Hospital Mãe de Deus está promovendo pesquisa sobre cultura de segurança


Com o objetivo de colher a opinião dos funcionários sobre segurança do paciente, erros associados ao cuidado de saúde e notificação desses problemas, o Hospital Mãe de Deus iniciará no próximo dia 21/11 a aplicação de sua Pesquisa de Cultura de Segurança. Realizada bienalmente desde 2008, esta será a sexta edição da consulta, que funciona de forma anônima, sigilosa e voluntária. Segundo a gerente do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco do Hospital (SEGER), enfermeira Laura Berquó, a taxa média de participação é de 33%.

O Hospital Mãe de Deus tornou-se referência neste tema porque foi um dos primeiros no país a traduzir e aplicar a pesquisa sobre cultura de segurança da AHRQ (Agência para Pesquisa e Qualidade na Saúde dos EUA). “Em 2008, fizemos a tradução e aplicamos o questionário, anos antes que a FIOCRUZ o fizesse oficialmente para o Ministério da Saúde”.

Laura afirma que ainda é raro o uso sistemático da ferramenta como ocorre no Hospital. “O instrumento da AHRQ é usado em trabalhos acadêmicos de conclusão de cursos e dissertações como pesquisas isoladas e, em geral, não há um acompanhamento do desempenho institucional em relação a este tema”, complementa. A pesquisa tem duração média de 20 minutos e é realizada através da intranet. Cada funcionário recebe uma senha para este acesso. Após o encerramento de participação, demora em média um mês para tabulação e divulgação dos resultados em fóruns e reuniões e, posteriormente, adoção das ações necessárias para melhorias.

Entre as melhorias já adotadas a partir da pesquisa, a enfermeira Laura destaca a atenção dada no hospital ao trabalho em equipe e a criação de times focados em processos assistenciais específicos, como os de Prevenção de QuedaLesões por Pressão e Acessos Vasculares.

TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Hospital Mãe de Deus restringe atendimento na Emergência e no Espaço Azul

O Hospital Mãe de Deus (HMD), a partir das 15h desta quarta-feira (25/11), passa a restringir o atendimento na Emergência e no Espaço Azul (exclusivo para pacientes com sintomas gripais). A iniciativa é necessária para que se mantenha a qualidade e segurança a todos os pacientes, devido o aumento do número de internados, independente da causa.

Cirurgia inovadora para doença hemorroidária 

Na última semana, a proctologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dra. Marlise Mello Cerato Michaelsen, recebeu o cirurgião do Hospital Nove de Julho, de São Paulo, Dr. Mateus Rotta, para realizar este procedimento inovador e inédito no estado do Rio Grande do Sul: o tratamento cirúrgico da doença hemorroidária com Endopex.