Notícias
Voltar para a listagem17/09/2025
O Hospital Mãe de Deus, uma das referências em atendimento de alta complexidade no Sul do país, anuncia um marco inovador em cirurgia robótica: será o primeiro hospital da região Sul a adquirir e implementar a plataforma robótica de última geração Toumai, recentemente aprovada para uso no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com o robô Toumai, o Hospital Mãe de Deus amplia seu parque robótico, passando a oferecer cirurgias desse tipo nas áreas de urologia, ginecologia, gastroenterologia, cirurgias geral, torácica e de cabeça e pescoço. É uma plataforma que oferece todos os benefícios consolidados da cirurgia robótica, como mais rapidez e precisão, e também com diferenciais importantes em relação ao que já existe no mercado.
“Este robô apresenta avanços como ser a primeira plataforma robótica que já vem com sistema que permite telecirurgia avançada, abrindo caminho para esse avanço na medicina no país. Além disso, visualização 3D de alta definição, trazendo ainda mais precisão para os procedimentos”, explica o cirurgião geral e robótico Norberto Martins, chefe do Comitê de Robótica do Hospital Mãe de Deus.
Benefícios da cirurgia robótica
A cirurgia robótica oferece inúmeras vantagens para pacientes e cirurgiões. Menor tempo de internação e menor risco de complicações são os principais benefícios para os pacientes, uma vez que os cirurgiões têm a sua disposição, durante o procedimento, visão de alta definição e imersão total, precisão de movimentos, estabilização de tremores e ergonomia que lhe possibilita operar sentado, o que faz diferença em intervenções longas.
Diferenciais da plataforma Toumai
*Capacidade de resposta de alta frequência e rápido tempo de resposta do sistema foram projetados para aprimorar a precisão em tarefas cirúrgicas delicadas.
*Clareza do campo cirúrgico aprimorada, com suporte de tecnologias de aprimoramento visual que proporcionam uma visão abrangente e realista, por meio de endoscópio eletrônico 3D integrado
*Opção de telecirurgia já acoplada, o que permite que cirurgiões operem pacientes remotamente, mesmo a milhares de quilômetros de distância
Robótica no Hospital Mãe de Deus
Em julho do ano passado, foi realizada a primeira cirurgia de coluna vertebral com robô Mazor da Região Sul e, em novembro, as primeiras cirurgias para artroplastia total do joelho utilizando o robô CORI, da Smith+Nephew. O Hospital Mãe de Deus está entre os poucos da América Latina a oferecer essa tecnologia, que é uma das mais atuais para procedimentos ortopédicos no mercado.
“O Hospital Mãe de Deus busca sempre oferecer soluções de ponta e completas em saúde. A chegada do Toumai nos permitirá dar passos avançados no que se oferece de mais moderno em medicina do futuro e de precisão”, afirma o diretor-executivo da instituição, Sandro Junqueira.