Novo espaço físico e equipamento marcam a retomada dos atendimentos na Densitometria Óssea

O exame mais indicado para acompanhar as alterações que ocorrem no esqueleto

Com o aumento da longevidade, a perda de massa óssea inerente ao passar dos anos se tornou uma questão de saúde pública em âmbito mundial, sendo sua principal consequência a Osteoporose. O exame mais indicado para acompanhar as alterações que ocorrem no esqueleto é a Densitometria Óssea com tecnologia DXA (Dual X-Ray Absorptiometry) e, para atender esse público, o Hospital Mãe de Deus realizou uma reestruturação no seu serviço. O agendamento ocorre pelo telefone (51) 3230.6000.

O projeto contou com atualização do espaço físico e renovação tecnológica, com a aquisição de um novo equipamento, levando mais segurança, eficiência e agilidade para a leitura da massa óssea do paciente.

A importância da Densitometria para a sua saúde

A nossa massa óssea atinge um pico máximo por volta dos 18 anos de idade e começa a apresentar diminuição com o passar do tempo. Nas mulheres, a queda torna-se mais aguda a partir da menopausa, enquanto os homens demonstram reduções mais graduais. Por isso, de forma geral, a medição deve ser feita pela primeira vez no climatério ou, no máximo, aos 65 anos para o público feminino, e aos 70 anos para o masculino.

“É muito importante saber como está a qualidade do osso, pois, quando ele fica muito fraco, aumenta a chance de fraturas, um problema que pode ser muito grave para os idosos. A imobilização na terceira idade, mesmo a curto prazo, pode causar aceleração da perda muscular, que também ocorre com o passar dos anos, e favorece a formação de escaras e uma série de outras complicações”, explica o médico radiologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Lucio De Carli.

Para minimizar esses impactos, fique atento aos sinais que apontam a necessidade de mais atenção e de um acompanhamento regular:

– Histórico familiar de osteoporose ou fratura por trauma mínimo

– Baixo IMC (Índice de Massa Corpórea), com baixo peso  

– Sedentarismo

– Baixos níveis séricos de Vitamina D

– Alimentação nutricionalmente pobre

Este exame é também o mais indicado para Avaliação da Composição Corporal Tecidual, sendo o método mais acurado para cálculo das massas magra (nossos músculos) e gorda. Pode ser aplicado tanto para controle de dietas, em atletas amadores ou profissionais, e em outras diversas situações clínicas, como uso prolongado de certas medicações e condições metabólicas que comprometem estes tecidos.   

Quer prevenir ou melhorar a sua condição? As alternativas indicadas são o estímulo através de exercícios, desde simples caminhadas até a musculação, e a reposição de cálcio e vitamina D, sob orientação médica.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Serviços afetados em decorrência do temporal

Em decorrência da forte chuva do final da tarde desta quarta-feira (26), que provocou transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente, no bairro Menino Deus, houve o alagamento dos acessos ao Hospital Mãe de Deus pela Rua Costa, afetando algumas áreas da Instituição. Confira os serviços afetados.

Hospital Mãe de Deus realiza primeira crioablação para tratamento de metástase óssea

Possibilitar a remoção destruição de tumores de maneira segura e sem cortes, trazendo uma recuperação mais rápida e com menos chances de complicações. Esse é o objetivo da crioablação (destruição por congelamento) guiada por tomografia. Após a utilização da técnica em casos de câncer renal, agora, a equipe do Hospital Mãe de Deus realizou o primeiro procedimento para tratamento de um tumor ósseo.