Hospital Mãe de Deus passa a adotar procedimento inovador para tratamento da próstata

Enucleação da próstata com o Holmium Laser foi realizada pela primeira vez no HMD no dia 8 de outubro.

O crescimento benigno da próstata (hiperplasia), que causa a obstrução do fluxo urinário, é a doença mais comum entre os homens depois dos 40 anos. Algumas vezes, esse aumento pode ser maior do que o suportado pelas tecnologias mais tradicionais, mas agora o Hospital Mãe de Deus passou a realizar a enucleação da próstata com o Holmium Laser, técnica inovadora aplicada pela primeira vez em um paciente da instituição no dia 8 de outubro.

Conduzida pelo PhD e urologista do Corpo Clínico do HMD Dr. Karlo Biolo, a cirurgia usa um laser de alta potência inserido através da uretra para “recortar a próstata” (enuclear) e jogá-la dentro da bexiga. Em seguida, utiliza-se um aparelho chamado de morcelador piranha para triturar a próstata e sugá-la, removendo-a de dentro do organismo sem realizar nenhum corte.

“Nós já fomos os primeiros no Estado a utilizar o laser verde e agora somos um dos centros pioneiros no uso do laser Holmium. O Green Light já é muito seguro e pode ser usado inclusive em pacientes anticoagulados, mas não permite atuar em casos maiores, vantagem principal do Holmium. Além disso, temos o equipamento mais avançado para extração da próstata, o morcelador piranha, da empresa Wolf, trazendo menor risco de lesão para a bexiga”, explica dr. Biolo.

As principais vantagens dessa técnica incluem a recuperação mais rápida, com menor chance de sangramento e necessidade de sonda e menor tempo de internação. Normalmente, o paciente tem alta em menos de 24 horas, em vez dos usuais quatro a cinco dias da técnica convencional, oferecendo menor chance de complicações imediatas e tardias.

Esse tipo de tecnologia também pode ser utilizado para tumores nos rins e pedras na bexiga ou nos rins. É voltada para pacientes particulares e parcialmente coberta por convênios.

A iniciativa contou com a participação de dois especialistas na área, Rodrigo Loureiro e Pedro Gabrich, do Rio de Janeiro. Ambos são capacitados internacionalmente na técnica e auxiliaram nos primeiros casos realizados no HMD.

LASER HOLMIUM

Indicações

  • Hiperplasia Prostática Benigna
  • Tumores na bexiga
  • Pedras nos rins ou na bexiga

Principais benefícios

  • Menor chance de sangramento e de uso de sonda
  • Menor tempo de internação
  • Recuperação mais rápida
Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Saiba mais sobre a cefaleia e como tratá-la

Muito provavelmente, em algum momento da sua vida, você já tenha tido cefaleia. Esse é termo médico para dor de cabeça. Para entender melhor sobre os tipos, sintomas e tratamento para esse problema, nesse Dia Nacional da Cefaleia (19.05), conversamos com a neurologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dra. Alessandra Castro Martins, sobre o tema.

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.