HOSPITAL MÃE DE DEUS OFERECE SERVIÇO DE NEURO-ONCOLOGIA ESPECIALIZADO

Para garantir um tratamento mais completo e de forma mais eficiente a pacientes oncológicos com tumores primários ou secundários no sistema nervoso central, o Hospital Mãe de Deus consolidou um grupo multiprofissional, o Núcleo de Neuro-Oncologia. Ele conta com oncologistas, neurocirurgiões, neurologistas e rádio-oncologistas entre outros profissionais envolvidos no atendimento destes pacientes.

Após avaliação clínica, os casos são encaminhados para o Tumor Board, reunião semanal que conta com a presença de profissionais de diversas áreas onde são tomadas decisões clínicas e definições de possíveis tratamentos.

A iniciativa conta também com a Clínica Integrada, conceito no qual o paciente consulta no mesmo dia com todos profissionais necessários, acelerando o processo de tomada de decisões. “Quando o oncologista e o cirurgião recebem um paciente no consultório que acreditam que vai se beneficiar de um atendimento multidisciplinar, ele apresenta este caso no Tumor Board e agenda um dia específico para a Clínica Integrada. Com isso, podemos garantir um tratamento mais completo”, explica o neurocirurgião dr. Luiz Felipe de Alencastro.

O Núcleo de Neuro-Oncologia conta com técnicas neurocirúrgicas e tecnologia de ponta como neuronavegador, aspirador ultrassônico, microscópio de última geração, ressonância magnética funcional, espectroscopia, perfusão cerebral, monitorização neurofisiológica intraoperatória e cirurgia com paciente desperto, opções importantes para o adequado tratamento dos pacientes com tumores cerebrais.

Ainda sobre tecnologia, a radioterapia do Hospital Mãe de Deus utiliza protocolos avançados de técnicas e doses de irradiação, como uso em todos os casos de intensidade modulada do feixe e guiada por imagem (IMRT e IGRT), bem como o hipofracionamento tanto quanto possível. Outro diferencial é a agilidade com que os pacientes são encaminhados para radioterapia quando necessário: em até quatro dias úteis, o paciente já pode iniciar seu tratamento.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).