Encontre Exames

Exames

A alta complexidade do Hospital Mãe de Deus está refletida nos exames oferecidos, que estão divididos entre: Exames de Imagem, cujas modalidades você pode conferir abaixo e ter mais informações; E os Exames Laboratoriais, que envolvem a coleta de materiais como sangue e urina, cujos resultados você pode conferir na aba ao lado, tendo em mãos o protocolo e senha recebidos na realização do exame.

Você pode realizar a marcação dos exames de imagem listados abaixo através de nosso Call Center 24h, pelo (51) 3230.6000, e ainda, consultar a disponibilidade de realização no Hospital Mãe de Deus ou no Mãe de Deus Center, conforme sua preferência.

Os exames laboratoriais não exigem marcação e são realizados por ordem de chegada no Laboratório, que está localizado no andar térreo, com entrada pelo acesso da Rua Costa, 29.

Como posso consultar os resultados dos meus exames de laboratório pela Internet?

Tenha em mãos a identificação (ID) e a respectiva senha, indicadas no protocolo de retirada de exame, e verifique a data agendada para a entrega. Acesse a página inicial do site do HMD e clique em Resultado de Exames Laboratoriais e siga as instruções.

Posso receber resultados de exames por e-mail?

No momento não, mas dispomos do serviço on line para laudos. Veja a questão anterior.

Como faço para marcar exames no Hospital Mãe de Deus?

Ligue para a Central de Agendamento do nosso Centro Diagnóstico, no telefone (51) 3230.6000. O serviço de agendamento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Todos os atendentes estão aptos a orientá-lo sobre o preparo adequado para os variados tipos de exames.

Onde posso obter informações sobre exames realizados no Hospital?

Para ver uma lista de exames realizados no Hospital Mãe de Deus, acesse no site o link Exames, em Especialidades e Serviços, ou fale com um dos nossos atendentes no Call Center 24h (51) 3230.6000.

Posso fazer exames de imagem durante a gravidez?

Os exames que envolvem radiação ionizante (radiografias, tomografias computadorizadas e medicina nuclear) devem ser evitados durante toda a gravidez, em especial durante os três primeiros meses de gestação. O exame de ressonância magnética deve ser evitado nos três primeiros meses de gravidez e os exames de Ultrassonografia são permitidos durante toda a gestação, uma vez que não envolvem o uso de radiação.

O que é radiação ionizante e em quais exames estou submetido a ela?

A radiação ionizante é uma onda eletromagnética (semelhante à luz e às ondas de rádio) de alta energia. A exposição à radiação pode causar dano cumulativo ao DNA (ou seja, quanto maior o número de exposições, maior o risco). A dose de radiação depende do tipo de exame realizado: em tomografia e nos estudos de medicina nuclear costuma haver maior dose de radiação que nas radiografias (de tórax e membros, por exemplo). A ressonância magnética e a Ultrassonografia são isentas de radiação ionizante.

Quem não pode ser submetido a exames de Ressonância Magnética?

Quem possui algum tipo de implante ou aparato metálico (incluindo piercing, marca-passo cardíaco, clipes de aneurisma, entre outros). Algumas tatuagens utilizam pigmentos à base de ferro e, por isso, também podem sofrer efeito das energias utilizadas dentro do aparelho de ressonância magnética.