HOSPITAL MÃE DE DEUS SE PREPARA PARA POSSÍVEL CHEGADA DA EPIDEMIA DO CORONAVÍRUS

Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, em um paciente de São Paulo que veio de viagem da Itália, a equipe do Hospital Mãe de Deus reforça o preparo da instituição para atuar em epidemias. Existe um fluxo específico dos casos suspeitos de coronavírus, assim como profissionais treinados e estrutura física adequada para este atendimento. Pessoas que tiverem quadro de febre, acompanhada por tosse seca e dificuldade para respirar e, principalmente, tiverem retornado de viagem de algum país que está na lista de alerta da OMS nos últimos 14 dias, devem procurar a Emergência do Hospital. Ao atenderem aos critérios, serão encaminhados para a realização do teste de amostragem Nasofaríngeas para o laboratório Central do Estado, podendo ser feito também no próprio Hospital, em parceria com os Laboratórios Weinmann.

Antes da Organização Mundial de Saúde (OMS) lançar o alerta de epidemia, o Hospital já estava com os fluxos de atendimentos prontos. “Fazemos o acompanhamento diário de casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, portanto conseguimos identificar o aumento dos casos. Criamos um fluxo de atendimento, com uma área de isolamento, para pacientes suspeitos. A partir do fluxo, conseguimos fazer a detecção rápida de um possível caso e reduzimos o risco de transmissibilidade”, destaca o enfermeiro da área de Qualidade e Segurança, Diego Stumpfs. A   equipe   assistencial   está seguindo   todos   os   protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pela OMS e Centersfor Disease Control and Prevention (CDC-EUA).

Até agora, não existe vacina ou tratamento específico para este vírus. “Existem algumas suposições e tentativas de tratamento com antivirais, mas nada comprovado. Ainda está em estudo se as pessoas respondem ao tratamento ou não”, explica infectologista do Hospital Mãe de Deus (HMD), Dra. Vanessa Schultz, médica responsável pelo Controle de Infeção do HMD.

Confira o vídeo abaixo que explica a epidemia: 

 

 

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Tratamento cardíaco pós internação

Para que nossos pacientes cardíacos que recebem alta possam sair tranquilos, o Hospital Mãe de Deus criou o Serviço Integrado de Transição (SIT). No momento do check-out hospitalar, uma consulta já é agendada para 48 horas após a saída.

Conheça o Centro de Medicina Intervencionista do Hospital Mãe de Deus

Unindo equipamentos de imagem de última geração com a expertise de uma equipe altamente capacitada, com o objetivo de oferecer tratamentos com alta precisão, tempo de recuperação mais curto e baixo risco de complicações para os pacientes, o Hospital Mãe de Deus conta com um Centro de Medicina Intervencionista.

Checkup no podcast “Hora da Consulta”

A pandemia do coronavírus fez com que as pessoas redobrassem os cuidados com as mais variadas doenças. Mas, afinal, qual seria a melhor forma de prevenção? Com que frequência eu devo realizar exames? É sempre adequado estar com o checkup em dia?

O que é o refluxo e quais são os seus sintomas?

Refluxo é um quadro caracterizado pelo retorno do conteúdo do estômago em direção à boca, causando sintomas como sensação de queimação, gosto amargo na boca, vômitos e dificuldade para engolir alimentos. Se não for tratado corretamente, pode provocar uma intensa inflamação na parede do esôfago, podendo evoluir para quadros mais graves.