Hospital Mãe de Deus está promovendo pesquisa sobre cultura de segurança


Com o objetivo de colher a opinião dos funcionários sobre segurança do paciente, erros associados ao cuidado de saúde e notificação desses problemas, o Hospital Mãe de Deus iniciará no próximo dia 21/11 a aplicação de sua Pesquisa de Cultura de Segurança. Realizada bienalmente desde 2008, esta será a sexta edição da consulta, que funciona de forma anônima, sigilosa e voluntária. Segundo a gerente do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco do Hospital (SEGER), enfermeira Laura Berquó, a taxa média de participação é de 33%.

O Hospital Mãe de Deus tornou-se referência neste tema porque foi um dos primeiros no país a traduzir e aplicar a pesquisa sobre cultura de segurança da AHRQ (Agência para Pesquisa e Qualidade na Saúde dos EUA). “Em 2008, fizemos a tradução e aplicamos o questionário, anos antes que a FIOCRUZ o fizesse oficialmente para o Ministério da Saúde”.

Laura afirma que ainda é raro o uso sistemático da ferramenta como ocorre no Hospital. “O instrumento da AHRQ é usado em trabalhos acadêmicos de conclusão de cursos e dissertações como pesquisas isoladas e, em geral, não há um acompanhamento do desempenho institucional em relação a este tema”, complementa. A pesquisa tem duração média de 20 minutos e é realizada através da intranet. Cada funcionário recebe uma senha para este acesso. Após o encerramento de participação, demora em média um mês para tabulação e divulgação dos resultados em fóruns e reuniões e, posteriormente, adoção das ações necessárias para melhorias.

Entre as melhorias já adotadas a partir da pesquisa, a enfermeira Laura destaca a atenção dada no hospital ao trabalho em equipe e a criação de times focados em processos assistenciais específicos, como os de Prevenção de QuedaLesões por Pressão e Acessos Vasculares.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Tratamento cardíaco pós internação

Para que nossos pacientes cardíacos que recebem alta possam sair tranquilos, o Hospital Mãe de Deus criou o Serviço Integrado de Transição (SIT). No momento do check-out hospitalar, uma consulta já é agendada para 48 horas após a saída.

Conheça o Centro de Medicina Intervencionista do Hospital Mãe de Deus

Unindo equipamentos de imagem de última geração com a expertise de uma equipe altamente capacitada, com o objetivo de oferecer tratamentos com alta precisão, tempo de recuperação mais curto e baixo risco de complicações para os pacientes, o Hospital Mãe de Deus conta com um Centro de Medicina Intervencionista.

Checkup no podcast “Hora da Consulta”

A pandemia do coronavírus fez com que as pessoas redobrassem os cuidados com as mais variadas doenças. Mas, afinal, qual seria a melhor forma de prevenção? Com que frequência eu devo realizar exames? É sempre adequado estar com o checkup em dia?

O que é o refluxo e quais são os seus sintomas?

Refluxo é um quadro caracterizado pelo retorno do conteúdo do estômago em direção à boca, causando sintomas como sensação de queimação, gosto amargo na boca, vômitos e dificuldade para engolir alimentos. Se não for tratado corretamente, pode provocar uma intensa inflamação na parede do esôfago, podendo evoluir para quadros mais graves.