PRECISAMOS FALAR SOBRE SETEMBRO AMARELO

 

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Segundo dados do boletim sobre suicídios do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, ocorreram 62.804 mortes por suicídio no Brasil e 48.204 tentativas de suicídio. Entre mais de 1 milhão de suicídios que ocorrem no mundo todos os anos, 96,8% estão relacionados a transtornos mentais: depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Com o objetivo de evitar e reduzir estes números, uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), incentivo ou combate ao estigma e preconceito sobre o tema.

Confira os dez principais fatores de risco e sinais de alerta que podem ajudar na prevenção de suicídio:

IMAGEM

Pergunte, ouça e procure ajuda!

Fique atento aos sinais e cuide de seus amigos e familiares. Você pode salvar vidas. Cerca de 50% a 60% das pessoas que morrem por suicídio nunca consultam um profissional de saúde mental ao longo da vida.

A Associação Educadora São Carlos (AESC), responsável pelo Hospital Mãe de Deus, faz uma gestão de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Os CAPS recebem cuidados em saúde mental em comunidades e têm papel de reduzir o número de internações hospitalares.

O CAPS AD III Noroeste / Humaitá / Navegantes / Ilhas, localizado na Av. Pernambuco, 1700 – Porto Alegre / RS, possui parceria com o serviço CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e ameaça ao suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e usam. A realização de grupos abertos na comunidade ocorre na primeira e terceira segunda-feira do mês, às 13h30.

Sob sigilo total, 24 horas e todos os dias, ligue 188 (ligação gratuita) ou utilize o chat e-mail pelo site www.cvv.org.br

Saiba mais:
https://www.setembroamarelo.com/
http://www.saude.gov.br/saude-de-az/suicidio

 

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Tratamento cardíaco pós internação

Para que nossos pacientes cardíacos que recebem alta possam sair tranquilos, o Hospital Mãe de Deus criou o Serviço Integrado de Transição (SIT). No momento do check-out hospitalar, uma consulta já é agendada para 48 horas após a saída.

Conheça o Centro de Medicina Intervencionista do Hospital Mãe de Deus

Unindo equipamentos de imagem de última geração com a expertise de uma equipe altamente capacitada, com o objetivo de oferecer tratamentos com alta precisão, tempo de recuperação mais curto e baixo risco de complicações para os pacientes, o Hospital Mãe de Deus conta com um Centro de Medicina Intervencionista.

Checkup no podcast “Hora da Consulta”

A pandemia do coronavírus fez com que as pessoas redobrassem os cuidados com as mais variadas doenças. Mas, afinal, qual seria a melhor forma de prevenção? Com que frequência eu devo realizar exames? É sempre adequado estar com o checkup em dia?

O que é o refluxo e quais são os seus sintomas?

Refluxo é um quadro caracterizado pelo retorno do conteúdo do estômago em direção à boca, causando sintomas como sensação de queimação, gosto amargo na boca, vômitos e dificuldade para engolir alimentos. Se não for tratado corretamente, pode provocar uma intensa inflamação na parede do esôfago, podendo evoluir para quadros mais graves.