Novo equipamento traz mais segurança para a investigação do câncer de próstata

O Hospital Mãe de Deus (HMD) conta com uma nova tecnologia que traz um diagnóstico ainda mais seguro e qualificado para o câncer de próstata. Oferecida apenas pelo HMD no Rio Grande do Sul, a ecografia com biópsia por via transperineal é uma alternativa que reduz as chances de complicações e eventos adversos, sem perder a qualidade dos resultados alcançados.

Na técnica tradicional, para acessar e coletar os fragmentos da próstata era preciso furar a parede do reto. Esse processo, apesar de bem tolerado, pode causar sangramentos e infecções, com um risco entre 3% e 5%. Com a biópsia transperineal, esse rompimento não será mais necessário, já que o acesso ocorre através do períneo, diminuindo as chances de contaminação para apenas 0,1%.

“Esse exame permite que a gente consiga fazer a abordagem de uma maneira mais segura para o paciente. Além disso, conseguimos visualizar uma área maior da próstata, avaliando com mais clareza as lesões na região anterior. Isso traz um diagnóstico mais completo e minimiza a possibilidade de perfurar outro órgão, como a alça do intestino ou a bexiga. Então, temos três vantagens: menor chance de infecção por germe agressivo, ausência de sangramento retal e melhor conduta em casos de lesões que ficam na parte anterior da glândula”, explica o médico radiologista do Corpo Clínico do HMD Dr. Sílvio Cavazzola.

O novo equipamento realiza ainda a fusão em tempo real das imagens colhidas durante o exame com as obtidas através de uma ressonância magnética feita anteriormente. Esse cruzamento possibilita o mapeamento da área e a identificação precisa do local que deve ser removido, permitindo a marcação correta de lesões de difícil visualização. “Quando temos uma lesão de próstata de menos de 1cm, o uso da fusão de imagem é bastante indicado. Com ele, podemos fazer o diagnóstico de lesões de até 5mm. Trata-se de uma doença ainda bastante inicial, o que propicia um tratamento precoce, trazendo maior probabilidade de cura”, salienta o Dr. Sílvio.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Serviços afetados em decorrência do temporal

Em decorrência da forte chuva do final da tarde desta quarta-feira (26), que provocou transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente, no bairro Menino Deus, houve o alagamento dos acessos ao Hospital Mãe de Deus pela Rua Costa, afetando algumas áreas da Instituição. Confira os serviços afetados.

Hospital Mãe de Deus realiza primeira crioablação para tratamento de metástase óssea

Possibilitar a remoção destruição de tumores de maneira segura e sem cortes, trazendo uma recuperação mais rápida e com menos chances de complicações. Esse é o objetivo da crioablação (destruição por congelamento) guiada por tomografia. Após a utilização da técnica em casos de câncer renal, agora, a equipe do Hospital Mãe de Deus realizou o primeiro procedimento para tratamento de um tumor ósseo.