Projeto de machine learning coloca o Hospital Mãe de Deus entre as 100 empresas mais inovadoras do país

Chief Information Officer da AESC, Fabricio Dhein, representou o HMD na cerimônia de entrega da premiação

Usar os dados do passado para atender com mais eficiência e segurança os pacientes no presente. Assim funciona o projeto desenvolvido no Hospital Mãe de Deus, que utiliza o aprendizado de máquina (machine learning) para facilitar e melhorar a operação da Instituição. Além de trazer grandes benefícios para o processo assistencial e para o fluxo, a iniciativa já foi reconhecida externamente.

O HMD foi eleito uma das 100 empresas mais inovadoras no Uso de TI no Brasil pela IT Mídia. O case inscrito foi o do preditor da internação de pacientes atendidos na emergência, e a cerimônia oficial da premiação aconteceu no dia 24 de novembro, com a presença do Chief Information Officer da Aesc, Fabrício Dhein.

O início do projeto

O processo surgiu a partir de uma demanda vinda da área de Gestão de Fluxo, que queria identificar de maneira mais simples quem precisará de  CTI após a realização de cirurgias.

A partir do pedido, a equipe da Tecnologia e Desenvolvimento desenvolveu códigos capazes de analisar as informações de casos antigos presentes no banco de dados do hospital para determinar a probabilidade disso ocorrer para cada paciente. Os resultados auxiliam a equipe assistencial a identificar de forma rápida possíveis necessidades, erros ou problemas.

“Os preditores permitem que eu veja as coisas antes delas acontecerem, auxiliando na construção de um planejamento mais embasado e adequado. Essa é a lógica que a gente quer levar para o Command Center cada vez mais. No passado, nós éramos reativos. Montávamos planos de ação a partir da identificação dos problemas. Hoje, estamos em uma linha proativa, usando o conhecimento do passado para antever”, conta o gerente de Fluxo do HMD, Dr. Marcius Prestes, que participou da criação e implantação das ferramentas que já estão disponíveis e em funcionamento.

“O foco é sempre ser mais eficiente e, para isso, a previsibilidade é importante. Não podemos agir apenas quando não temos mais tempo de mudar. Temos que agir preventivamente”, explica o coordenador de BI e analytics da AESC, Maicon de Freitas.

A proposta é expandir esse trabalho, oferecendo ferramentas similares para apoiar os processos de mais setores na Instituição. Por isso, a equipe do projeto quer ampliar o seu alcance, ouvindo ideias, necessidades e propostas. “Cada um sabe a sua dor e o que pode ser melhorado, automatizado. Como começamos recentemente, essa captação é muito importante. Queremos entender os anseios de cada área para ajudar e facilitar a vida de todos”, enfatiza cientista de dados da AESC, Leonardo Borges.

Conheça os Preditores:

  • Internação no CTI Pós-cirurgia: Avalia as chances das cirurgias demandarem internação no CTI. Antes, as enfermeiras de fluxo revisavam cada caso individualmente. Agora, o preditor aponta aqueles que merecem uma atenção especial, reduzindo a chance de erros e permitindo um melhor planejamento para a distribuição dos leitos;
  • Jornada do paciente em recuperação pós-operatória: Com o histórico de dados do tempo médio de realização de cada procedimento por cada médico somado ao conhecimento do tipo de anestesia que será utilizado, o preditor avalia quando o paciente precisará de leito disponível. Com isso, é possível organizar a alocação dos espaços de acordo com as prioridades;
  • Internação de pacientes atendidos na emergência: Com base nas informações da triagem, exames, procedimentos e medicações solicitados, a ferramenta prevê a probabilidade do paciente em atendimento na emergência precisar de internação, permitindo uma melhor programação e agilidade para disponibilização dos leitos.
Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Serviços afetados em decorrência do temporal

Em decorrência da forte chuva do final da tarde desta quarta-feira (26), que provocou transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente, no bairro Menino Deus, houve o alagamento dos acessos ao Hospital Mãe de Deus pela Rua Costa, afetando algumas áreas da Instituição. Confira os serviços afetados.

Hospital Mãe de Deus realiza primeira crioablação para tratamento de metástase óssea

Possibilitar a remoção destruição de tumores de maneira segura e sem cortes, trazendo uma recuperação mais rápida e com menos chances de complicações. Esse é o objetivo da crioablação (destruição por congelamento) guiada por tomografia. Após a utilização da técnica em casos de câncer renal, agora, a equipe do Hospital Mãe de Deus realizou o primeiro procedimento para tratamento de um tumor ósseo.