Médico do HMD realiza palestra no Inca sobre câncer de cólon


O médico gastroenterologista e líder da Endoscopia do Hospital Mãe de Deus (HMD), Dr. Ivan David Arciniegas, foi convidado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para palestrar, no dia 24/01, sobre o câncer de cólon e a importância da prevenção da doença com o uso de novas tecnologias. O tema está em alta devido à previsão feita pelo Instituto de 44 mil casos por ano de câncer de intestino, ou câncer colorretal. Destes 44 mil, 70% das ocorrências serão registradas nas regiões Sudeste e Sul. Além disto, há outro dado alarmante recentemente divulgado pelo Inca: as mortes precoces em brasileiros a partir de 30 anos devem crescer em 10% até 2030. 

Segundo Dr. Ivan, desde 2021 mais de 15 mil pacientes fizeram seus exames no HMD usando a nova tecnologia, o que beneficia a pessoa examinada quando pensamos na prevenção de câncer de cólon. “O Inca me convidou para falar sobre esse tipo de tecnologia pois nós, do HMD, fomos pioneiros no Brasil em usá-la. Conversamos, então, sobre a importância da implementação dela em hospitais públicos e projetos que possam aumentar a prevenção dessa doença”, pontua.

Nova tecnologia desde 2021 no Mãe de Deus                                     

Com o objetivo de proporcionar diagnósticos mais precisos aos seus pacientes, o HMD lançou em 2021 um novo serviço de Endoscopia com equipamentos endoscópicos de última geração, dotados da Inteligência Artificial “CAD EYE”, da empresa FUJIFILM. Os equipamentos contam com dois tipos diferentes de tecnologias de realce de imagem, designados LCI (Linked Color Imaging) e BLI (Blue Light Imaging), para suportar a detecção e caracterização de lesões através da combinação de diferentes tipos de luz aplicadas à Endoscopia. São estas tecnologias que irão aprimorar a caracterização de lesões do trato gastrointestinal e a detecção precoce de adenomas e câncer.

Além da imagem de alta qualidade, a máquina conta com um sistema de inteligência artificial capaz de detectar lesões que muitas vezes não são identificadas. Com estes aparelhos, é possível fazer um diagnóstico precoce de lesões, com alta qualidade de imagem e uma possibilidade de evolução mais ágil no tratamento.

Principais exames que o serviço oferece:

– Endoscopia digestiva alta diagnóstica e terapêutica

– Colonoscopia diagnóstica e terapêutica com auxílio de Inteligência Artificial

– Enteroscopia

– Cápsula endoscópica

– Ecoendoscopia

– CPRE – Colangiopancreatografia retrógada endoscópica

– Tratamento de obesidade com colocação de balão intragástrico e gastroplastia endoscópica

– Dissecção endoscópica da submucosa (ESD) de lesões do intestino

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias