Hospital Mãe De Deus inicia ação com foco em unificar as certificações em suas unidades

Fachada do Hospital Mãe de deus, unidade Av. José de Alencar.

Referência em processos de qualidade e segurança por meio de suas práticas assistenciais, o Hospital Mãe de Deus (HMD) inicia, neste ano, um processo de unificação das certificações em suas unidades, que contribuem para o fomento de melhorias em processos de gestão e qualidade em instituições de saúde. Como foco deste trabalho, foi traçada a busca pela certificação da Joint Commission International (JCI) na Unidade Carlos Gomes (UCG), visto que, em 2019, as demais unidades receberam sua terceira certificação seguida pela mesma instituição (2012 e 2015).

Esta iniciativa atende o Planejamento Estratégico 2020-2025, que já está sendo colocado em prática. Nele, uma das ações é a unificação da gestão nas diferentes unidades do HMD: unidade José de Alencar, Centro Integrado de Oncologia (incluindo a Unidade de Radioterapia) e a Unidade Carlos Gomes. A partir deste olhar integral, a mudança promove uma unicidade dos protocolos assistenciais e de qualidade, respeitando as características de serviços oferecidas em cada um dos locais.

Atualmente, a Unidade Carlos Gomes possui certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquistada no ano passado. As demais unidades do HMD já são classificadas como Nível 3 – Excelência pela ONA, desde 2010. Visto que há dez anos o Hospital sustenta este reconhecimento de excelência, tendo tido um alto nível de aprendizado desde sua primeira certificação pela instituição nacional, ocorrida em 2002, a gestão do HMD compreendeu que chegou o momento de focar seus esforços em novos desafios de qualidade assistencial. O primeiro movimento é a busca da certificação da JCI pela UCG. Para o diretor médico Dr. Fernando Starosta de Waldemar, “temos a convicção de que este resultado será alcançado devido à qualidade que nossos profissionais já entregam nas diferentes unidades, grande parte resultado do aprendizado obtido durante os processos de certificações nacional e internacional que a estrutura hospitalar já possui Apesar de ainda não termos na UCG, as práticas assistenciais já estão implantadas”.

Com a decisão, o HMD passa a sustentar os selos da JCI (focando na manutenção do Nível 3 e iniciando a acreditação da UCG), do Planetree (conquistado em 2017, tendo sido o 2º hospital da América Latina e o 1º  do sul do Brasil a ser reconhecido com base nos princípios de atendimento centralizado no paciente) e o Selo de Ouro de Acreditação Faculdade Americana de Radiologia (conquistado em 2019, pelo Serviço de Tomografia por Emissão de Potrositrons – PET-CT).

TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Restrição de visitas Hospital Mãe de Deus

Tendo em vista a Pandemia de COVID-19 e frente às recomendações de restrição à circulação social para reduzir a curva de transmissão, o Hospital Mãe de Deus vem por meio desse comunicado restringir as visitas em todas as áreas da Instituição.

Cirurgia inovadora para doença hemorroidária 

Na última semana, a proctologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dra. Marlise Mello Cerato Michaelsen, recebeu o cirurgião do Hospital Nove de Julho, de São Paulo, Dr. Mateus Rotta, para realizar este procedimento inovador e inédito no estado do Rio Grande do Sul: o tratamento cirúrgico da doença hemorroidária com Endopex.