HOSPITAL MÃE DE DEUS INCORPORA EXAME MINIMAMENTE INVASIVO NA INVESTIGAÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo. Na batalha contra a doença, estão disponíveis tratamentos como cirurgia, radiocirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. O tratamento depende do estado de saúde de cada paciente e do grau de progressão da doença,  chamado tecnicamente de estadiamento. Por isso, uma avaliação inicial minuciosa do paciente é fundamental.

Durante o estadiamento do câncer de pulmão uma das avaliações mais importantes é a dos linfododos – . Ela pode ser feita inicialmente por exames de imagem (tomografia de tórax e PET-CT). Conforme o resultado desses exames, uma biópsia pode se fazer necessária. A mediastinoscopia é o método mais utilizado para realização desta biópsia. Embora seja um procedimento cirúrgico de pequeno porte, envolve uma incisão cervical e, consequentemente, riscos cirúrgicos, mesmo que pequenos.

O ultrassom endobrônquico, ou mais conhecido por EBUS (abreviação de Endobronchial Ultrasound), surgiu como uma alternativa menos invasiva à mediastinoscopia. O EBUS dispensa a incisão cervical e consegue acessar um número maior de linfonodos, com um baixo índice de complicações. “Trata-se de uma endoscopia respiratória na qual o aparelho utilizado apresenta na sua ponta um probe de ultrassonografia. O ultrassom orienta a localização dos linfonodos a serem abordados. A biópsia é realizada através de uma punção utilizando uma agulha fina”, explica o cirurgião torácico Dr. Frederico Krieger Martins.

Converse com seu médico, ele é o melhor profissional para orientá-lo sobre seu tratamento e indicação desse exame. Caso necessite, entre em contato com o fone (51) 3230.2507 e daremos mais informações sobre agendamento.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Tratamento cardíaco pós internação

Para que nossos pacientes cardíacos que recebem alta possam sair tranquilos, o Hospital Mãe de Deus criou o Serviço Integrado de Transição (SIT). No momento do check-out hospitalar, uma consulta já é agendada para 48 horas após a saída.

Conheça o Centro de Medicina Intervencionista do Hospital Mãe de Deus

Unindo equipamentos de imagem de última geração com a expertise de uma equipe altamente capacitada, com o objetivo de oferecer tratamentos com alta precisão, tempo de recuperação mais curto e baixo risco de complicações para os pacientes, o Hospital Mãe de Deus conta com um Centro de Medicina Intervencionista.

Checkup no podcast “Hora da Consulta”

A pandemia do coronavírus fez com que as pessoas redobrassem os cuidados com as mais variadas doenças. Mas, afinal, qual seria a melhor forma de prevenção? Com que frequência eu devo realizar exames? É sempre adequado estar com o checkup em dia?

O que é o refluxo e quais são os seus sintomas?

Refluxo é um quadro caracterizado pelo retorno do conteúdo do estômago em direção à boca, causando sintomas como sensação de queimação, gosto amargo na boca, vômitos e dificuldade para engolir alimentos. Se não for tratado corretamente, pode provocar uma intensa inflamação na parede do esôfago, podendo evoluir para quadros mais graves.