Soluções integradas no combate ao câncer: Conheça os diferenciais do Centro Integrado de Oncologia

Tumor Board reúne médicos de diferentes especialidades para analisar e discutir detalhadamente os casos

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO), o câncer é a segunda causa mais frequente de mortalidade nas Américas, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. Somente em 2020, estima-se que 4 milhões de pessoas foram diagnosticadas no continente. Por isso, a atenção e o cuidado com essa doença tem sido um dos focos de profissionais da saúde do mundo inteiro, que buscam  alternativas cada vez mais avançadas para o seu enfrentamento.

Para atender essa necessidade, o Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus conta com mais de 100 profissionais,  entre médicos oncologistas, radio-oncologista, cirurgiões, nutricionistas, físicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos e toda equipe de apoio, que atuam para trazer as melhores e mais qualificadas soluções para os pacientes. 

Por isso, nesse Dia Mundial do Câncer(04/02), preparamos um material especial para você conhecer um pouco mais sobre os serviços oferecidos pelo CIO para enfrentar essa patologia tão prevalente.

Nossos diferenciais: Estrutura completa e equipe capacitada

A estrutura conta com uma Unidade de Internação Ambulatorial, localizada na rua Costa 30, uma Unidade de Internação na avenida José de Alencar, onde funciona também a Emergência Oncológica, com médicos oncologistas de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana. E ainda, a 10 minutos de distância, possui a Unidade de Radioterapia, localizada na rua Orfanotrófio, 299.

Para garantir a segurança e eficiência dos processos, possui protocolos assistenciais baseados em Linhas de Cuidado, enfermeiras de referências exclusivas e extensão do acompanhamento e seguimento dos pacientes de forma diferenciada. Além disso, oferece Núcleo de Tratamento da Dor e Cuidados Integrais e Serviço de Genética Médica para estudo de casos.

Nossos diferenciais: Clínica Integrada 

A agilidade na tomada de decisão é essencial para garantir os melhores resultados no combate ao câncer. Por isso, estratégias para reduzir o tempo entre diagnóstico e a definição da melhor terapia para cada caso são tão importantes. Esse é um dos objetivos das Clínicas Integradas do CIO.

A iniciativa proporciona um atendimento multidisciplinar sequencial, com consultas com as três grandes especialidades chaves para a assistência oncológica (oncologia clínica, radioterapia e cirurgia) no mesmo dia, facilitando a vida do paciente, que já sai com uma jornada estabelecida e com todos os exames e procedimentos agendados após a análise e a discussão entre a equipe

O caminho do paciente na Clínica Integrada

“As clínicas integradas de oncologia são o método mais completo para o tratamento e a avaliação de um paciente com câncer. Em uma mesma consulta, ele é visto por três especialistas, nesse mesmo momento, sai com uma avaliação e uma definição de qual vai ser o tratamento dele. Mais agilidade, conforto e segurança no momento que ele mais precisa”, ressalta o gestor médico do CIO Dr. Alan Azambuja.

Nossos diferenciais: Tumor Board

Uma doença complexa como o câncer exige uma abordagem multidisciplinar. Para isso, o CIO utiliza os Tumor Boards.

O projeto reúne médicos de diferentes áreas para analisar e discutir detalhadamente os casos, utilizando os conhecimentos individuais para ampliar esse olhar. Todas as informações são coletadas e organizadas através de uma plataforma digital, permitindo que os dados sejam apresentados da melhor forma para a tomada de decisões. Essa integração promove um melhor gerenciamento do caso e consequentemente, uma maior precisão do plano terapêutico.

“O grande benefício, além da resposta muito mais rápida, é essa visão em conjunto, que é muito aprimorada. Segundo a literatura médica, ela muda direcionamento em até 30% dos casos discutidos, trazendo resultados positivos para os pacientes”, explica o gestor médico do CIO Dr. Jairo Lewgoy.

Nossos diferenciais: Segunda Opinião

O serviço de Segunda Opinião Médica permite que pacientes e médicos de qualquer instituição possam solicitar mais uma avaliação do nosso time de especialistas. Esse novo parecer pode ser decisivo na discussão de opções de tratamento e na certeza da escolha da melhor conduta, uma importante ferramenta para alcançar o desfecho ideal.

Com uma plataforma simples e intuitiva, o encontro é feito via teleconferência, acabando com as barreiras da distância, ou pessoalmente. Esse formato, com debate e de troca de experiências, apresenta resultados superiores e uma ótima repercussão no tratamento.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).