Apresentação

O Serviço de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus oferece o que há de mais moderno e seguro no combate ao câncer. Tornou-se referência nacional não apenas por sua alta capacidade técnica, mas por seu atendimento acolhedor que estende a atenção ao paciente e à sua família. Conta com uma equipe multidisciplinar completa composta por Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Psicologia. O Serviço ainda destaca-se por ser pioneiro no Brasil na utilização do Hipofracionamento como protocolo de tratamento e da implementação das técnicas moduladas com VMAT (RapidArc®) na região sul.

A Radioterapia é uma técnica de tratamento local e/ou regional que utiliza radiações ionizantes de forma controlada e planejada para o tratamento do câncer. O objetivo é entregar uma dose de radiação precisamente calculada a um volume tumoral com o mínimo de danos às estruturas vizinhas sadias, resultando na erradicação do tumor e/ou na melhoria da qualidade de vida. Essa técnica pode ser empregada de forma exclusiva ou associada a outros métodos terapêuticos, tais como Quimioterapia e Cirurgia.

Diferenciais

  • Tempo de espera para iniciar tratamento
  • Experiência e pioneirismo em tecnologias avançadas
  • Máscaras abertas para tratamento
  • Equipe multidisciplinar - Odonto
  • Infraestrutura, estacionamento e pátio
  • Trilogy: Equipamento de Radioterapia de alta tecnologia para o tratamento do câncer. Equipado com o colimador de maior definição do mercado. (HDMLC)
  • Know How: Equipe mais experiente em alta tecnologia no Sul do Brasil. Experiência também na utilização de protocolos de tratamentos hipofracionados, ou seja, tratamentos em menos aplicações.

  • Equipe Multidisciplinar: Equipe completa e especializada em oncologia, composta por Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Psicologia.
  • Atendimento Humanizado: Ambiente confortável, amplo jardim e estacionamento privativo. Único serviço do estado que disponibiliza máscaras tipo “aberta” para pacientes de tratamentos de crânio e cabeça e pescoço.

Atende pacientes por convênios e particulares.

Equipe

Diretor Técnico

  • Dra. Andréa Barleze da Costa

Equipe Médica

  • Dra. Andréa Barleze da Costa
  • Dr. Cláudio Dorneles Sá Brito
  • Dra. Débora Cristina Weschenfelder
  • Dra. Márcia Medaglia Grussner

Tratamentos/Procedimentos

  • Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR)
  • Braquiterapia de Baixa Taxa de Dose (LDR) da Próstata
  • Hipofracionamento e SBRT de Próstata
  • Planejamentos em 4D e PET/CT
  • Procedimentos de Reirradiação
  • Radiocirurgia e Radioterapia Estereotáxica Fracionada
  • Radioterapia com Arco Modulado Volumetricamente – VMAT (RapidArc®)
  • Radioterapia com Intensidade Modulada (IMRT)
  • Radioterapia Conformada Tridimensional (3D)
  • Radioterapia Estereotáxica Corpórea (SBRT)
  • Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT)

Perguntas Frequentes

Eliminar a doença ou impedir a sua progressão, podendo ser aplicada de forma isolada ou combinada a outro tipo de tratamento, como quimioterapia, cirurgia ou terapia hormonal. A radioterapia poderá ser utilizada em pacientes que apresentem comprometimento ósseo por tumor ou para outras finalidades terapêuticas.

Os tipos de radioterapia são: radioterapia externa (teleterapia), radioterapia interna e radioterapia
de contato (braquiterapia). Cada modalidade terapêutica será empregada conforme indicação clínica dos pacientes a serem tratados.

- Radio-oncologista ou radioterapeuta: profissional médico especialista em radio-oncologia, responsável por recomendar o tratamento adequado, a área a ser tratada, a dose a ser empregada e a duração do tratamento. Também é responsável por avaliar a resposta obtida ao tratamento e os seus efeitos colaterais, bem como por garantir o melhor controle de qualidade.

 - Físico-médico: profissional formado em física, com especialização em física médica, na área de radioterapia, responsável por realizar o planejamento do tratamento e os cálculos, bem como por definir como a dose deve ser administrada, de modo a irradiar o alvo e poupar, ao máximo, os tecidos sadios. Também é responsável pela radioproteção do serviço, a calibragem e os ajustes do equipamento.

- Tecnólogos e técnicos de radioterapia: profissionais que operam os equipamentos, posicionam os pacientes durante as sessões de radioterapia e executam o que foi planejado pelo médico e o físico-médico.

- Enfermeiro: profissional formado em enfermagem, responsável por realizar avaliações e orientações antes, durante e após o tratamento radioterápico. Também é responsável por orientar e liberar o plano de cuidados para o técnico de enfermagem.

 - Técnico de enfermagem: profissional que tem a função de acompanhar e executar os planos de cuidados deliberados pelo médico e o enfermeiro, acompanhando o paciente durante todo o tratamento.

Radioterapia totalmente realizada em imagens tridimensionais do paciente, que requer, no mínimo, uma Tomografia Computadorizada para o planejamento. Também pode-se fazer uso de imagens de Ressonância Magnética e PET/CT para melhor delineamento e análise das lesões.

É um tratamento completamente individualizado, onde cada lesão e todos os órgãos próximos são analisados em cada caso; desta forma cada planejamento é personalizado e leva em consideração a anatomia exata de cada paciente e suas características próprias.

Ex.: Caso de tratamento de câncer de Mama

A modalidade de Image Guided Radiation Therapy (IGRT) consiste em realizar imagens no momento do tratamento. No Mãe de Deus realizamos IGRT com Cone Beam CT, ou seja, se realiza uma tomografia do paciente para verificar a exata localização dos tumores, bem como qualquer variação de órgãos internos do paciente. É exatamente enxergar e “ajustar a mira” diariamente, antes da aplicação.

Essa verificação é o padrão ouro de imagens para conferência pré-tratamento, e permite realizar as mais modernas e precisas técnicas de Radioterapia, como Radiocirurgia, Radioterapia Estereotáxica e SBRT.

Técnica de radioterapia que além de possuir todas características de imagens da Radioterapia Conformada Tridimensional (3DRCT) agrega a capacidade de modulação da dose, ou seja, de entregar uma dose ainda mais precisa nos tumores poupando ao máximo os tecidos sadios próximos. Possibilita ainda tratar regiões diferentes, com doses diferentes, adaptando ainda mais o tratamento para cada situação clínica.

Essa modulação é feita através do movimento de lâminas (MLC) acopladas ao equipamento enquanto o feixe de radiação está ativo. Equipado com o MLC de mais alta definição do mercado de Radioterapia, o Serviço de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus também é o centro pioneiro no sul do Brasil na utilização desta técnica.

Uma das tecnologias mais modernas disponíveis em Radioterapia no mundo, a técnica de RapidArc® reúne as vantagens da técnica de IMRT mas agrega ainda mais modulação. O equipamento gira continuamente ao redor do paciente e varia também a quantidade de radiação emitida, além de movimentar as lâminas de colimação. O resultado é um tratamento ainda mais direcionado aos alvos e com maior proteção dos órgãos de risco adjacentes e com o benefício de ser entregue em poucos minutos.

A aplicação da Radiação pode ser realizada em menos de 5 minutos, garantindo maior conforto e reprodutibilidade. Aliado ao know-how da equipe do Mãe de Deus, centro pioneiro no sul do país e com a maior experiência na utilização da técnica, garantimos tratamentos altamente focalizados, rápidos, seguros e eficientes.

Com o avanço da tecnologia e precisão da radioterapia moderna, conseguimos irradiar lesões encefálicas com altíssimas doses de radiação, muitas vezes em uma única aplicação. Esta técnica, que ficou conhecida por Radiocirurgia consiste em tratar lesões encefálicas com doses ablativas e precisão submilimétrica.

Outro diferencial importante é o know how da equipe do Mãe de Deus que possibilita o tratamento de múltiplas lesões em apenas uma aplicação, de no máximo 30minutos, com técnica de RapidArc® e a precisão das lâminas de alta definição.

Com a utilização de artifícios das técnicas de última geração de entrega de dose, como o RapidArc® e a segurança do sistema de IGRT por Cone Beam, tornou-se possível realizar Radiocirurgia não só em lesões encefálicas, mas também em vários sítios do corpo. Esta técnica, que ficou conhecida por SBRT e significa tratar lesões diversas, com doses ablativas, precisão submilimétrica e no máximo em 5 aplicações.

Além de tratamentos de Pulmão, Fígado, Pâncreas e Metástases Ósseas, o Serviço de radioterapia do Mãe de Deus destaca-se pelos tratamentos de SBRT de Próstata, alinhando-se aos protocolos mais atuais de tratamento de câncer no mundo.

Com a utilização de artifícios das técnicas de última geração de entrega de dose, como o RapidArc® e a segurança do sistema de IGRT por Cone Beam, tornou-se possível realizar o tratamentos de SBRT de Próstata, alinhando-se aos protocolos mais atuais de tratamento de câncer no mundo. Com esta técnica conseguimos reduzir de 20 aplicações (hipofracionamento utilizado como padrão na instituição) para apenas 5 aplicações, com segurança, comodidade e eficiência.

A Braquiterapia consiste em uma modalidade de tratamento onde uma pequena fonte radioativa, de alta atividade, é conduzida por uma sonda até que esteja em contato ou fique muito próxima à região de tratamento. Realizada com uma fonte de Irídio 192 de alta taxa de dose (HDR), com um equipamento e aplicadores específicos, permite altíssimas dose de radiação extremamente localizadas.

Com apoio das áreas de diagnóstico do hospital e, em especial, da Medicina Nuclear, a Unidade de Radioterapia do Mãe de Deus destaca-se por oferecer o PET/CT em 4D. Além da imagem fisiológica do PET, que permite identificar com maior precisão as áreas doentes, também pode-se verificar a movimentação dos tumores e órgãos internos

A reirradiação, ou re-tratamento de uma região previamente tratada com Radioterapia, é um procedimento que exige muito cuidado e durante muito tempo foi quase sempre contraindicado.

Entretanto, com avanço das técnicas de Radioterapia, como a técnica de VMAT e também das modalidades de imagem (IGRT), tornou-se possível utilizar novamente a Radioterapia em casos selecionados e com segurança mesmo em sítios muito complexos, como tumores da Cabeça e Pescoço e Tórax. Também são candidatos em casos selecionados tumores de Próstata e especialmente Metástases Ósseas dolorosas.

Mãe de Deus

DEMAIS UNIDADES DE SAÚDE AESC

  • CAPS AD III Noroeste/ Humaitá/Navegantes/Ilhas

    (51) 3230.6362 · 3230.6363

    Av. Pernambuco, 1700 - Porto Alegre/RS

    Como chegar
  • CAPSad III Partenon Lomba do Pinheiro

    (51) 3230.6360 · 3230.6361

    Rua Dona Firmina, 144 - Porto Alegre/RS

    Como chegar
  • CAPS AD III Sul/Centro-sul

    (51) 3230.6364 · 3230.6365

    Av. Cavalhada, 1930 - Porto Alegre/RS

    Como chegar
  • Emergência em Saúde Mental IAPI

    (51) 3289.3456

    Rua Valentim Vicentini, S/N - Porto Alegre/RS

    Como chegar
  • Hospital Santa Luzia

    (51) 3665.7100

    Rua Dom Luís Guanella, 2864 - Capão da Canoa/RS

    Como chegar
  • Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

    (51) 3626.9300

    Rua Manoel José de Matos Pereira, 260 - Torres/RS

    Como chegar
  • Hospital Santa Ana

    (51) 3317.8142

    Praça Simões Lopes Neto, 175 - Teresópolis - Porto Alegre/RS

    Como chegar
  • CAPS AD IV – Centro/Céu Aberto

    (51) 3230.6366 · 3230.6367

    Rua Comendador Coruja, 97 - Porto Alegre/RS

    Como chegar