Tumores Cerebrais: a importância de um atendimento multidisciplinar

A complexidade dessas lesões requer um tratamento integrado e multidisciplinar


A ocorrência de pacientes acometidos por tumores do sistema nervoso central é cada vez mais maior por duas razões: aumento na longevidade da população e melhor rastreamento dos casos oncológicos.

Estes tumores podem ser benignos ou malignos (câncer), primários (originados no próprio cérebro) ou metastáticos (originados em outras partes do corpo).

Estima-se que, no Rio Grande do Sul, sejam diagnosticados mais de 2200 novos casos por ano – somente considerando os tumores cerebrais malignos. A complexidade e diversidade dessas lesões requerem um tratamento integrado e multidisciplinar.

O Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus tem como missão entregar soluções no combate ao câncer. Com uma equipe altamente especializada na área da Neuro-Oncologia, através dos Tumor Boards – onde diversos especialistas em oncologia clínica, neurocirurgia, radioterapia, radiologia, patologia e equipe multiprofissional discutem todos os casos para a tomada de decisão médica –, é possível entregar um atendimento personalizado e integrado.

Entre os serviços disponíveis, está a Clínica Integrada de Neuro-Oncologia, onde o paciente é atendido em um único momento e local de forma sequencial pelo Neurocirurgião, Oncologista Clínico e Radio-oncologista. Ao final do atendimento, o paciente recebe um parecer integrado sobre a conduta do seu caso e também, em caso de necessidade, sai com todos os exames e procedimentos agendados.

“Quando temos a oportunidade de discutir e consensuar condutas para casos neuro-oncológicos com outros neurocirurgiões, oncologistas, radio-oncologistas, neurorradiologistas, adquirimos a convicção de que oferecemos soluções de forma personalizada para nossos pacientes. Esta é a entrega do Board de Neuro-oncologia aliada à melhor tecnologia em tratamento que está plenamente disponível no HMD”, reforça o neurocirurgião do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Luiz Carlos de Alencastro.

O objetivo da Clínica Integrada é entregar agilidade e efetividade num momento tão delicado para o paciente.

Para mais informações, clique aqui ou agende sua consulta pelo telefone (51) 3230-6000 ou WhatsApp (51) 3230-6001.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).