Nova tecnologia para desobstruir as artérias coronárias

As artérias coronárias são primordiais para o funcionamento adequado do nosso sistema cardiovascular e, por isso, qualquer bloqueio traz impactos significativos para o organismo, podendo trazer problemas graves, como o infarto do miocárdio. Para os casos em que ocorre a calcificação das placas de gordura que interrompem a passagem do sangue, o Hospital Mãe de Deus conta agora com um tratamento inovador: a litotripsia intracoronaria, com a tecnologia Shockwave ®.

A técnica funciona de forma similar à usada para o tratamento de pedras nos rins. Nela, utiliza-se um balão, inserido via cateter, para aplicar ondas sonoras capazes de quebrar placas calcificadas, que são compactações dentro das artérias coronárias, liberando o local para a colocação do stent e o reestabelecimento do fluxo sanguíneo.

É uma ótima opção para quem possui calcificações significativas, um problema que atinge entre 10% e 15% dos pacientes com obstruções. Para essas pessoas, o método rotineiramente utilizado, que consiste na colocação de uma balão dentro da coronária para a dilatação da placa e a aplicação do stent, um tubo expansível introduzido para restaurar o fluxo sanguíneo, nem sempre funciona, já que o balão não possui força suficiente para empurrar o material que apresenta maior rigidez.

“Para esses casos, o procedimento habitual se torna mais demorado e arriscado, podendo até romper a coronária. O novo dispositivo vai mudar bastante o panorama dessas angioplastias, trazendo mais segurança, uma recuperação mais rápida e efetiva e evitando até cirurgias de peito aberto”, explica o cardiologista intervencionista do Corpo Clínico do HMD, Dr. Alexandre Quadros.

A primeira cirurgia desse tipo realizada no HMD beneficiou um paciente que já tinha tentado a desobstrução outras duas vezes sem sucesso, demonstrando a importância dessa nova alternativa. “Esse caso ilustra bem o que essa técnica agrega, nos permitindo fazer procedimentos que antigamente conseguíamos somente com muito esforço, risco para o paciente e, às vezes, sem sucesso”, ressalta Dr. Quadros.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.