que ajudam a prevenir, diagnosticar e tratar todas as doenças das mamas. 

Procurar um especialista e agendar a mamografia é o primeiro passo para a prevenção e o cuidado com a sua saúde. Celebre o dia 05 de fevereiro, preste a atenção ao seu corpo, priorize a sua saúde e realize os exames preventivos periodicamente. Prevenção é sinônimo de cuidado.

Fonte: Blog Bem Panvel

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias