Novo equipamento traz mais segurança para a investigação do câncer de próstata

O Hospital Mãe de Deus (HMD) conta com uma nova tecnologia que traz um diagnóstico ainda mais seguro e qualificado para o câncer de próstata. Oferecida apenas pelo HMD no Rio Grande do Sul, a ecografia com biópsia por via transperineal é uma alternativa que reduz as chances de complicações e eventos adversos, sem perder a qualidade dos resultados alcançados.

Na técnica tradicional, para acessar e coletar os fragmentos da próstata era preciso furar a parede do reto. Esse processo, apesar de bem tolerado, pode causar sangramentos e infecções, com um risco entre 3% e 5%. Com a biópsia transperineal, esse rompimento não será mais necessário, já que o acesso ocorre através do períneo, diminuindo as chances de contaminação para apenas 0,1%.

“Esse exame permite que a gente consiga fazer a abordagem de uma maneira mais segura para o paciente. Além disso, conseguimos visualizar uma área maior da próstata, avaliando com mais clareza as lesões na região anterior. Isso traz um diagnóstico mais completo e minimiza a possibilidade de perfurar outro órgão, como a alça do intestino ou a bexiga. Então, temos três vantagens: menor chance de infecção por germe agressivo, ausência de sangramento retal e melhor conduta em casos de lesões que ficam na parte anterior da glândula”, explica o médico radiologista do Corpo Clínico do HMD Dr. Sílvio Cavazzola.

O novo equipamento realiza ainda a fusão em tempo real das imagens colhidas durante o exame com as obtidas através de uma ressonância magnética feita anteriormente. Esse cruzamento possibilita o mapeamento da área e a identificação precisa do local que deve ser removido, permitindo a marcação correta de lesões de difícil visualização. “Quando temos uma lesão de próstata de menos de 1cm, o uso da fusão de imagem é bastante indicado. Com ele, podemos fazer o diagnóstico de lesões de até 5mm. Trata-se de uma doença ainda bastante inicial, o que propicia um tratamento precoce, trazendo maior probabilidade de cura”, salienta o Dr. Sílvio.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus completa um ano

Quando tempo é vida, contar com um fluxo de atendimento exclusivo, agilizando processos, pode fazer a diferença nos resultados alcançados. Com este objetivo o Hospital Mãe de Deus criou sua Emergência Cardioneurológica, em julho de 2021. Em seu primeiro ano, ela atendeu mais de seis mil pacientes, oferecendo uma estrutura completa para a assistência veloz das doenças cerebrovasculares, com equipe multidisciplinar capacitada, protocolos especializados e tecnologia de ponta.

Mãe de Deus realiza recanalização da veia porta com procedimento minimamente invasivo

A veia porta é responsável por levar entre 70% e 80% do sangue que chega ao fígado, trazendo os nutrientes que são absorvidos para metabolização no órgão. Por isso, qualquer interrupção no local traz grandes impactos para o organismo, podendo ser fatal. Em muitos casos, os tratamentos paliativos são os mais utilizados, por desconhecimento de uma técnica minimamente invasiva chamada recanalização da veia porta. O Hospital Mãe de Deus oferece esta alternativa capaz de solucionar este problema através do reestabelecimento do fluxo no local.