TRATAMENTO QUE NÃO PODE ESPERAR A PANDEMIA PASSAR

Adelino após recuperação do procedimento cirúrgico para a correção de três hérnias inguinais.

O Hospital Mãe de Deus vem reforçando, desde março, que pacientes com doenças crônicas ou que precisam passar por cirurgias, com orientação de seus médicos assistentes, não podem esperar a pandemia passar. É o caso do paciente Adelino, 72 anos, que passou por um procedimento cirúrgico para a correção de três hérnias inguinais.

Dono de uma ferragem no bairro Menino Deus, o comerciante se queixava de muitas dores para andar e fazer atividades físicas: “Eu sentia muita dor. Me incomodava tanto que precisava sentar por um tempo para a dor passar”, comenta Adelino.  O desconforto fez com que ele procurasse o cirurgião do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Marcelo Beck Guimarães, para a realização de uma cirurgia eletiva, no final do mês de maio: “O paciente tinha hérnia inguinal bilateral, uma delas recidivada – que havia sido tratada e retornou – com risco de encarceramento. Complicações sérias poderiam conviver com ele por muito mais tempo. Realizamos a correção de hérnia videolaparoscópica com telas 3D armadas para fechar os orifícios herniários por dentro da cavidade abdominal. Com as telas colocadas adequadamente, o risco de recidiva é muito baixo”, explica o cirurgião.

Após dois dias de internação e um período de recuperação, Adelino vive hoje uma vida normal, sem dores e com a prática de suas caminhadas e atividades físicas de volta a sua rotina. Mesmo em meio à pandemia ele se sentiu seguro em procurar o Hospital: “Eu recomendo que as pessoas que estão com algum sintoma, venham. Me enchi de coragem para fazer a cirurgia por que confio no Hospital. Os cuidados foram excelentes, nota dez. Muita gente acaba adoecendo em casa por medo”, comenta o comerciante. Dr. Marcelo ressalta a importância dos procedimentos que não podem esperar a pandemia passar: “Mais arriscado seria não fazer. A situação dele não podia esperar seis meses. As cirurgias que não podem esperar não devem ser adiadas. Nós confiamos nos processos e protocolos assistenciais do Hospital, que são muito seguros, com uma equipe técnica qualificada.”

Com processos assistenciais seguros e medidas como a adaptação de fluxos de atendimento e ambientes, dividindo a circulação entre pacientes suspeitos de Covid-19 e outras doenças, a instituição reforça sua qualidade dos serviços para que médicos e pacientes definam o melhor momento para seus procedimentos.

CIRURGIAS ELETIVAS

Para oferecer mais segurança aos pacientes durante este período, algumas iniciativas foram implantadas, como: a criação de um comitê composto por cirurgiões de diferentes especialidades do Corpo Clínico do Hospital, que auxiliam nas decisões a respeito de manter um serviço preparado e seguro para os pacientes e médicos; o check-in no leito,para reduzir o tempo de espera, o paciente pode optar em ir direito para o quarto e seu check-in é feito já no leito; triagem de sintomas gripais ao telefone e presencialmente, entre outros.

Como primeira e mais importante estratégia, o Hospital Mãe de Deus recomenda que a consulta pré-anestésica seja realizada pelo médico anestesiologista através de ferramentas à distância. A instituição solicita que todos os pacientes com procedimentos agendados tenham esta consulta realizada.

TODA SAÚDE IMPORTA

Conheça todas as iniciativas do Hospital para atender com mais segurança todos os pacientes. Clique e saiba mais! 

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Cirurgia inovadora para doença hemorroidária 

Na última semana, a proctologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dra. Marlise Mello Cerato Michaelsen, recebeu o cirurgião do Hospital Nove de Julho, de São Paulo, Dr. Mateus Rotta, para realizar este procedimento inovador e inédito no estado do Rio Grande do Sul: o tratamento cirúrgico da doença hemorroidária com Endopex.

Triagem Cardiovascular Avançada completa três anos

Novembro marca uma data importante para o Hospital Mãe de Deus. Após inúmeros pacientes atendidos e diversos desafios enfrentados, a Triagem Cardiovascular Avançada da Emergência do Hospital comemora três anos desde sua concepção, em 2017.

Câncer de Próstata – Podcast Hora da Consulta #12

Neste episódio, vamos falar sobre formas de prevenção e tratamento deste tipo de câncer, que deve ser combatido o ano inteiro, não apenas em novembro. Os nossos convidados são o gestor e oncologista do Centro Integrado de Oncologia, Dr. Alan Azambuja, e o urologista do Centro Integrado de Oncologia, Dr. Herbert Sauer.