Oncocardiologia: a união de especialidades em prol do paciente


A Oncocardiologia do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus foi especialmente projetada para beneficiar os pacientes em tratamento Oncológico. A união das duas especialidades, oncologia e cardiologia, é fundamental na jornada do paciente, trazendo maior segurança e possibilitando a conclusão do tratamento oncológico com menor risco de desenvolvimento de toxicidade e propiciando uma melhor condução do tratamento.

De acordo com o coordenador médico e oncologista clínico do CIO, Dr. Jairo Lewgoy, a Oncocardiologia é uma forte aliada no manejo dos possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento. Isso potencializa a chance dos melhores resultados. O manejo profilático e o acompanhamento de possíveis eventos cardiotóxicos diminuem as chances destes eventos interferirem no tratamento oncológico, permitindo que o paciente receba a sua medicação de forma adequada, completa o Dr. Ricardo Silva, oncologista clínico do CIO. 

Para os coordenadores do serviço, Dr. Euler Manenti e Dr. Eduardo Schlabendorff, ambos cardiologistas do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, os principais objetivos deste acompanhamento são:

– Prevenção, reconhecimento e manejo dos fatores de risco cardiovasculares;

– Detecção e tratamento da cardiopatia subclínica em pacientes de alto risco cardiovascular;

– Manejo das cardiopatias crônicas para início seguro do tratamento oncológico;

– Identificação precoce e manejo adequado do possível desenvolvimento de toxicidade ao sistema cardiovascular ao longo do tratamento oncológico;

– Seguimento do paciente após o tratamento oncológico para detecção de efeitos tardios de cardio-vasculotoxicidade.

Saiba mais sobre o serviço de Oncocardiologia do Centro Integrado de Oncologia: https://www.maededeus.com.br/servico/centro-integrado-de-oncologia/

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Saiba mais sobre a cefaleia e como tratá-la

Muito provavelmente, em algum momento da sua vida, você já tenha tido cefaleia. Esse é termo médico para dor de cabeça. Para entender melhor sobre os tipos, sintomas e tratamento para esse problema, nesse Dia Nacional da Cefaleia (19.05), conversamos com a neurologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dra. Alessandra Castro Martins, sobre o tema.

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.