Universidade Feevale e Hospital Mãe de Deus fazem aliança pela inovação

A Universidade Feevale e o Hospital Mãe de Deus, duas grandes marcas das áreas de educação e saúde, formalizaram nesta terça-feira, 23, uma parceria que vai movimentar o Rio Grande do Sul. As instituições se unem para realizar ações conjuntas de ensino, pesquisa, pós-graduação, formação continuada, inovação, extensão, saúde e intercâmbio técnico, científico e cultural. Também serão avaliadas oportunidades de desenvolvimento e implantação de ferramentas, metodologias e outras formas de incremento de medidas inovadoras com mútua relevância. 

O documento foi assinado pela Irmã Lucia Boniatti, diretora presidente da Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora do Hospital Mãe de Deus; pelo Dr. Rafael Cremonese, diretor geral do Hospital Mãe de Deus, por Marcelo Clark Alves, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale; e pelo reitor Cleber Prodanov. Também participam do ato gestores de diferentes áreas de ambas as instituições.  

O reitor Cleber Prodanov salienta que esta é a união de esforços de duas grandes organizações, uma universidade e um grupo hospitalar, que estão juntando esforços na questão da saúde, da formação, do atendimento, da inovação e da pesquisa voltada à área da saúde. “É extremamente importante unir duas instituições consagradas, reconhecidas, em prol desta nova visão de futuro que se tem sobre a saúde” – destaca – “Isso impactará muito a sociedade, seja formando pessoas melhores, promovendo um atendimento diferenciado ou potencializando o Hospital Mãe de Deus com a aproximação da área da educação e a Universidade Feevale com a área da saúde”.  

Para Irmã Lucia, “Esta parceria é muito importante, pois a Universidade proporciona a base científica, e nós temos as portas abertas para que os alunos possam aplicar o conhecimento e fazer uma integração mais consolidada da sua aprendizagem. Para o Mãe de Deus, ter uma parceria com esta é muito relevante, pois ajudamos a profissionalizar e contribuímos com o crescimento do formando. À ciência cabe ser desenvolvida pelas universidades e nós, como prestadores de serviço, temos que oferecer toda nossa estrutura para que eles possam fazer a sua prática da melhor forma possível.”

Inovação 

Serão executadas ações voltadas à inovação, como rodadas de negócios com startups instaladas no Feevale Techpark e nas unidades do Hub One; desafios empresariais; aceleração de startups; acesso a bolsas acadêmicas de inovação; e concepção de espaço físico compartilhado para aceleração de projetos e negócios na área da saúde. 

Educação Corporativa

Haverá oferta de cursos de formação e qualificação para os colaboradores da Associação Educadora São Carlos, inclusive em Porto Alegre, com descontos de até 10%, bem como a realização de workshops multiprofissionais.

Ensino

A Feevale poderá propor o credenciamento dos professores do curso de Medicina para atuarem como membros do corpo clínico do Mãe de Deus, sempre respeitando o regimento e os procedimentos de credenciamento e admissão. O Mãe de Deus, por sua vez, poderá propor o credenciamento dos médicos do corpo clínico para atuarem como professores em cursos de pós-graduação lato sensu – MBA e especialização – da Feevale, desde que respeitado o regimento da Universidade. 

Entre os cursos que serão oferecidos em conjunto, para a comunidade em geral, estão o MBA em Gestão e Inovação em Saúde e a especialização em Terapia Intensiva, com descontos a partir de 10% para colaboradores. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas a partir desta terça-feira, 23, pelo site pos.feevale.br. 

Saúde 

Será viabilizada a realização de estágio curricular obrigatório e não obrigatório em cursos de graduação na área da saúde. Em regime de mútua colaboração, serão executadas ações voltadas à saúde, em especial, aos cursos de graduação da Universidade, visando fomentar a experiência prática em complementação ao processo de ensino-aprendizagem. 

Pesquisa 

Serão desenvolvidas e implantadas, por ambas as instituições, técnicas de diagnóstico viral em amostras clínicas de pacientes do setor de cardioneurologia do Hospital Mãe de Deus, bem como avaliação de pacientes previamente diagnosticados com HIV, HPV e vírus da hepatite B e C, para caracterização dos agentes virais e da resposta do paciente. Também ocorrerão ações envolvendo pacientes de outros setores, envolvendo avaliação de imunológicos. 

Além disso, serão realizadas ações como cardiometabolismo, em especial trabalhando com diabetes e obesidade; oncologia, na linha de monitoramento terapêutico de fármacos; pesquisa básica, em estudos observacionais; e inserção na área de interações medicamentosas, reações adversas a medicamentos, erros de dose e adesão à terapia medicamentosa.  

A intenção também é gerar interesse em grupos de pesquisa em áreas como diabetes, obesidade, oncologia e cardiovascular. Alunos de mestrado e doutorado também poderão realizar pesquisas no Hospital, da bancada à beira do leito, com orientação de professores da Feevale e coorientação de médicos do Mãe de Deus. Ainda será viabilizada a produção de teses e dissertações na área de gestão e estudos observacionais, com abrangência nas áreas de medicina, enfermagem e farmacologia. Pesquisadores do Hospital poderão participar de bancas de qualificação e defesa na Universidade Feevale. 

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias