Hospital Mãe de Deus avança na cirurgia de artroplastia no tornozelo

O advento de novos materiais e novas tecnologias possibilita o melhor tratamento e cuidado com o paciente. E foi a partir de um novo equipamento que mais uma vez a equipe de Traumatologia do HMD pôde realizar a artroplastia no tornozelo. Trata-se de uma intervenção que faz a substituição da articulação do tornozelo por uma prótese. Esta foi a segunda vez que a cirurgia foi feita aqui no Mãe.

As próteses de substituição articular são mais comuns em articulações como o quadril e o joelho. No tornozelo, conforme explica o traumatologista e ortopedista do HMD, Dr. João Heck, as próteses disponíveis anteriormente não geravam resultados animadores, além da área ser mais complexa pelo envolvimento de três ossos (tíbia, tálus e fíbula).
Porém, com o advento de novos materiais, as chamadas próteses de terceira geração mostram resultados melhores e passaram a ser largamente utilizadas na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, em 2020 essa técnica passou a ser mais usada em São Paulo e Belo Horizonte e, a partir de 2022, no Rio Grande do Sul também.

Neste segundo procedimento realizado no Hospital, a patologia do paciente causava dor e rigidez da articulação, além de dificuldade para caminhar. A prótese foi indicada, neste caso, para manter a mobilidade articular e o procedimento foi liderado pelo Dr. João Heck, em parceria com o Dr. Daniel Baunfeld, com grande experiência nesta cirurgia, e os Drs. João Francisco Corrêa e Sandro Pasqualin, ambos do quadro do HMD.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias