Oncocardiologia: conheça mais esta forte aliada contra o câncer

O Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus possui, em conjunto com a Cardiologia, o serviço de Oncocardiologia.  O Ambulatório vem beneficiando amplamente os pacientes do CIO durante esta trajetória. 

De acordo com o gestor médico do CIO, Dr. Alan Azambuja, a Oncocardiologia é uma subespecialidade que visa atender os pacientes oncológicos de uma forma mais “completa”, observando, assim, as alterações cardiológicas que esses pacientes podem ter.

Para os coordenadores do serviço, Dr. Euler Manenti e Dr. Eduardo Schlabendorff, ambos cardiologistas do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, os principais objetivos deste acompanhamento são:

– Prevenção, reconhecimento e manejo dos fatores de risco cardiovasculares;
– Detecção e tratamento da cardiopatia subclínica em pacientes de alto risco cardiovascular;
– Manejo das cardiopatias crônicas para início seguro do tratamento oncológico;
– Identificação precoce e manejo adequado do possível desenvolvimento de toxicidade ao sistema cardiovascular ao longo do tratamento oncológico;
– Seguimento do paciente após o tratamento oncológico para detecção de efeitos tardios de cardio-vasculotoxicidade.

Mais do que proporcionar que as duas especialidades atuem juntas, a Oncocardiologia do CIO é responsável por trazer melhores resultados aos tratamentos. É o que aponta o coordenador da Hematologia do CIO, Dr. Marcelo Capra. “A importância do Ambulatório especializado é justamente proporcionar para o paciente que faz o seu tratamento contra o câncer a melhor terapia contra a doença, dentro do melhor suporte cardiológico”, ressalta.

Serviço é coordenado pelos cardiologistas do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Euler Manenti (E) e Dr. Eduardo Schlabendorff (D)

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Câncer colorretal no podcast “Hora da Consulta”

Março é o mês de prevenção ao câncer colorretal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda mais frequente entre homens, ficando atrás do câncer de próstata, e a segunda mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.