PRECISAMOS FALAR SOBRE SETEMBRO AMARELO

 

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Segundo dados do boletim sobre suicídios do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, ocorreram 62.804 mortes por suicídio no Brasil e 48.204 tentativas de suicídio. Entre mais de 1 milhão de suicídios que ocorrem no mundo todos os anos, 96,8% estão relacionados a transtornos mentais: depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Com o objetivo de evitar e reduzir estes números, uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), incentivo ou combate ao estigma e preconceito sobre o tema.

Confira os dez principais fatores de risco e sinais de alerta que podem ajudar na prevenção de suicídio:

IMAGEM

Pergunte, ouça e procure ajuda!

Fique atento aos sinais e cuide de seus amigos e familiares. Você pode salvar vidas. Cerca de 50% a 60% das pessoas que morrem por suicídio nunca consultam um profissional de saúde mental ao longo da vida.

A Associação Educadora São Carlos (AESC), responsável pelo Hospital Mãe de Deus, faz uma gestão de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Os CAPS recebem cuidados em saúde mental em comunidades e têm papel de reduzir o número de internações hospitalares.

O CAPS AD III Noroeste / Humaitá / Navegantes / Ilhas, localizado na Av. Pernambuco, 1700 – Porto Alegre / RS, possui parceria com o serviço CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e ameaça ao suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e usam. A realização de grupos abertos na comunidade ocorre na primeira e terceira segunda-feira do mês, às 13h30.

Sob sigilo total, 24 horas e todos os dias, ligue 188 (ligação gratuita) ou utilize o chat e-mail pelo site www.cvv.org.br

Saiba mais:
https://www.setembroamarelo.com/
http://www.saude.gov.br/saude-de-az/suicidio

 

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Cirurgia inovadora para doença hemorroidária 

Na última semana, a proctologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dra. Marlise Mello Cerato Michaelsen, recebeu o cirurgião do Hospital Nove de Julho, de São Paulo, Dr. Mateus Rotta, para realizar este procedimento inovador e inédito no estado do Rio Grande do Sul: o tratamento cirúrgico da doença hemorroidária com Endopex.

Triagem Cardiovascular Avançada completa três anos

Novembro marca uma data importante para o Hospital Mãe de Deus. Após inúmeros pacientes atendidos e diversos desafios enfrentados, a Triagem Cardiovascular Avançada da Emergência do Hospital comemora três anos desde sua concepção, em 2017.

Câncer de Próstata – Podcast Hora da Consulta #12

Neste episódio, vamos falar sobre formas de prevenção e tratamento deste tipo de câncer, que deve ser combatido o ano inteiro, não apenas em novembro. Os nossos convidados são o gestor e oncologista do Centro Integrado de Oncologia, Dr. Alan Azambuja, e o urologista do Centro Integrado de Oncologia, Dr. Herbert Sauer.