Tumores Cerebrais: a importância de um atendimento multidisciplinar

A complexidade dessas lesões requer um tratamento integrado e multidisciplinar


A ocorrência de pacientes acometidos por tumores do sistema nervoso central é cada vez mais maior por duas razões: aumento na longevidade da população e melhor rastreamento dos casos oncológicos.

Estes tumores podem ser benignos ou malignos (câncer), primários (originados no próprio cérebro) ou metastáticos (originados em outras partes do corpo).

Estima-se que, no Rio Grande do Sul, sejam diagnosticados mais de 2200 novos casos por ano – somente considerando os tumores cerebrais malignos. A complexidade e diversidade dessas lesões requerem um tratamento integrado e multidisciplinar.

O Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus tem como missão entregar soluções no combate ao câncer. Com uma equipe altamente especializada na área da Neuro-Oncologia, através dos Tumor Boards – onde diversos especialistas em oncologia clínica, neurocirurgia, radioterapia, radiologia, patologia e equipe multiprofissional discutem todos os casos para a tomada de decisão médica –, é possível entregar um atendimento personalizado e integrado.

Entre os serviços disponíveis, está a Clínica Integrada de Neuro-Oncologia, onde o paciente é atendido em um único momento e local de forma sequencial pelo Neurocirurgião, Oncologista Clínico e Radio-oncologista. Ao final do atendimento, o paciente recebe um parecer integrado sobre a conduta do seu caso e também, em caso de necessidade, sai com todos os exames e procedimentos agendados.

“Quando temos a oportunidade de discutir e consensuar condutas para casos neuro-oncológicos com outros neurocirurgiões, oncologistas, radio-oncologistas, neurorradiologistas, adquirimos a convicção de que oferecemos soluções de forma personalizada para nossos pacientes. Esta é a entrega do Board de Neuro-oncologia aliada à melhor tecnologia em tratamento que está plenamente disponível no HMD”, reforça o neurocirurgião do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Luiz Carlos de Alencastro.

O objetivo da Clínica Integrada é entregar agilidade e efetividade num momento tão delicado para o paciente.

Para mais informações, clique aqui ou agende sua consulta pelo telefone (51) 3230-6000 ou WhatsApp (51) 3230-6001.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.