Mais de 300 pessoas verificam a saúde do coração em ação promovida pela Rede de Farmácias São João e Hospital Mãe de Deus

pessoas embaixo de tenda branca fazendo exames de saúde
Atividade marcou o início de uma parceria em prol da população.

Você conhece ou pratica algum cuidado para evitar doenças do coração? Responsável pela circulação do sangue, além de levar nutrientes e oxigênio, ele é fundamental para a vida. Só que é muito comum os cuidados com o coração ficarem de lado. Por isso, a Rede de Farmácias São João e o Hospital Mãe de Deus promoveram juntos, no último dia 26, a ação Blitz do Coração, em alusão ao Setembro Vermelho.

A iniciativa atendeu mais de 300 pessoas, enquanto passeavam pela Orla do Gasômetro, na tarde ensolarada de domingo (26), em Porto Alegre/RS. Uma estrutura foi montada para informar sobre as diferentes doenças cardíacas.

“Cuidar das pessoas em toda sua trajetória de vida faz parte do nosso propósito. Sabemos o quanto a prevenção e a descoberta precoce das doenças são importantes. Por isso, não medimos esforços para parcerias como essa. Para prevenir é preciso informar”, afirma Pedro Henrique Brair, presidente da Rede de Farmácias São João. Farmacêuticos da São João, médicos do corpo clínico do Hospital Mãe de Deus e estudantes de Medicina estavam no local para orientar a população.

“Com essa parceria, Hospital Mãe de Deus e Farmácias São João, o benefício é para a saúde da população. Estamos trabalhando e construindo uma relação para que o nosso conhecimento se torne cada vez mais plural, mais próximo das pessoas. Atendemos pessoas com carência de acesso, dificuldades financeiras e aquelas que querem estar perto de quem possa explicar melhor e conscientizar sobre a prevenção”, explica Thiago Baisch, diretor de relações institucionais da AESC, mantenedora do Hospital Mãe de Deus.

Entre as atividades, foram realizadas aferição de pressão arterial, testes de perfil lipídico (dosagem de colesterol e triglicerídeos) e de glicemia, análise corporal em balança de bioimpedância e cálculo do escore de risco cardiovascular. Tudo gratuito.

“Esta ação marca o início de muitos eventos, já que entendemos que podemos avançar para várias outras especialidades. Com essa parceria que estamos iniciando, entre Farmácias São João e Hospital Mãe de Deus, podemos fazer juntos um grande trabalho de promoção e prevenção à saúde”, esclarece Walmir Batista, diretor executivo corporativo da AESC, mantenedora do Hospital Mãe de Deus.
A ação também teve o apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado e da prefeitura de Porto Alegre. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, esteve presente na ação e aproveitou para realizar os exames oferecidos.

“Estamos muito orgulhosos desta parceria, isso demonstra o potencial que existe nessa relação médico, hospital, farmácia e população. E a Rede São João está preparada para cuidar das pessoas, atender a saúde das pessoas, sobretudo na atenção primária. Um cuidado que não é apenas na doença”, ressalta André Menegazzo, gerente de Planejamento Estratégico da Rede de Farmácias São João.

Setembro Vermelho

O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares porque no dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. No Brasil e no mundo, diversas organizações realizam ações para lembrar a data.
O alerta é para os cerca de 17 milhões de pessoas que morrem em decorrência de infarto e AVC em todo o mundo, a cada ano.

Cuidados com o coração nas Farmácias São João

Alguns cuidados com o coração são oferecidos permanentemente nas Farmácias São João. Os farmacêuticos são treinados para aplicar um protocolo clínico para avaliar se o paciente tem chance de desenvolver algum problema cardiovascular nos próximos 10 anos, como por exemplo o infarto e o AVC.

“Para chegar a estes dados são aplicados testes de colesterol, triglicerídeos, LDL e HDL. Ainda fazemos o exame de TSH para avaliar a função da tireoide e a análise corporal por bioimpedância, através de uma balança especial que faz uma avaliação da composição corporal, como: quantidade de líquido, músculo e gordura em cada parte do corpo”, explica Roberto Canquerini, gestor de Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João.

A Rede de Farmácias São João conta com mais de 670 consultórios farmacêuticos, em mais de 850 filiais no RS, SC e PR. Em 120 farmácias já são oferecidos dois ou mais consultórios para o melhor conforto dos serviços prestados.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Doulas e Parto Humanizado: Perguntas e Respostas

O que você entende por parto humanizado? Já ouviu falar? O parto humanizado prioriza a fisiologia do corpo da mulher e o desejo de vivenciar com autonomia o nascimento do bebê, utilizando recursos apenas quando solicitado pela mulher ou por necessidade, com base científica.

nucleo-integrado-mama

Hospital Mãe de Deus apresenta seu Núcleo Integrado de Mama

No mês de prevenção ao câncer de mama, o Hospital Mãe de Deus, por meio do Centro Integrado de Oncologia, consolida seu Núcleo Integrado de Mama. Após muitos anos atendendo pacientes nesta especialidade, a instituição marca um reposicionamento do serviço.